Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO TECNOLÓGICO: fundamentos e desafios

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO TECNOLÓGICO: fundamentos e desafios

Autores: Amarildo Menezes Gonzaga (Org.)

Esta é uma obra produto de processos que ganharam sentido, em suas especificidades, nos espaços formativos do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. Representa a consolidação de experiências e vivências pautadas em perspectivas dialógicas, dando sentido para a complexidade da Formação de Professores e de Recursos para o Ensino Técnico e Tecnológico no e fora do contexto do IFAM. Está organizada em dois momentos significativos: no primeiro, a busca dos professores por uma base epistemológica para fundamentar os objetos de investigação dos professores; no segundo, as vivências e experiências nas disciplinas, que ganharam sentido nos registros dos professores e mestrandos, decorrentes das atividades pedagógico-investigativas tanto durante os encontros na sala de aula quanto nas reuniões, orientações e no II Colóquio do Mestrado Profissional do Ensino Tecnológico do IFAM. Todo esse processo acabou transformando-se em uma experiência investigativo-interventiva singular, considerando o sentido dado à dialogicidade nos distintos eventos formativos. Assim, o que se pretende é que as múltiplas intencionalidades que moveram as dimensões ontológicas, epistemológicas e metodológicas dos docentes/pesquisadores e mestrandos, explicitadas na obra, contribuam para que novos estágios de consciência venham a emergir, encorajando a gerar outros processos e produtos oriundos de percursos investigativos no e para o ensino. 

Impresso
de R$ 93,48 por
R$ 80,28
Digital
de R$ 93,48 por
R$ 65,44

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0369-3
DOI: 10.24824/978854440369.3
Ano de edição: 2015
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 300
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO TECNOLÓGICO: fundamentos e desafios

AMARILDO MENEZES GONZAGA

Licenciado em Letras (Universidade Federal do Amazonas, 1990). Mestre em Ciências Humanas (Universidade Federal do Amazonas, 1998). Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular (Universidad de Valladolid, 2002). Coordenador e professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

ANA CLÁUDIA RIBEIRO DE SOUZA

Graduada em História (Universidade Federal do Amazonas, 1990). Mestre em História da Ciência (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2002). Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

ANDRÉA PEREIRA MENDONÇA

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (Instituto de Tecnologia da Amazônia, 1997). Mestre em Engenharia Elétrica (Universidade Federal de Pernambuco, 2003). Doutora em Ciência da Computação (Universidade Federal de Campina Grande, 2010). Professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico e do Mestrado Profissional em Ensino de Física do IFAM.

DAVI AVELINO LEAL

Licenciado em História (Universidade Federal do Amazonas). Mestre (2007) e Doutor (2013) em Sociedade e Cultura na Amazônia (Universidade Federal do Amazonas). Professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

EDSON VALENTE CHAVES

Graduado em Química (Universidade Federal do Amazonas, 1995). Mestre em Química (Universidade Federal do Amazonas, 2001). Doutor em Biotecnologia (Universidade Federal do Amazonas, 2008). Professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

ELAINE MARIA BESSA REBELLO GUERREIRO

Graduada em Engenharia Civil (Universidade Federal do Amazonas, 1982). Mestre em Engenharia Urbana (Universidade Federal de São Carlos, 1996). Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) (Universidade Federal de São Carlos, 2011). Professora aposentada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFAM. Faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

JEAN DALMO DE OLIVEIRA MARQUES

Graduado em Engenharia Agronômica (Fundação Universidade do Amazonas, 1996) e em Tecnologia Florestal (Instituto de Tecnologia do Estado do Amazonas, 1994). Mestre em Agronomia (Universidade de São Paulo/ESALQ, 2000). Doutor em Biologia Tropical e Recursos Naturais com ênfase em Ecologia (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, 2009). Professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

JOÃO DOS SANTOS CABRAL NETO

Graduado em Física (Universidade Federal do Amazonas, 1993). Mestre (1999) e Doutor (2004) em Física (Universidade Federal de São Carlos). Coordenador e professor do Mestrado Profissional de Ensino de Física e professor do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

LUCILENE DA SILVA PAES

Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Amazonas, 2001). Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) (Instituto Nacional de

Pesquisas da Amazônia, 2004). Doutora em Agronomia Tropical (Universidade Federal do Amazonas, 2011). Professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

ROSA OLIVEIRA MARINS AZEVEDO

Graduada em Pedagogia (Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo, 1988). Mestre em Ensino de Ciências (Universidade do Estado do Amazonas, 2008). Doutora em Educação em Ciências e Matemática (Universidade Federal de Mato Grosso, 2014). Professora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico e do Mestrado Profissional em Ensino de Física do IFAM.

ALESSANDRA TOME CAMPOS

Graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Amazonas, 2001). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

ANDRÉIA PAULA FERREIRA DE ARAÚJO

Graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Amazonas, 2001). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Federal do Amazonas, 2003). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

FERNANDA REBECA ARAÚJO DA SILVA

Graduada em Pedagogia (Universidade do Estado do Amazonas). Especialista em Educação Infantil (Universidade Federal do Amazonas) e em Educação Especial (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

JACIRA DALL’ALBA

Graduada em Pedagogia (Universidade Federal de Rondônia). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

JANDO ABRAÃO DE MIRANDA SILVA

Licenciado em Física (Universidade Federal do Pará, 2009). Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física (Centro Universitário Internacional – UNINTER, 2012). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

MARCILÉA SILVA DE FREITAS

Graduada Engenharia Florestal (Instituto de Tecnologia da Amazônia). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (Universidade do Estado do Amazonas). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

MARDEN EUFRASIO DOS SANTOS

Graduado em Engenharia de Controle e Automação (Universidade Paulista, 2013), em Tecnologia em Processamento de Dados (Instituto Manauara de Ensino Superior, 2000) e no Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional (Universidade do Sul de Santa Catarina, 2013). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

MARIA DO CARMO FERREIRA DE ANDRADE

Graduada em odontologia (Universidade de Pernambuco, 1987). Especialista em Sistemas e Serviços de Saúde (Fiocruz) e em Saúde Pública (UNAERP). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

MIRIAM BASTOS REIS MAIA LIMA

Licenciada em Letras (Universidade Federal do Amazonas, 1992). Especialista em Psicopedagogia (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do do IFAM.

PRICILA RODRIGUES DE SOUZA

Graduada em Engenharia Industrial Elétrica (Instituto de Tecnologia da Amazônia, 2002). Licenciada no Programa Especial de Formação de Formadores de Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Especialista em Docência do Ensino Profissionalizante (Centro Federal de Tecnologia do Amazonas – CEFET, 2007). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

SILVANA SUELEN MENDONÇA MESQUITA

Licenciada em Letras (Universidade Federal do Amazonas - UFAM, 2011). Especialista em Ensino de Espanhol: Língua e Literaturas (UFAM, 2012). Mestrado em andamento em Ensino Tecnológico pelo IFAM, atuando na linha de pesquisa: Recursos para o ensino técnico e tecnológico. Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

TEREZINHA DE JESUS VILAS BOAS BARBOSA

Licenciada em Letras (Universidade Federal do Amazonas). Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Gestão Educacional (Universidade Nilton Lins-AM) e em Gestão Ambiental (Faculdade de Educação da Serra-FASE- ES). Estudante do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM.

MARIA MATILDE DA SILVA CARVALHO

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM.

SEMELE ARICIA BONFIM

Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM.