Capa do livro: GENEALOGIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE URUBICI (SC)

GENEALOGIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE URUBICI (SC)

Autores: Carmen Lúcia Fornari Diez - Deivid Beckhauser Gaspar

Esta obra, a partir da linha de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação e do pensamento de Michel Foucault, procura abordar a temática sobre Educação Infantil pública no município de Urubici (SC). Com o intuito de compreender como se constituíram e se configuraram as práticas pedagógicas, a partir das relações de poder-saber, instrumentalizadas pela disciplinarização dos corpos infantis. Nesta perspectiva, buscamos analisar criticamente os dados à luz da genealogia foucaultiana como teoria/metodologia, trazendo à tona o conceito de genealogia nas suas relações de poder-saber sobre a infância. Com fundamento nas obras de Foucault “Vigiar e Punir”, “Do Governo dos Vivos” e “Microfísica do Poder” consideramos a importância da compreensão da dinâmica das relações de poder através dos gestos, dos comportamentos, das classificações e dos exercícios de docilização através da governamentalidade sobre a gestão das populações, como o poder que se exerce sobre os corpos. Em seguida descrevemos a arte de governar crianças nas práticas sociais, na assistência e legislação da infância no Brasil. Destarte edificamos uma visão genealógica, da Educação Infantil Pública do município de Urubici (SC), destacando a proveniência e a emergência na invenção das políticas no âmbito da assistência para a infância, nos movimentos de constituição e expansão da Educação Infantil pública, na arte de governar ao disciplinar os corpos, e as memórias de egressos da Educação Infantil pública, sendo que tais memórias foram arroladas a partir de pesquisa empírica.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0623-6
DOI: 10.24824/978854440623.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 182
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GENEALOGIA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A DISCIPLINARIZAÇÃO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DE URUBICI (SC)

CARMEN LÚCIA FORNARI DIEZ
Pós-doutora em Filosofia pela Universidade de Barcelona, possui graduação em Filosofia e em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. É aposentada como professora associada da Universidade Federal do Paraná e foi professora integrante do PPGE mestrado e doutorado em Educação no Setor de Educação da UFPR. Atualmente é professora do Mestrado em Educação da UNIPLAC Universidade do Planalto Catarinense na linha de pesquisa Políticas e Processos Formativos em Educação e está vinculada aos grupos de pesquisa NESEF Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica (UFPR), Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica Regional Planalto Catarinense (UNIPLAC) e Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação da Serra Catarinense HISTEDBR Serra Catarinense.

DEIVID BECKHAUSER GASPAR
Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - SC - Linha de Pesquisa I: Políticas e Processos Formativos em Educação, com Especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela Faculdade Capivari – FUCAP – SC, e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - SC. Graduado em Pedagogia, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – SC. No período de 2009 a 2012 atuou como Coordenador Pedagógico do Centro de Educação Infantil Estrelinha Azul no município de Urubici - SC. Atuou no grupo de pesquisa titulado: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino de Filosofia e Educação Filosófica - Regional Planalto Catarinense - UNIPLAC no período de 2011 a 2013. Atualmente é professor efetivo na rede pública do município de Urubici, lecionando na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental.