Capa do livro: EDUCAÇÃO E PESQUISA PARTICIPANTE:<br>um estudo sobre a atitude transdisciplinar no ensino fundamental

EDUCAÇÃO E PESQUISA PARTICIPANTE:
um estudo sobre a atitude transdisciplinar no ensino fundamental

Autores: Sueli Perazzoli Trindade - Ortenila Sopelsa

O desafio da educação, no tempo atual, encontra-se na formação transdisciplinar. Efetivamente, consiste em tornar os conceitos trabalhados em sala de aula significativos e, assim, promover a compreensão crítica dos conteúdos, mediante relações intersubjetivas, mediadas pelo diálogo, a partir da perspectiva dialética entre as partes e o todo, que constitui o centro da pedagogia mediadora da formação de subjetividades capazes de dar conta das demandas do atual processo histórico, marcado pelas incertezas, no qual o conhecimento precisa estar sempre se reconstruindo para acompanhar as transformações tecnológicas, enfim da historicidade contemporânea.

Os processos do ensino e da aprendizagem na escola precisam ser colaborativos, integradores, articuladores com as emoções e os sentimentos presentificados. O espaço escolar necessita permitir a aprendizagem. O professor precisa ser um aprendiz que se transforma junto com os alunos na construção da autoria e da autonomia.

Uma proposta transdisciplinar exige mais integração entre currículos e planejamento, ou seja, entre objetivos, conteúdos, atividades, métodos e avaliação. Isso implica mais relações entre os professores, o que pode ser traduzido por mais tempo para preparação e avaliação das aulas; mais estudos, leituras, reflexões e discussões.

No âmbito da educação, a transdisciplinaridade considera o aluno um ser integral em suas habilidades e competências para dialogar e construir um conhecimento significativo, que se encontra entre as diferentes áreas dos saberes, por meio das práticas pedagógicas que transcendem para além do ensino fragmentado disciplinar.

Impresso
de R$ 93,48 por
R$ 80,28
Digital
de R$ 93,48 por
R$ 65,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0364-8
DOI: 10.24824/978854440364.8
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO E PESQUISA PARTICIPANTE:<br>um estudo sobre a atitude transdisciplinar no ensino fundamental

ORTENILA SOPELSA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1986), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Mestrado em Educação e líder do grupo de pesuisa de Formação Docente e Práticas Educativas. Atua como professora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc nas disciplinas de Seminário de Pesquisa e Seminário de Dissertação. É membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Pedagogia e membro da Comissão Editorial da Revista Roteiro Unoesc e Ciência. Atua como Professora na graduação de Pedagogia e Psicologia com as disciplinas de Estudos Teórico-práticos da Educação na Infância, Fundamentos da Educação na Infância e Psicologia da Aprendizagem. No Lato Sensu trabalha a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento. Possui experiência na área de construção do Projeto Político Pedagógico. Ministra palestras nas áreas do Ensino e da Aprendizagem, Formação Continuada de Professores, Formação de Professores, Relações Interpessoais na Educação e Estudos e Práticas da Educação Infantil.

SUELI PERAZZOLI TRINDADE

Possui Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2015). Especialização em Lato Sensu em Letras, Linguísticas e Artes – Área de concentração em Arte e Ensino da Arte pela Universidade do Contestado- UNC (2008). Graduação em Artes Visuais com licenciatura e bacharel ado pela Universidade do Contestado- UNC (2006). Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC(2001). Atualmente atua como docente na Universidade do Oeste de Santa Catarina, nos Cursos: Artes Visuais, Pedagogia e Arquitetura e Urbanismo ministrando componentes curriculares específicos de Artes Visuais, Metodologia e Fundamentos das Linguagens Visuais, História da arte, Ensino da Arte; Estética na Arquitetura. Orientadora de estágio do Curso de Artes Visuais e Pedagogia e Coordenadora de área do PIBID. E na Escola de Educação Básica Estadual Inspetor Eurico Rauen no Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia e Artes Visuais, Ensino de Arte, História da Arte, Didática, Estética e Orientação de Estágio.