Autores: Eliana Campos Pojo - Joyce Otânia Seixas Ribeiro - Rosângela do Socorro Nogueira de Souza
O cenário certamente mudou e as respostas aos problemas e desafios locais/regionais neste início de século XXI, ainda são tímidas. Nesse sentido, uma das prioridades para o futuro imediato, em relação à universidade pública no Baixo Tocantins, é construir uma identidade local/regional para que não fiquemos em descompasso em relação às ações de intervenção local, evitando, como bem destaca Boaventura Santos (2008), ser alvo fácil de crítica social devido à inalteração da relação entre conhecimento e sociedade, um conhecimento predominantemente disciplinar e hierarquizado, marcado por uma lógica na qual “[...] são os investigadores que definem sua relevância e estabelecem metodologias e ritmos de pesquisa” (SANTOS, 2008, p. 40). Segundo o autor, é preciso colocar em causa a relação conflituosa entre conhecimento e sociedade, questionar a natureza e os fins da universidade pública, e visualizar outra modalidade de conhecimento, um conhecimento pluriversitário “[...] que é contextual na medida em que o princípio organizador da sua produção é a aplicação que lhe pode ser dada” (Ibid., p. 41). Um conhecimento transdisciplinar modelado no diálogo com outros saberes, fazendo-o internamente mais heterogêneo, aberto e menos hierárquico. Nesta empreitada de legitimação do local/regional é preciso conhecer o lugar, e mais, construir raízes orientadas por um futuro contingente, ancoradas em aspirações democráticas de justiça social e de globalização do saber universitário. Esse cenário novo, múltiplo e promissor, é o motivador para a organização desta coletânea por acreditamos estar nesta trilha. A coletânea ora apresentada desenha o cenário acadêmico em que nos encontramos por meio da produção dos pesquisadores e pesquisadoras do Campus Universitário de Abaetetuba, que movimentam grupos de pesquisa vinculados às Faculdades de Ciências da Linguagem e de Educação e Ciências Sociais, e, ainda busca dar visibilidade as interlocuções com outras universidades do país e do exterior; está organizada em duas partes: a primeira, intitulada de As investigações no campo da Linguagem e da Literatura e a segunda sob o título de As investigações no campo Educacional.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-737-0
DOI: 10.24824/978858042737.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Afonso Welinton Souza Nascimento
Possui graduação
Anderson Ferrari
Professor adjunto da Faculdade de Educação da UFJF. Doutor em Educação pela Unicamp e Pós-doutor em Educação e Cultura Visual pela Universidade de Barcelona/Espanha. Professor do PPGE/UFJF com pesquisas no campo dos processos de subjetivação, Educação, Gênero e Sexualidades.
Andréa Cozzi
Contadora de histórias; Professora graduada em Pedagogia/UNAMA; Especialista
Adriana Maria Cruz dos Santos
Adriana Cruz é atriz, integrante do grupo In Bust - Teatro com Bonecos, grupo que realiza o programa CATALENDAS na TV Cultura do Pará veiculado em várias cidades do país. É roteirista, manipuladora no programa, e dirige os espetáculos do grupo. Hoje, além das atividades acima também realiza o repasse de conhecimentos na área de teatro para alunos de oficinas na Fundação Curro Velho e outras instituições na cidade de Belém/Pa. Autora da Coleção Viagens de Zé Mururé, projeto de dez volumes editados pela Editora Estudos Amazônicos dos quais já estão lançados A Boiuna e a Moça e No Olho do Mapiguari. Concluinte do curso Letras/Língua Portuguesa/UFPA e bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPQ com o trabalho Batismo de Sangue, Ponto de Partida e Que bom te ver viva: performence e espetacularização da violência nas narrativas da memória traumática.
