Capa do livro: SEMÂNTICA E ENSINO

SEMÂNTICA E ENSINO

Autores: Mônica Mano Trindade Ferraz - Erivaldo Pereira do Nascimento (Orgs.)

Os estudos que compõem os capítulos deste livro partem do pressuposto de que as questões abordadas na área da Semântica muito podem contribuir para as práticas de ensino da língua portuguesa. Pretendemos, com esta obra, possibilitar a reflexão sobre o ensino de diferentes fenômenos semânticos, a exemplo das relações lexicais, da pressuposição ou da polifonia, demonstrando como isso pode ser realizado no contexto de sala de aula, pautando-nos tanto em relatos de experiências já realizadas quanto em discussões teóricas com propostas aplicáveis à didatização de determinados gêneros discursivos.
É nesse sentido que mostramos um pouco do resultado das investigações advindas de dois diferentes projetos que investigam o ensino de diferentes fenômenos semânticos, aplicando-os, em diferentes perspectivas e em diferentes proporções, ao contexto didático. São eles: Semântica e Ensino e Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos, que agrega o subprojeto Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas. Acrescenta-se a esses resultados a colaboração de outros professores que compartilham o interesse pela discussão aqui proposta.
Enfim, como fio condutor da proposta, os capítulos que apresentamos se organizam a partir da escolha de tópico da semântica, seja na linha da semântica lexical ou da semântica argumentativa, relacionando-o a um ou mais gêneros textuais específicos, com a finalidade de promover a discussão sobre o ensino. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0528-4
DOI: 10.24824/978854440528.4
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 214
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SEMÂNTICA E ENSINO

ERIVALDO PEREIRA DO NASCIMENTO

Licenciado em Letras, Bacharel em Comunicação Social, Especialista em Linguística Aplicada e Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, e com estágio pós-doutoral em Ciências Humanas e Sociais pela Universidad de Buenos Aires. É professor da Universidade Federal da Paraíba, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e ao Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e vice-coordenador do Laboratório Semântico-Pragmático de Textos (LASPRAT) da UFPB. Autor do livro “Jogando com as vozes do outro: argumentação da notícia jornalística” e organizador da obra “Argumentação na Redação Comercial e Oficial”, atua nas áreas de Semântica Argumentativa e de Linguística Aplicada ao Ensino de Língua, coordenando os projetos “Estudos Semântico-Argumentativos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos (ESAGD)” e “Ensino de Leitura e de Produção de Gêneros do Discurso: perspectiva semântico-discursiva, a partir de Sequências Didáticas (ELPGD)”. 

MÔNICA MANO TRINDADE FERRAZ

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professora na Universidade Federal da Paraíba, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) e líder do Grupo de Pesquisa Semântica, léxico e cognição da UFPB.  Atua nas áreas da Semântica e da Linguística Aplicada, desenvolvendo os projetos de pesquisa: Estudos Lexicais – da discussão teórica à aplicação e Semântica e Ensino. 

JOSÉ WELLISTEN ABREU DE SOUZA

Graduado em Letras – Língua Vernácula e Língua Francesa – pela Universidade Federal da Paraíba (2010), Especialista em Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFPB (2011), Mestre em Linguística (2013) e Doutorando em Linguística pelo PROLING-UFPB, vem desenvolvendo pesquisas voltadas para uma interlocução entre a Semântica e o Ensino de Língua Portuguesa, especialmente com análises e descrição de fenômenos lexicais em corpus diversos. Atua como Tutor na Educação a Distância pelo Curso de Letras da UFPB-Virtual desde 2010, orientando trabalhos de conclusão de curso. É membro do grupo de pesquisa Semântica, Léxico e Cognição. 

ADRIANA HOFFMANN

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola e graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade do Contestado, Caçador/SC. É Professora do Instituto Federal Catarinense, campus Videira e Assistente pedagógica na 9ª Gerência de Educação de Santa Catarina. 

MORGANA FABIOLA CAMBRUSSI

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura argumental, alternâncias verbais, semântica lexical e polissemia lógica. É professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), vinculada ao Mestrado em Estudos Linguísticos e ao Curso de Licenciatura em Letras. No âmbito desses cursos, orienta trabalhos de pesquisa e coordena o Subprojeto PIBID Interdisciplinar. É coordenadora e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estudos Gramaticais e Lexicais e também pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Semântica Lexical (NES/PPGLg/UFSC). Entre outros trabalhos científicos, destacam-se as obras “Léxico e Gramática” (2011) e “Léxico e Gramática: novos estudos de interfacce” (2014), organizadas em parceria com Magdiel Medeiros Aragão Neto. 

ALESSANDRA MAGDA DE MIRANDA

Licenciada em Letras habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professora efetiva na rede estadual da Paraíba e atua como tutora a distância na Universidade Aberta do Brasil (UAB) no curso de Letras – LIBRAS da UFPB. É membro do Grupo de Pesquisa Semântica, léxico e cognição da UFPB e integrante do projeto de pesquisa: Semântica e Ensino. Suas produções acadêmicas concentram-se nas áreas da Semântica e da Linguística Aplicada e apresentam discussões sobre o ensino de língua portuguesa, ensino de escrita e o trabalho com o léxico na sala de aula. 

MARIANA LINS ESCARPINETE

Licenciada em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação na Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Atualmente é aluna em doutoramento pelo Programa de Pós-graduação na Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB) na área de Teoria e Análise Linguística, com foco em Semântica. É membro do Grupo de Pesquisa Semântica, léxico e cognição da UFPB e atua nas áreas da Semântica e da Linguística Aplicada, contribuindo com os projetos de pesquisa: Estudos Lexicais – da discussão teórica à aplicação e Semântica e Ensino. 

SAYONARA ABRANTES DE OLIVEIRA UCHOA

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campina Grande (UFCG) e mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG), é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa e coordenadora de área do PIBID/CNPQ – Letras. É membro do Grupo de Pesquisa Semântica, léxico e cognição da UFPB e atuando nas áreas da Semântica e da Linguística Aplicada, contribuindo com os projetos de pesquisa: Estudos Lexicais – da discussão teórica à aplicação e Semântica e Ensino. 

ADNILDA SUELY D’ ALMEIDA

Graduada em Administração de Empresas pelos Institutos Paraibanos de Educação (IPÊ), possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Vale do Acaraú (UVA), tem Especialização em Supervisão e Orientação Educacional, título conferido pela FIP - Faculdades Integradas de Patos e mestra em Linguística e Ensino pelo Programa de Pós - Graduação em Linguística e Ensino da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Desde 1985, atua como educadora da rede municipal de João Pessoa-PB, com experiência em Gestão Escolar, lecionou no Ensino Fundamental I e atualmente, é professora da Educação de Jovens e Adultos - EJA, no referido município. 

MARCOS ANTÔNIO DA SILVA

Licenciado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Língua Portuguesa e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING), Especialista em Ciências da Linguagem com Ênfase em EaD, Mestre em Linguística e doutor em Linguística pelo mesmo programa, é professor substituto do Instituto Federal de Educação da Paraíba, IFPB. Atua nas áreas da Semântica Argumentativa e da Pragmática, nas quais desenvolve trabalhos sobre análise e descrição linguística. É membro do projeto Estudos Semântico-Discursivos de Gêneros do Discurso: gêneros acadêmicos e formulaicos – ESAGD 

MAGDIEL MEDEIROS ARAGÃO NETO

Doutor em Linguística (UFSC/2007), Mestre em Linguística (UFPB/2003), professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, campus João Pessoa), membro do grupo de pesquisa Semântica, léxico e cognição da UFPB. Temas de investigação: estruturas lexicais e gramaticais, interface léxico e gramática, interface semântica e sintaxe, argumentação e música brega.