Capa do livro: PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, SÁUDE E SOCIEDADE: transversalizando

PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, SÁUDE E SOCIEDADE: transversalizando

Autores: Flavia Cristina Silveira Lemos

O presente livro apresenta um conjunto de capítulos, resultantes de pesquisas na graduação e na pós-graduação em Psicologia, Educação e Saúde. O formato de coletânea é um convite ao leitor a um pensar interrogante e de imersão temática e analítica pelo eixo de redes de intercâmbio potentes no plano nacional de estudos relevantes para todos e todas que se interessam em transversalizar educação, saúde, sociedade e Psicologia.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0337-2
DOI: 10.24824/978854440337.2
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 368
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICOLOGIA, EDUCAÇÃO, SÁUDE E SOCIEDADE: transversalizando
ALCINDO ANTÔNIO FERLA
Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente, é Professor Adjunto da Escola de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará.

AMANDA PEREIRA CARVALHO CRUZ
Psicóloga/UFPA. Especialista em Saúde do Trabalhador. Mestre em Psicologia. Foi professora substituta na UFPA por dois anos. Atualmente, é professora e coordenadora do curso de Psicologia da ESAMAZ.

ANA CLEIDE GUEDES MOREIRA
Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará.

ANA VICENTINA SANTIAGO DE SOUZA
Brasileira, amazonense. É formada em Administração e Economia (UFPA) e pós-graduada em Saúde Pública e Planejamento de Saúde (FIOCRUZ – Rio de Janeiro), Mestre em Psicologia pela UFPA e aluna de Graduação do Curso de Psicanálise do CPMG – Círculo Psicanalítico de Minas Gerais.

ANDRÉ BENASSULY ARRUDA
Obteve Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e concluído em junho de 2013.

BÁRBARA MORAIS FAM
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas, bolsista CAPES.

BRUNA DE ALMEIDA CRUZ
É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestranda em Psicologia, Sociedade e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade, com bolsa financiada pela CAPES. Atualmente, é professora substituta na Faculdade de Psicologia da UFPA.

BRUNA MORAES GARCIA
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará.

BRUNO JAY MERCÊS DE LIMA
Enfermeiro graduado pela UEPA. Psicólogo graduado pela UFPA. Especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo IFPA. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UFCSPA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA.

DANIELE VASCO SANTOS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (2010). Doutoranda em Educação (ICED/UFPA).

DARIO AZEVEDO DOS SANTOS
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Mestre em Planejamento e Desenvolvimento na Amazônia pelo Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA/UFPA). Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA/Campus de Castanhal). Doutorando em Educação na linha de Pesquisa Educação (PPGED/ICED/UFPA).

DOLORES CRISTINA GOMES GALINDO
Doutora (2006) e Mestre (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado-Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Profa. na graduação em psicologia social e na pós-graduação na UFMT. Psicologia, educação, saúde e sociedade: transversalizando 359

ERIC CAMPOS ALVARENGA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2009). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA. Atualmente, trabalha como coordenador pedagógico do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), projeto do Ministério da Saúde.

ESTELA SCHEINVAR
Graduação em Sociologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1983); Mestrado em Sociologia - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1990); Doutorado em Educação - Universidade Federal Fluminense (2001) e Pós-Doutorado sob a supervisão do Professor Edson Passetti - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Professora associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana.

EVELYN TARCILDA FERREIRA
Psicóloga e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade
Federal do Pará, integra a Secretaria de Estado de Educação como Técnica em Psicologia. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Pará, realiza atividades de estudo e pesquisa no Grupo Transversalizando.

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS
Possui Licenciatura, Bacharelado e Formação em Psicologia/UNESP (1999), Mestrado em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003) e Doutorado em História Cultural/UNESP (2007). Foi bolsista FAPESP no Doutorado. Professora na Graduação e na Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA (gestão 2011-2013). Bolsista de Produtividade do CNPq-PQ-2.

GABRIELA DE MENEZES TEIXEIRA
Brasileira, paraense, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Pará - UEPA, especializanda no curso de Urgência e Emergência – FACINTER. Atuou como enfermeira na Estratégia Saúde da Família, assim como docente do curso técnico de Enfermagem - CTEN - Gonçalves Dias; enfermeira na Policlínica, Neurocirurgia e Pronto Atendimento do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência - HMUE.

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES
Possui Bacharelado, Formação e Licenciatura em Psicologia pela  universidade Federal do Pará (2008) e Mestrado em Psicologia - Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente, está cursando Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará. É conselheira do Conselho Regional de Psicologia, 10ª Região PA/ AP (Gestão 2013-2016).

