Capa do livro: POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REGIÃO METROPOLITANA  DE CAMPINAS:<br>regime de Colaboração

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS:
regime de Colaboração

Autores: Ana Carolina Andreato - Andréia Silva Abbiati - Cleiton de Oliveira - Pedro Ganzeli - Sérgio Ricardo Evangelista

“Apresentar o livro “Políticas Educacionais na Região Metropolitana de Campinas: Regime de Colaboração” é uma daquelas tarefas que traz honra e alegria ao mesmo tempo. O tema é atualíssimo e relevante e, pessoalmente, me é muito caro. Assim, ver reunido, sistematizado e materializado o esforço de investigação dos colegas do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE) da UNICAMP me fez recordar as fraternas interlocuções nos eventos da área em que debatíamos as questões emblemáticas da organização do ensino em contextos federativos, particularmente no caso brasileiro.
Mantendo o foco na Região Metropolitana de Campinas (RMC), como em estudos anteriores do grupo, o livro oportuniza ao leitor uma compreensão ampla sobre esta conjuntura que envolve as novas obrigações dos  entes federados para com a educação básica, pois os pesquisadores do LAGE trazem uma perspectiva de análise que é ao mesmo tempo teórica, analítica e empírica.
O percurso  do  livro traz , do ponto de vista metodológico, uma  abordagem sofisticada sem ser prolixa,  uma vez que articula os níveis macro, meso e micro das políticas educacionais. É perceptícel  esses três movimentos que se interpenetram no texto: a) o contexto e as produções nacionais sobre federalismo, relações intergovernamentais, políticas educacionais e regime de colaboração no nível macro ; b) a  minuciosa análise da realidade da RMC quanto à oferta, organização dos sistemas e redes municipais e à legislação educacional no nível meso e; c)  a realização de entrevistas com os gestores municipais sobre questões relativas às formas e às normas de colaboração no nível micro.” 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0610-6
DOI: 10.24824/978854440610.6
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 234
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA REGIÃO METROPOLITANA  DE CAMPINAS:<br>regime de Colaboração

ANA CAROLINA ANDREATO
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e Especialização em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência em políticas públicas, administração e sistemas de ensino.

ANDRÉIA SILVA ABBIATI
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, membro do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE/UNICAMP), supervisora de ensino da Secretaria de Educação de São Paulo e docente do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI). Possui Mestrado em Educação (UNIMEP), Especialização em Gestão da Rede Pública (USP) e Especialização em Gestão Educacional (UNICAMP).

ANTÔNIO CARLOS WILL LUDWIG
Licenciado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, Pós-Doutorado em Metodologia do Ensino e Educação Comparada pela Universidade de São Paulo, docente do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Paraná  e professor aposentado da Faculdade de Administração Pública da Academia da Força Aérea.

CLEITON DE OLIVEIRA
Doutor em Educação pela UNICAMP, docente aposentado nesta instituição onde foi coordenador dos Cursos de Licenciatura; professor colaborador da UNIMEP, na qual foi coordenador do Pós Graduação em Educação; foi dirigente municipal de Educação de Santa Bárbara d’Oeste, S.P. (1983-1988); sócio fundador da UNDIME, conselheiro do C.E.E. S.P. (1989-1990), diretor da ANPAE- S.P. e secretário nacional da entidade.

EGLE PESSOA BEZERRA
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-RC). Está vinculada ao Laboratório de Gestão Educacional (LAGE) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE) da Faculdade de Educação da UNICAMP.

EVALDO PIOLLI
É professor efetivo do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação da UNICAMP.Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). É professor do programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP e pesquisador do Laboratório de Gestão Educacional - LAGE e líder do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Subjetividade - NETSS.

GISILEY PAULIM ZUCCO PIOLLI

Graduada em Ciências Sociais com Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP e doutoranda no mesmo programa. Desenvolve pesquisa sobre os conselhos municipais da Região Metropolitana de Campinas. É pesquisadora do Grupo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade (NETSS) e membro do Grupo de Pesquisa História das Políticas Educacionais da Faculdade de Educação da UNICAMP.

JOSÉ ROBERTO MONTES HELOANI
É professor Titular na Universidade Estadual de Campinas( UNICAMP). Também é conveniado junto à Université Paris, Laboratoire Genre, Travail et Mobilités (GTM).  Livre-Docente em Teoria das Organizações (UNICAMP), Pós- Doutorado em Comunicação (USP), Doutor em Psicologia (PUC), Mestre em Administração (FGV). Graduou-se em Psicologia pela PUC e em Direito pela USP. Pesquisador na área de Assédio Moral/Sexual e Ética Institucional. Membro fundador do site www.assediomoral.org e do NETSS (Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade).

MARIA RAINELDES TOSI
Pedagoga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tornou-se Mestra em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba e concluiu a formação acadêmica com o doutorado em Administração Escolar na Universidade de São Paulo. Aposentou-se como professora titular na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

MÔNICA MARKUNAS
Doutoranda e Mestre em Educação pela Unicamp, licenciada em História e Pedagogia pela USP, Pesquisadora do LAGE (Laboratório de Gestão Educacional) e do NETSS (Grupo de Estudos sobre Trabalho, Saúde e Subjetividade) da Unicamp, gestora na rede pública de ensino do estado de São Paulo, assessora junto a redes de ensino municipais e particulares, co-autora de livros didáticos e paradidáticos de História e Sociologia, membro convidada do Conselho Municipal de Educação de Vinhedo (2013-2015), ex-professora no Ensino Fundamental e Médio e cursos de formação de professores de nível médio e superior.

PEDRO GANZELI
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, professor do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais da FE/UNICAMP, coordenador do Laboratório de Gestão Educacional – LAGE/FE/UNICAMP, diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE (2015/2017).

PRISCILA PEREIRA SILVA
Mestra em Educação, na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais, pela Unicamp. Graduada em Serviço Social, e Pós-Graduada, em nível de especialização, em Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e em Metodologia e Gestão em Educação a Distância. Atualmente é Coordenadora de Pós-Graduação (especialização) e Tutora EAD da Graduação na Anhanguera Educacional.

RAFAELA MARIA ALVES LOPES
É formada em Letras, Direito e Pedagogia. Possui Especialização e Mestrado pela Faculdade de Educação da UNICAMP na área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. Há treze anos na SME de Campinas, foi professora, vice-diretora e hoje compõe o Núcleo de Formação de Educação Infantil no CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa em Educação "Prof. Milton de Almeida Santos".

ROQUE LUCIO
Mestre e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas; Supervisor  de Ensino Aposentado  da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; Professor Efetivo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, SP.

ROSELY JUNG PISICCHIO
Psicóloga, mestre em sociologia, doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas  na área de Políticas de Educação. Atua como professora adjunta na Universidade Estadual de Londrina ministrando disciplinas e projetos na área de Psicologia do Trabalho, Inclusão Produtiva e Economia Solidária.  

SERGIO RICARDO EVANGELISTA
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da FE/UNICAMP, na Área de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. Especialista em Gestão da Rede Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Possui formação em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). Atua, desde 2009, como Supervisor de Ensino junto à Diretoria de Ensino- Região de Limeira/SP.