Carlos Augusto Nascimento Sarmento-Pantoja
Doutorando em Teoria e História da Literatura pela UNICAMP, Pós-Graduado Stricto Senso, pelo Mestrado em Letras - Estudos Literários da Universidade Federal do Pará (2006). Atualmente é professor Assistente II da FACL/Campus de Abaetetuba/ UFPA. Coordena o grupo de Pesquisa Estéticas, Performances e Hibridismos (ESPERHI) e o projeto de Pesquisa Performance e Espetacularização da violência nas narrativas da Memória Traumática Pós-64. Tem experiência com diversas modalidades de Arte, com ênfase em Dramaturgia e Literatura, atuando principalmente nas seguintes áreas: teoria literária, literatura brasileira, literatura portuguesa, teatro, cinema, procedimentos metodológicos em língua e literatura, teoria da recepção, cultura, semiótica literária, articulações da literatura com outras artes e performance. Pesquisador de Teatro e suas implicações na Contemporaneidade nos textos de Qorpo-Santo; Teatro Contemporâneo com João de Jesus Paes Loureiro e Edyr Augusto; Teatro de Resistência; Teatro de Expressão Amazônica; Trauma; Testemunho; Narrativa de Resistência; Performance; Espetacularização.
Carlos Henrique Lopes de Almeida
Graduado
Edinéia Ribeiro
Pedagoga, com especialização
Eliana Campos Pojo
Graduada em Pedagogia, Especialista em Currículo e Avaliação e mestra em Educação com estudos sobre populações ribeirinhas da Amazônia. Docente da Faculdade de Educação e Ciências Sociais do Campus Universitário de Abaetetuba pela Universidade Federal do Pará/UFPA. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão Sociedade, Estado e Educação: ênfase nos governos municipais e educação do campo GEPESEED. Na área de Educação, privilegia as seguintes temáticas: educação rural, política e legislação educacional, currículo e formação de professores.
Elza Baía
Graduada em Pedagogia - UFPA - Campus de Abaetetuba/2011, discente do Curso de Especialização em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Campo da Amazônia Paraense - UFPA/2012, Pesquisadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão: Sociedade, Estado e Educação - GEPESEED/UFPA/Abaetetuba.
Flávia Cristina Silveira Lemos
Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia/UNESP. Mestra em Psicologia e Sociedade e doutora
Ivany Pinto Nascimento
Bolsa Produtividade 2. Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade da Amazônia, graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade da Amazônia, graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará; mestrado e doutorado em Psicologia da Educação/PUC/SP. Pós-Doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é consultoria ad hoc da CAPES e do INEP, e Professora associado I do PPGED/ICED/UFPA. Pesquisador associado da Fundação Carlos Chagas. Membro da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente. Coordena grupo de estudos e pesquisas sobre temas: juventude, Educação, identidade, Subjetividade, Representações Sociais, ensino-aprendizagem e projeto de vida. Consultora das revistas: Psicologia e Sociedade, Meckenzie, Colombiana sobre a Juventude.
Jocilene Silva
Graduada em Pedagogia – UFPA – Campus de Abaetetuba/2011, discente do Curso de Especialização em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade no Campo da Amazônia Paraense - UFPA/2012, Pesquisadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão: Sociedade, Estado e Educação - GEPESEED/UFPA/Abaetetuba.
Josenilda Maués
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Educação: Currículo, e doutorado em Educação: Currículo pela PUC/SP. Atualmente é Professora Associada II do PPGED/ICED/UFPA, na Linha de Pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História do Mestrado e Doutorado. É Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores, PARFOR/UFPA, membro do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica na UFPA, membro do Conselho Científico da Revista eletrônica Artifícios/UFPA, membro de corpo editorial da Revista Margens/UFPA, membro de corpo editorial da Ambiente & Educação/FURG. Líder do Grupo de Pesquisa Diferença e Educação – DIFERE, que investe na realização de estudos voltados para a constituição de sínteses disjuntivas apoiadas nas virtualidades e multiplicidades de abordagens filosóficas de inspiração pós-estruturalista. Investe no aprofundamento do pensamento nômade da diferença como potência criadora para a composição do pensamento da diferença no âmbito do currículo e da formação de professores. Aposta na escrita de intensidades e no estilo como linhas de fuga e possibilidades de afrontamento dos limites da linguagem sedentária no campo da investigação educacional.