GISLEI DOMINGAS ROMANZINI LAZZAROTTO
Possui Graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS. Tutora do PET - Programa de Educação Tutorial do Curso de Psicologia da UFRGS.

HEBE SIGNORINI GONÇALVES
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre (1993) e Doutora (2001) em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

HELENA REGO MONTEIRO
Psicóloga, se especializou em Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas pela UFF. É Mestre em Educação pela UNIRIO. Doutora em Psicologia/UFF. Conselheira titular no CRP05. Compõe o Secretariado Executivo do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

IGO GABRIEL DOS SANTOS RIBEIRO
Graduado em Psicologia/UNESP. Mestrando em Psicologia/UNESP. Bolsista CAPES.

JOÃO LEITE FERREIRA NETO
Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas, bolsista produtividade em pesquisa do CNPq. Autor de Psicologia, políticas públicas e o SUS, pela Editora Escuta, entre outros livros e artigos. Psicologia, educação, saúde e sociedade: transversalizando 361

JOSENILDA MARIA MAUÉS DA SILVA
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1980), Mestrado em Educação: Currículo (1993) e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente, é Professora Associada II da Universidade Federal do Pará, Professora da Linha de Pesquisa Educação. Membro de corpo editorial da Revista Ambiente & Educação (FURG). Líder do Grupo de Pesquisa Diferença e Educação (DIFERE).

LARISSA MENDES
Possui Bacharelado e Formação em Psicologia pela Universidade da Amazônia. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia Universidade Federal do Pará. Participa como pesquisadora do PPSUS (Programa de Pesquisa do Sistema Único de Saúde), Saúde da Amazônia e representa o CEBES (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), núcleo Pará.

LAURA SOARES MARTINS NOGUEIRA
Psicóloga, Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará, tecnologista pleno da FUNDACENTRO.

LAURA SOUZA FONSECA
Licenciada em Pedagogia pela FaE/UFPEL e Doutora em Educação pelo PPGEDU/FE/UFF em 2006, com a tese Trabalho infanto-juvenil: concepções, contradições e práticas políticas . Professora Adjunta da área de Educação de Jovens e Adultos, DEE/FACED/UFRGS e credenciada na linha da pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE/PPGEDU/UFRGS).

LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR
Psicólogo e Pedagogo. Doutor em Educação: Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em Educação pela UEPA. Professor Adjunto I da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará-UFPA/Campus Universitário de Bragança.

LEILA CRISTINA DA CONCEIÇÃO SANTOS ALMEIDA
Doutoranda em Educação e Mestra em Psicologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui Especialização Lato Sensu em Psicologia Educacional, com ênfase em Psicopedagogia Preventiva (2011), Graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2003) e Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (1998). 362

LORENA CUNHA DE SOUZA
Mestranda em Psicologia/UFPA. Estuda Especialização em Avaliação dos Serviços de Saúde pela Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - UNA-SUS (2014). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Trabalhou como avaliadora do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) - 2º Ciclo, em 2014.

LUCIANA KIND
Doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), com pós-doutorado em Psicologia Social (UFMG). Docente no curso de graduação em Psicologia (PUC Minas, Unidade São Gabriel) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas.

LYGIA DE SOUSA VIÈGAS
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999), Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2007). Foi bolsista de pesquisa FAPESP de Iniciação Científica, bem como de Mestrado e Doutorado. É Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced - UFBA), em regime de dedicação exclusiva.

MÁRCIA ROBERTA DE OLIVEIRA CARDOSO
Brasileira, paraense, psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004). É especialista em Gestão em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2008). Mestre em Psicologia Social (2013) pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Atualmente, trabalha na Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará – SESPA, na Comissão Estadual de Apoio à Certificação dos Hospitais Públicos em Hospitais de Ensino – CCHE.

MARIA LÚCIA CHAVES LIMA
Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Pesquisadora com experiência nas áreas de Psicologia Social e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade sexual, relações de gênero, processos de medicalização da vida e modos de subjetivação. Coordena o grupo InquietAções: arte, saúde e educação. Psicologia, educação, saúde e sociedade: transversalizando 363

MÁRIO TITO BARROS ALMEIDA
Possui Mestrado em Economia pela Universidade da Amazônia (2008), Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia, Graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999), Graduação em Teologia pela Università Pontifícia Salesiana – Roma, Itália (1993) e Graduação em Economia pela Universidade da Amazônia (1999). Atualmente, é Assessor de Relações Internacionais da Universidade da Amazônia e Coordenador e Docente do Curso de Relações Internacionais, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA). É professor do Plano Nacional de Formação de Educadores (PARFOR) da Universidade Federal Rural da Amazônica - UFRA.

