Autores: Nair Ferreira Gurgel do Amaral - Maria Do Socorro Pessoa - Tania Suely Azevedo Brasileiro (Orgs)
Com os resultados de pesquisas realizadas em estágios de pós-doutorado, este livro aborda temas relacionados com a Educação Escolar e a Formação Docente. São seis trabalhos sintetizados, cuja finalidade maior é dar visibilidade a diferentes realidades presentes no dia a dia das pessoas, porém, ignoradas na academia, lugar onde tiveram origem e de onde deveriam emergir para alcançar os objetivos maiores, quais sejam, chegar à sociedade como forma de integração e socialização de conhecimentos. Os capítulos contemplam temas instigantes como a formação continuada e em serviço na educação escolar indígena, a importância da pluralidade cultural em comunidades ribeirinhas, políticas públicas educacionais no âmbito da formação continuada, os estudos culturais e o multiculturalismo como proposta de descolonização do currículo de formação docente e a percepção de coordenadores, docentes e estudantes de psicologia quanto à sua formação para atuar com a dimensão educativa. O valor maior desta obra está, principalmente, no fato de conter as práticas docentes e a convicção de que estes estudos podem ajudar a melhorar a situação da Educação no Brasil.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0302-0
DOI: 10.24824/978854440302.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
ANDRÉIA DA SILVA QUINTANILHA SOUSA
Pós-Doutorado pelo Observatório da Educação CAPES/INEP/MEC/PUCRS, Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia. Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e integrante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIR. Lotada Provisoriamente na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Departamento de Fundamentos e Política da Educação. Coordena a pesquisa intitulada" Evasão e permanência na licenciatura, curso Matemática da UFRN/CCET/UAB, no período de 2005 a 2012". Pesquisadora do Projeto Integrado Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil após a Reforma do Aparelho de Estado (OBEDUC/CAPES) e do Projeto "Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão das Universidades Federais. Experiência e publicações na área de Estado e Políticas Educacionais, com ênfase atualmente nas Políticas de Educação Superior na modalidade a distância. Pesquisadora da Rede UNIVERSITAS, Grupo ligado ao GT 11 - Política de Educação Superior da ANPED, pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas - GIAPP/UFRN e do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Superior e Sociedade - GEPES/UFPB e do Grupo EDUCA/UNIR.
ANSELMO ALENCAR COLARES
Mestre e Doutor em Educação pela UNICAMP. Pós Doutor em Educação pela FE/UNICAMP. Professor efetivo da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), na categoria Associado II. Integra o corpo docente do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Vice Reitor eleito da UFOPA (2014-2018). Desenvolve projetos de pesquisa e de extensão nas áreas de formação de professores e história da educação. Coordenou o Projeto Formação Docente e Diversidade Cultural (Aprovado Edital MCT/CNPq nº 14/2009). É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil - Universidade Federal do Oeste do Pará (HISTEDBR, UFOPA). Membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) e sócio-fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHG-Tap). Iniciou a carreira docente em 1982, na educação básica, como professor, depois supervisor e diretor de escola. No ensino superior ingressou em 1994. Tem experiência na área administrativa e na docência, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; metodologia e pesquisa educacional; educação de jovens e adultos; formação de professores; planejamento, avaliação e gestão educacional. É avaliador de instituições e de cursos, pelo INEP/MEC. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.
CARMEN TEREZA VELANGA
Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP, 2014). Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP, 2003). Mestre em Educação (Politicas Públicas e Administração Escolar/UFRJ). Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ /Marília). Linhas de Pesquisa: Currículo e Práticas Pedagógicas na perspectiva dos Estudos Culturais, Formação de Professores, Gestão Educacional do Currículo. Professora associada e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR- Porto Velho),vinculada ao Departamento de Ciências da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, (PPGE), docente do Mestrado Acadêmico em Educação e Mestrado Profissionalizante em Educação Escolar.
EZEQUIEL THEODORO DA SILVA
Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Atualmente é professor aposentado - colaborador voluntário atuando junto ao Grupo de Pesquisa ALLE (Alfabetização, Leitura e Escrita), da Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia, psicologia e didática, atuando principalmente com os seguintes temas: leitura, formação do professor, biblioteca escolar e leitura na Internet. Comanda os trabalhos da Editora Leitura Crítica e o PORTAL LEITURA CRITICA; www.leituracritica.com.br; onde inseriu boa parte da sua obra e promove a formação continuada e a atualização dos professores para o ensino da leitura.
ESTELA MARIA MIRANDA
Doctora en Ciencias de la Educación (UNC). Profesora Titular dedicación Exclusiva de Graduación y Postgraduación UNC y UNICAMP. Miembro del Comité Académico del Doctorado en Ciencias de la Educación(UNC) Coordinadora del Programa de Postgrados Asociados entre el Doctorados en Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de Córdoba y los Doctorados en Educación de la Universidad Estadual de Campinas, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP-Rio Claro); Universidad Federal de Rio Grande Do Sul(UFRGS) y Universidade do Vale do Río Sinos(UNISINOS). -Coordinadora del Núcleo de Estudios e Investigación en Educación Superior del MERCOSUR (NEIES-Mercosur).
