Capa do livro: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO: contribuições para uma sociologia da avaliação

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO: contribuições para uma sociologia da avaliação

Autores: Flavine Assis de Miranda

A temática deste livro se situa no vasto campo da Sociologia da Educação, mais especificamente no campo da Sociologia das Políticas Educacionais, que segundo A. J. Afonso abre caminhos para focalizarmos uma Sociologia da Avaliação, delimitada por duas abordagens importantes: a dos estudos das práticas avaliativas que apoiam a aprendizagem do aluno e a certificação escolar; e a que diz respeito à problematização das práticas avaliativas como formas de prestação de contas (accountability) aos níveis micro, meso e macro do sistema educativo. A sociologia da avaliação incumbe-se, também, de problematizar as relações da avaliação com os processos de mudança social, discutir a sua utilização como suporte a processos de legitimação política e de regulação/desregulação em diferentes níveis sociais e institucionais.
Construindo uma racionalidade epistemológica que acompanha o pensamento de Boaventura de Sousa Santos e Almerindo Janela Afonso, busca-se evidenciar uma natureza investigativa emancipatória à avaliação, imputando a ela uma função social, política e pedagógica oriunda de uma prática regulatória com finalidade emancipatória. Os estudos teóricos e análises desenvolvidas pautam-se em conceitos básicos como regulação e emancipação, respeitando o processo que B. S. Santos denomina como segunda ruptura epistemológica para a construção de um conhecimento prudente para uma vida decente. Entendida dessa forma, a avaliação educacional pode representar, além das funções já conhecidas e reconhecidas, uma maneira de produção de conhecimentos que parte de uma prática social regulatória com fins emancipatórios.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0543-7
DOI: 10.24824/978854440543.7
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 166
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO: contribuições para uma sociologia da avaliação

FLAVINE ASSIS DE MIRANDA
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (2010), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2002). Especialista em Políticas Públicas e Avaliação Educacional pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAED/UFJF (1999). Graduada em Pedagogia Pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998). Professora da Universidade Federal de Rondônia –UNIR/Departamento de Educação/Campus de Rolim de Moura. Líder do Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação Escolar (GPPGAEe). Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Educação com ênfase nas seguintes temáticas: Avaliação Educacional e Institucional; Sociedade, Estado e Educação; Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional; Legislação Educacional; Organização e Sistemas de Ensino; Sociologia da Educação; Sociologia Rural e Educação do Campo. Com interesse na interface entre estes com o pensamento educacional e os processos sociais da área de educação na realidade amazônica.