NATHÁLIA DOURADO FRAZÃO COSTA
Psicóloga formada pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Psicologia, na linha Psicologia, Sociedade e Saúde, pela Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da UFPA. Dissertação relacionada à Educação Infantil em documentos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Jornalista também pela Universidade Federal do Pará.

NAYENE GONÇALVES VIEIRA
Graduanda em Psicologia pela PUC Minas, Unidade São Gabriel. Foi bolsista de Iniciação ao Extensionismo (CNPq). Atualmente é bolsista FAPEMIG pelo Programa Bolsas de Iniciação Científica da PUC Minas (PROBIC).

PATRÍCIA CHAVES DE NASCIMENTO
Psicóloga (PUC Minas, Unidade São Gabriel). Mestranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC Minas. Bolsista CAPES.

PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - ENSP (1998) e Doutorado em Saúde Pública – ENSP (2005). Atualmente, é professor adjunto III da Universidade Federal do Pará. Membro da ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva. Membro do Conselho Editorial da Revista Saúde em Debate do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES. Diretor de Monitoramento e Avaliação do Ministério da Saúde. 364

PEDRO PAULO FREIRE PIANI
Professor adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Faculdade de Medicina, área de Saúde Coletiva e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, linha de Psicologia, Sociedade e Saúde. Fez o Bacharelado em Psicologia na Universidade Federal do Pará (1991), Licenciatura em Psicologia na Universidade São Marcos - SP (1997), Mestrado na área de Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2002), com bolsa CAPES e Doutorado em Psicologia Social na PUC-SP (2007), com bolsa da Fundação Ford.

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO
Possui Graduação em Psicologia (UFF), Especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), Mestrado e Doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, exercendo as funções de Diretor Adjunto de Extensão do Instituto de Psicologia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

RAFAELE HABIB SOUZA AQUIME
Psicóloga, Graduada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em 2012. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde, período 2013/2015. Membro do Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade - Núcleo Pará e do Grupo de Trabalho Infância e Juventude do Conselho Regional de Psicologia PA/AP.

RENATA VILELA
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),
Campus Universitário de Rondonópolis (2012). Mestranda do Programa de Pós-graduação Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É membro do Grupo de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Criação (Lab.teCC) da UFMT/ECCO.

RENATA SABRINA MACIEL LOBATO LOUZADA
Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará, Psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belém (PA). Psicologia, educação, saúde e sociedade: transversalizando 365

ROSIMERI DIAS DE OLIVEIRA DIAS
Pedagoga/UERJ. Mestre em Educação/UERJ. Doutora em Psicologia pela UFRJ. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais - , da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Autora dos Livros “Deslocamentos na formação de professores: aprendizagem de adultos, experiência e políticas de cognição” e “Formação inventiva de professores”, publicados pela Editora Lamparina. Coordena o Subprojeto de Pedagogia da FFP/UERJ/PIBID/CAPES.

ROSINEIDE CORDEIRO
Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Docente no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

SÉRGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO
Graduado em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação (PPGED/ICED/UFPA) e doutorando em Educação na linha de pesquisa Educação: Currículo, Epistemologia e História(PPGED/ICED/UFPA).

SILVIO JOSÉ BENELLI
Professor assistente doutor junto ao Depto. de Psicologia Clínica e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/Unesp, Assis, SP, linha de pesquisa Atenção Psicossocial e Políticas Públicas. Doutor em Psicologia Social pelo IP/ USP, SP (2007), pós-doutorado pela FCL/Unesp, Assis, SP (2008-2010). Mestre em Psicologia e Sociedade pela FCL/Unesp, Assis, SP (2003). Graduado em Psicologia pela FCL/Unesp, Assis, SP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1990).

SILVIO YASUI
Psicólogo. Mestre e Doutor em Saúde Coletiva/FIOCRUZ. Prof. na graduação e na pós-graduação de Psicologia/UNESP.

THIAGO COLMENERO CUNHA
Psicólogo e Pedagogo. Discente do curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (bolsista Capes). 366

VILMA NONATO DE BRÍCIO
Licenciada em Pedagogia pela UFPA (2002), Especialista em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPA (2006) e Mestre em Educaçãopela UFPA (2010). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Professora concursada na UFPA.