Autores: Rita Márcia Andrade Vaz de Mello - Leililene Antunes Soares
Intercessões entre papel, atribuição, mediação e prática pedagógica dos tutores presenciais na formação continuada de professores a distância, aponta algumas definições e conceitos que abrangem o termo educação a distância (EaD) e o seu caráter polissêmico. Apresentamos uma reflexão sobre o significado do tutor e as mudanças advindas do uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs) que passam a demandar novos papéis e atribuições para esses profissionais. Destacamos o vasto o campo de estudos e publicações sobre a formação de professores na educação a distância, mas tivemos dificuldades de encontrar pesquisas que abordam a prática pedagógica do tutor presencial, despertando-nos o interesse por elaborar um breve estado do conhecimento sobre esse assunto. A ênfase dada a tutoria no Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-845-2
DOI: 10.24824/978858042845.2
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello – possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais/Université Paris V, Sorbonne (2013). Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Viçosa, atuando na graduação, no Programa de Mestrado em Educação e em Programas de Mestrado e Doutorado de diversos cursos da UFV. É coordenadora geral dos Cursos de Lato Sensu oferecidos pela Universidade Federal de Viçosa em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/MEC. Atua na linha de pesquisa “Formação de professores e práticas educativas” com ênfase nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e políticas educacionais.
Leililene Antunes Soares – possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), da Faculdade Governador Ozanam Coelho (Fagoc) e da Faculdade Vértice (Univértix), atuando também nos Programas de Pós-graduação Lato Sensu desta Instituição. Atua como tutora do Curso de Lato Sensu oferecido pela Universidade Federal de Viçosa em convênio com o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica/MEC. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores e práticas educativas com ênfase na educação a distância.