Autores: Flavia Cristina Silveira Lemos
O presente livro apresenta um conjunto de capítulos, resultantes de pesquisas na graduação e na pós-graduação em Psicologia, Educação e Saúde. O formato de coletânea é um convite ao leitor a um pensar interrogante e de imersão temática e analítica pelo eixo de redes de intercâmbio potentes no plano nacional de estudos relevantes para todos e todas que se interessam em transversalizar educação, saúde, sociedade e Psicologia.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0337-2
DOI: 10.24824/978854440337.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 368
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS ALMEIDA
Doutoranda em Educação e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização Lato Sensu em Psicologia Educacional, com ênfase em Psicopedagogia Preventiva (2011), Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2003) e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998). 362
LORENA CUNHA DE SOUZA
Mestranda em Psicologia/UFPA. Estuda Especialização em Avaliação dos Serviços de Saúde pela Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - UNA-SUS (2014). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Trabalhou como avaliadora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - 2º Ciclo, em 2014.
LUCIANA KIND
Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), com pós-doutorado em Psicologia Social (UFMG). Docente no curso de graduação em Psicologia (PUC Minas, Unidade São Gabriel) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas.
LYGIA DE SOUSA VIÈGAS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2007). Foi bolsista de pesquisa FAPESP de Iniciação Científica, bem como de Mestrado e Doutorado. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced - UFBA), em regime de dedicação exclusiva.
MÁRCIA ROBERTA DE OLIVEIRA CARDOSO
Brasileira, paraense, psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004). É especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2008). Mestre em Psicologia Social (2013) pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Atualmente, trabalha na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará – SESPA, na Comissão Estadual de Apoio à Certificação dos Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino – CCHE.
MARIA LÚCIA CHAVES LIMA
Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora com experiência nas áreas de Psicologia Social e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade sexual, relações de gênero, processos de medicalização da vida e modos de subjetivação. Coordena o grupo InquietAções: arte, saúde e educação. Psicologia, educação, saúde e sociedade: transversalizando 363
MÁRIO TITO BARROS ALMEIDA
Possui Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2008), Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999), Graduação em Teologia pela Università Pontifícia Salesiana – Roma, Itália (1993) e Graduação em Economia pela Universidade da Amazônia (1999). Atualmente, é Assessor de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia e Coordenador e Docente do Curso de Relações Internacionais, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). É professor do Plano Nacional de Formação de Educadores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônica - UFRA.
NATHÁLIA DOURADO FRAZÃO COSTA
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Psicologia, na linha Psicologia, Sociedade e Saúde, pela Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UFPA. Dissertação relacionada à Educação Infantil em documentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Jornalista também pela Universidade Federal do Pará.
NAYENE GONÇALVES VIEIRA
Graduanda em Psicologia pela PUC Minas, Unidade São Gabriel. Foi bolsista de Iniciação ao Extensionismo (CNPq). Atualmente é bolsista FAPEMIG pelo Programa Bolsas de Iniciação Científica da PUC Minas (PROBIC).
PATRÍCIA CHAVES DE NASCIMENTO
Psicóloga (PUC Minas, Unidade São Gabriel). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC Minas. Bolsista CAPES.
PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - ENSP (1998) e Doutorado em Saúde Pública – ENSP (2005). Atualmente, é professor adjunto III da Universidade Federal do Pará. Membro da ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Membro do Conselho Editorial da Revista Saúde em Debate do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES. Diretor de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde. 364
PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina, área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), com bolsa CAPES e Doutorado em Psicologia Social na PUC-SP (2007), com bolsa da Fundação Ford.
PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Possui Graduação em Psicologia (UFF), Especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exercendo as funções de Diretor Adjunto de Extensão do Instituto de Psicologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).
RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde, período 2013/2015. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Pará e do Grupo de Trabalho Infância e Juventude do Conselho Regional de Psicologia PA/AP.
RENATA VILELA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),
Campus Universitário de Rondonópolis (2012). Mestranda do Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É membro do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (Lab.teCC) da UFMT/ECCO.
RENATA SABRINA MACIEL LOBATO LOUZADA
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará, Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belém (PA). Psicologia, educação, saúde e sociedade: transversalizando 365
ROSIMERI DIAS DE OLIVEIRA DIAS
Pedagoga/UERJ. Mestre em Educação/UERJ. Doutora em Psicologia pela UFRJ. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais - , da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Autora dos Livros “Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas de cognição” e “Formação inventiva de professores”, publicados pela Editora Lamparina. Coordena o Subprojeto de Pedagogia da FFP/UERJ/PIBID/CAPES.
ROSINEIDE CORDEIRO
Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Docente no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
SÉRGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Graduado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação (PPGED/ICED/UFPA) e doutorando em Educação na linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História(PPGED/ICED/UFPA).
SILVIO JOSÉ BENELLI
Professor assistente doutor junto ao Depto. de Psicologia Clínica e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/Unesp, Assis, SP, linha de pesquisa Atenção Psicossocial e Políticas Públicas. Doutor em Psicologia Social pelo IP/ USP, SP (2007), pós-doutorado pela FCL/Unesp, Assis, SP (2008-2010). Mestre em Psicologia e Sociedade pela FCL/Unesp, Assis, SP (2003). Graduado em Psicologia pela FCL/Unesp, Assis, SP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1990).
SILVIO YASUI
Psicólogo. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva/FIOCRUZ. Prof. na graduação e na pós-graduação de Psicologia/UNESP.
THIAGO COLMENERO CUNHA
Psicólogo e Pedagogo. Discente do curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista Capes). 366
VILMA NONATO DE BRÍCIO
Licenciada em Pedagogia pela UFPA (2002), Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPA (2006) e Mestre em Educaçãopela UFPA (2010). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora concursada na UFPA.