Capa do livro: INTERCESSÕES ENTRE PAPEL, ATRIBUIÇÃO, MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS TUTORES PRESENCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

INTERCESSÕES ENTRE PAPEL, ATRIBUIÇÃO, MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS TUTORES PRESENCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Autores: Rita Márcia Andrade Vaz de Mello - Leililene Antunes Soares

Intercessões entre papel, atribuição, mediação e prática pedagógica dos tutores presenciais na formação continuada de professores a distância, aponta algumas definições e conceitos que abrangem o termo educação a distância (EaD) e o seu caráter polissêmico. Apresentamos uma reflexão sobre o significado do tutor e as mudanças advindas do uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs) que passam a demandar novos papéis e atribuições para esses profissionais. Destacamos o vasto o campo de estudos e publicações sobre a formação de professores na educação a distância, mas tivemos dificuldades de encontrar pesquisas que abordam a prática pedagógica do tutor presencial, despertando-nos o interesse por elaborar um breve estado do conhecimento sobre esse assunto. A ênfase dada a tutoria no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica na UFV/Programa Nacional Escola de Gestores aponta que com o desenvolvimento da EaD, configuraram-se novos papéis e atribuições dos profissionais diretamente envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem nessa modalidade. Buscamos identificar as mediações pedagógicas efetivadas pelos tutores no processo de promover a aprendizagem d@s cursistas na perspectiva da construção de conhecimentos na formação continuada de coordenadores pedagógicos na modalidade a distância. Em diálogo com a literatura pertinente a temática, tomamos a visão dos tutores e cursistas, sujeitos partícipes do referido Curso. Assim, oferecemos nossas reflexões, buscando apresentar contribuições para o campo da educação a distância, destinando-se não só aos pesquisadores e professores, mas a todos que se preocupam com a melhoria da prática pedagógica.

Impresso
de R$ 41,53 por
R$ 36,16
Digital
de R$ 41,53 por
R$ 29,07

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-845-2
DOI: 10.24824/978858042845.2
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

INTERCESSÕES ENTRE PAPEL, ATRIBUIÇÃO, MEDIAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS TUTORES PRESENCIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A DISTÂNCIA

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello – possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais/Université Paris V, Sorbonne (2013). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Viçosa, atuando na graduação, no Programa de Mestrado em Educação e em Programas de Mestrado e Doutorado de diversos cursos da UFV. É coordenadora geral dos Cursos de Lato Sensu oferecidos pela Universidade Federal de Viçosa em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/MEC. Atua na linha de pesquisa “Formação de professores e práticas educativas” com ênfase nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e políticas educacionais.


Leililene Antunes Soares – possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc) e da Faculdade Vértice (Univértix), atuando também nos Programas de Pós-graduação Lato Sensu desta Instituição. Atua como tutora do Curso de Lato Sensu oferecido pela Universidade Federal de Viçosa em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/MEC. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores e práticas educativas com ênfase na educação a distância.