Capa do livro: MEMÓRIAS DOCENTES SOBRE O INÍCIO DA UNESP EM PRESIDENTE PRUDENTE: <br> busca por meio de imagens (1975-1980)

MEMÓRIAS DOCENTES SOBRE O INÍCIO DA UNESP EM PRESIDENTE PRUDENTE:
busca por meio de imagens (1975-1980)

Autores: Édison Trombeta de Oliveira - Arilda Inês Miranda Ribeiro

O livro “Memórias docentes sobre o início da UNESP em Presidente Prudente: busca por meio de imagens (1975-1980) parte do princípio de que uma imagem pode despertar muitas memórias e, a partir daí, faz uma retomada histórica do início da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) em Presidente Prudente. Esta reconstrução se dá principalmente por meio de depoimentos de sujeitos que viveram a época, evocadas por meio de fotografias e charges significativas do momento. A obra parte da narrativa do ensino superior desde os jesuítas, passando pela criação das “três irmãs paulistas” (Universidade de São Paulo – USP –, Universidade de Campinas – UNICAMP – e UNESP). O livro também apresenta e problematiza o procedimento de coleta de dados intitulado Imagem como Evocadora da Memória, cujo princípio é o de que, ao ver imagens, os sujeitos podem acessar memórias até então deixadas de lado. Por fim, a obra contribui fortemente com a história da educação brasileira e, em especial a superior e paulista, ao trazer categorias de resistência presentes no interior do estado de São Paulo mesmo em épocas de Ditadura Militar. Os apêndices compõem um material bruto importantíssimo: são depoimentos sinceros de grandes representantes do ensino superior paulista em Presidente Prudente. E mesmo daqueles que podem e querer falar novamente sobre o assunto, uma narrativa nunca é igual à outra...

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0694-6
DOI: 10.24824/978854440694.6
Ano de edição: 2016
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 258
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MEMÓRIAS DOCENTES SOBRE O INÍCIO DA UNESP EM PRESIDENTE PRUDENTE: <br> busca por meio de imagens (1975-1980)

ÉDISON TROMBETA DE OLIVEIRA
Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (FCT/UNESP). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Aperfeiçoamento em Leitura Semiótica: Textos Didáticos, Publicitários e Literários pela mesma instituição. Trabalhou na FCT/UNESP por mais de cinco anos e atualmente é Designer Instrucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Professor e orientador no ensino superior. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de instituições escolares, educação a distância e educação baseada em tecnologias. Participa do GPECUMA-Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte, do grupo de pesquisa ALPHA-Educação e Tecnologia e do NUMEMAT-Núcleo de Memória “Márcio Antônio Teixeira” da FCT/UNESP.

ARILDA INÊS MIRANDA RIBEIRO
Possui graduação em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), mestrado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é Professora Titular Concursada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (2012). Coordena o Curso de Especialização em ArteEducação da FCT/UNESP, há dez anos o NUDISE-Núcleo de Diversidade Sexual em Educação e o GPECUMA-Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (FCT/UNESP), e participa do NUMEMAT-Núcleo de Memória “Márcio Antônio Teixeira” da FCT/UNESP. Fez parte da Pesquisa sobre Homosuicídio (Unesp Assis) subvencionando pelo Programa Dst/Aids (Ministério da Saúde) e atuou no GDE (Gênero e Diversidade na Educação-UAB/UNESP-Rio Claro). Foi orientadora de Turma do Curso de Pedagogia semipresencial UNESP/UNIVESP (2012-2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação e da Formação de Professores no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, diversidade sexual, gênero, história da educação, história das instituições escolares e em gestão educacional. Possui diversos livros publicados. É professora de Graduação (1992) e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no Programa de Educação da FCT-Unesp (2001), Campus de Presidente Prudente.