Joyce Otânia Seixas Ribeiro
Professora de Didática da FAECS/Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA; Doutora em Educação pelo PPGED/ICED/UFPA, na linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História; líder do Gepege – Grupo de Pesquisa Gênero e Educação e pesquisadora do Difere – Grupo de Pesquisa Diferença e Educação. Atualmente coordena o projeto de pesquisa O brinquedo de miriti no município de Abaetetuba: a tradução da tradição de um artefato pedagógico-cultural por meio das intersecções de gênero e sexualidade.
Kelly Silva
Professora da UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, sede Ubá/ MG. Mestre em Educação pelo PPGE/UFJF, com pesquisas na área de Currículo, Formação Docente, Gênero e Sexualidades.
Liliana Weinberg
Pesquisadora do Centro de Investigaciones sobre América Latina y Caribe (CIALC) e professora da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Formada na área de antropologia pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, obteve o seu doutoramento
Lina Gláucia Elias
Possui graduação em Pedagogia/Faculdades Integradas Colégio Moderno (1987) e mestrado em Educação pelo PPGED/ICED/UFPA. Atualmente é Professora Assistente da FAECS/Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. É pesquisadora do grupo de Estudos e Pesquisa Sociedade, Estado e Educação: governos municipais e educação do campo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: participação, controle social, democratização, perfil profissional, clima organizacional, conselho municipal de educação e cooperativismo.
Luana Costa Viana
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA); Especialização em Docência do Ensino Superior (UFPA); Especialização
Mara Rita Duarte de Oliveira
Possui graduação em Pedagogia/UEPA, especialização em Educação e Informática/ UFPA, Mestrado
Nayla Vacarezza
Es licenciada en Sociología (Universidad de Buenos Aires) y becaria doctoral del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de Argentina (CONICET). Se desempeña como docente e investigadora en
Patrícia Rodrigues de Oliveira Kimura
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação doICED/Universidade Federal do Pará.
Raimunda Dias Duarte
Possui graduação em Letras/UFPA e Mestrado em Letras/Linguística/UFPA. Está cursando o Doutorado em Educação pelo PPGED/ICED/UFPA, na linha de pesquisa Cultura, Educação e Sociedade. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará. Professora da FACL/Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. Líder do Grupo de Estudos da Linguagem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase
Rauer Ribeiro Rodrigues
Tem experiência na área de Literatura, com ênfase
Rosângela do Socorro Nogueira de Souza
Possui graduação em Letras e mestrado em Letras: Linguística pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professora da FACL/Campus Universitário de Abaetetuba/Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase
Shara Jane Holanda Costa Adad
Bacharelado
Sônia Araújo
Sônia Maria da Silva Araújo é Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com Estágio Pós-Doutoral no Centro de Ciências Sociais da Universidade de Coimbra. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, orientando alunos de mestrado e doutorado. Atualmente, coordena o Grupo de Pesquisa “José Veríssimo e Pensamento Educacional Latino-americano” e realiza estudos sobre decolonialidade e educação na produção intelectual de mulheres e homens de letras e de ciência da América Latina no século XIX.
Tânia Sarmento-Pantoja
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado
Vera Maria Nigro de Souza Placco
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Coordenadora e professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Faz parte do Grupo de Pesquisa Profissionalidade Docente, vinculado à Cátedra da UNESCO, alocada na Fundação Carlos Chagas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
Vilma Nonato de Brício
Pedagoga, Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da UFPA. Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Doutoranda em Educação, Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História. Professora Assistente da FAECS/Campus Universitário de Abaetetuba/UFPA. Seus estudos voltam-se para o campo da Educação, com ênfase nas questões de gênero, sexualidade, currículo a partir da perspectiva foucaultiana.
Vivian da Silva Lobato
Professora Adjunta da FAECS/Campus de Abaetetuba/Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia, mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: violência nas escolas, relações interpessoais, formação docente, prática pedagógica e memória coletiva. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre indisciplina e violência na escola e pesquisadora do GEPEJURSE.