Autores: Juares da Silva Thiesen
Assumir a investigação educacional como compromisso epistemológico, social e político constitui tarefa essencial do pesquisador contemporâneo – e socializar resultados é seu principal dever público. É, pois, sob este princípio que compartilhamos o presente trabalho com educadores, estudantes, pesquisadores e leitores em geral.
A obra, inteiramente tecida na análise de uma experiência de política curricular desenvolvida pela rede pública de ensino de Santa Catarina, desafia o convencional para tornar-se mais uma referência no campo dos estudos curriculares. Sustentada em bases teórico-metodológicas atuais, a obra revela que é possível compreender os processos de constituição de políticas curriculares como ciclos em torno dos quais se articulam diferentes contextos envolvendo múltiplos atores numa incessante disputa pela produção de hegemonias, sentidos e significados.
Além de expressar a síntese de um movimento coletivo construído por educadores que sonharam e ainda sonham com uma educação verdadeiramente critica e consistente, o trabalho aponta os grandes conflitos presentes naquilo que configurou a materialidade dessa trajetória, especialmente por envolver agentes políticos, gestores e educadores com distintos interesses e concepções.
O livro é um convite ao aprofundamento do debate sobre a problemática da política curricular da escola pública e, nesse sentido, uma contribuição prática para o trabalho pedagógico dos profissionais da educação.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-734-9
DOI: 10.24824/978858042734.9
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Juares da Silva Thiesen
Graduado em Estudos Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - FUNDESTE (1987) e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2000). Mestre em Educação/Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1995). Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas - ICCP, Havana, Cuba (2002) - título revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC.
José Raul Staub
Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande – UFRG. Graduado em História pela UDESC. É professor com atuação no Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José/SC – USJ.
Wanderléa Pereira Damásio Maurício
Doutoranda em Educação, Desenvolvimento e Tecnologias pela UNISINOS/RS. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Graduada em Pedagogia Orientação Educacional e Séries Iniciais pela UDESC. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Ouro Fino/MG, em Gestão Escolar pela UDESC e em Tecnologias da Educação pela PUC/RJ. É professora na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Municipal de São José - USJ-SC.