Capa do livro: DEMOCRACIA DECRETADA E PARTICIPAÇÃO PRATICADA:<br> desafios e possibilidades da gestão escolar democrática em uma escola municipal de Poços de Caldas - MG

DEMOCRACIA DECRETADA E PARTICIPAÇÃO PRATICADA:
desafios e possibilidades da gestão escolar democrática em uma escola municipal de Poços de Caldas - MG

Autores: Mario Ruela Filho

De forma pertinente e aprofundada, este texto aborda como a gestão escolar democrática vem sendo implementado em uma escola pública real. Por meio de uma pesquisa cuidadosa que considerou documentos, a realidade observada e a voz dos sujeitos que integram a comunidade escolar e, também, fazendo uso de bibliografia atual e relevante, é evidenciada a dificuldade no estabelecimento de práticas democráticas no cotidiano da escola frente ao cenário mais amplo de burocratização da educação. Ou seja, considerando como categorias de análise os conceitos de autonomia e, também, de participação, vem à tona as limitações impostas pelos mecanismos burocráticos presentes no sistema educacional brasileiro, marcadamente as impostas pelo gerencialismo e pela nova gestão pública, para a efetivação do princípio da gestão escolar democrática. Assim, de forma lúcida e acurada, o texto mostra que, apesar da gestão democrática ser apresentada pela Constituição Federal como um dos princípios para o oferecimento da educação e, apesar de verificarmos a existência de discurso que evidencia a descentralização dos processos decisórios e modernização dos mecanismos de gestão, predomina, no sistema educacional brasileiro, a racionalização da gestão manifestada, sobretudo, pela burocracia. Os resultados da pesquisa realizada, mostram que a escola em questão, embora proponha uma forma de gestão democrática e participativa, o faz por meio de uma autonomia relativa e uma participação possível. Por tudo isso, a discussão trazida nessas páginas é fundamental para estabelecer o debate sobre a gestão democrática em bases mais realistas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0400-3
DOI: 10.24824/978854440400.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DEMOCRACIA DECRETADA E PARTICIPAÇÃO PRATICADA:<br> desafios e possibilidades da gestão escolar democrática em uma escola municipal de Poços de Caldas - MG

MARIO RUELA FILHO

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba, possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, onde também se especializou em Gestão. Professor de ensino superior da Universidade do Estado de Minas Gerais, tem experiência na área de educação, com ênfase em Política e Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, pedagogia, currículo escolar, prática, docência e espaço não escolar.