JOSÉ CLAUDINEI LOMBARDI
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Agronomia, Área de Concentração: Sociologia Rural, pela Universidade de São Paulo, doutorado em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas e livre-docência em História da Educação na Faculdade de Educação da Unicamp. Atualmente é professor livre-docente da Universidade Estadual de Campinas. É bolsista do CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Marxismo e Educação; Pedagogia Histórico-Crítica; e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa em educação; história da educação brasileira; historia trabalho e educação; e historiografia da educação. É autor e organizador de várias publicações no campo de pesquisa referida, como: História e História da Educação. O debate Teórico-Metodológico Atual; Globalização, pós-modernidade e educação: história, filosofia e temas transversais; Capitalismo, trabalho e educação; A Escola Pública no Brasil: história e historiografia; Ética e Educação - reflexões filosóficas e históricas; Marxismo e educação - debates contemporâneos; O Público e o Privado na história da educação brasileira; Educação e Ensino na obra de Marx e Engels; Embates Marxistas: apontamentos sobre a pós-modernidade e a crise terminal do capitalismo. É coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas; História, Sociedade e Educação no Brasil; (HISTEDBR).
MARCOS GARCIA NEIRA
Licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Atualmente, é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação e orientando pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio do CNPq. Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores, Estudos Culturais e Multiculturalismo.
MARILENE PROENÇA
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1978). Mestrado, Doutorado e Livre-Docência em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1991, 1996 e 2010, respectivamente). Professora Titular da Universidade de São Paulo. Coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IPUSP. Atua na área de Psicologia Escolar e Educacional, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: processos de escolarização, políticas públicas em educação, formação do psicólogo e de professores, problemas de aprendizagem e educação, direitos da criança e do adolescente. Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da USP/ PROLAM-USP. Coordena o Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE e é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Psicologia Escolar e Educacional: processos de escolarização e atividade profissional em uma perspectiva crítica. Editora Responsável pela Revista Psicologia Ciência e Profissão (2002-2004 e 2011-2013). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (2002-2014) e Conselheira do Conselho Federal de Psicologia (2002 a 2004 e de 2011 a 2013).Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Realizou estágio Pós-Doutoral na York University, Canadá (2001-2002, 2007). É Bolsista Produtividade do CNPq, nível 1C.
MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2005). Pós-doutorado em Educação FE/UNICAMP, com Estágio Pós Doutoral na Facultad de Filosofia y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina - Projeto CAPG-BA 060/12 CAPES - (2013). É Professora Associada da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA. Avaliadora de Curso e Institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Coordenadora Institucional do Programa Escola de Gestores/UFOPA-MEC. Vice Líder do Grupo de Pesquisa: HISTEDBR/UFOPA. É diretora Seção PARÀ da ANPAE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e formação de professores. Possui obras publicadas em livros, periódicos e anais de eventos.
MARILIA COSTA MOROSINI
Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; Coord. do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da rede UNIVERSITAS ligada ao GT Politica de Educação Superior/ANPED (1996 2012) e Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS (2006 2012) Qualidade na Educação Superior. Coord. e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPER GS (2008-...). Membro da EAIR (European Association of Institutional Research). Membro do RISEU (Rede de Investigadores da Educação Superior México). Membro da AAIR (American Association of Institutional Research). Membro da LASA Latin American Studies Association. Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC (2006-2012); bolsista produtividade 1A do CNPq, integra o CA - Ad Hoc de Educação da CAPES. Participou de projetos nacionais INEP e internacionais IAU/UNESCO/CNPq/CAPES/UTexas; CPLP: INNOVACESAL (UE), Alfa-Guia (UE). É professora aposentada da UFRGS. Foi diretora da Faculdade de Educação da PUCRS e Coordenadora do PPGEDu (2011 - 2012). Orienta I.C., Mestrado, Doutorado (orientadora da Tese Mensão Honrosa Capes 2012), Pós-Doutorado. Sua produção atual está voltada a estados de conhecimento destacando-se a Enciclopédia de Pedagogia Universitária, o Glossário de Pedagogia Universitária (700 p.) e a Enciclopédia Internacional de Educação Superior para os Países de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, atuando em: educação superior, ensino superior, formação de professores, internacionalização da Educação Superior, diversidade e equidade na Educação Superior.
NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Professora da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, lotada no Departamento de Línguas Vernáculas. É líder do Grupo de Pesquisa GEAL - Grupo de Estudos Integrados sobre Linguagem, Educação e Cultura e Projeto “Alfabetização de Ribeirinhos na Amazônia”. Faz parte do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Acadêmico em Educação, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
NEWTON A. PACIULLI BRYAN
Prof. Dr.da Faculdade de Educação – UNICAMP. Prof. associado ao Programa de Posgrado en Educación - Universidad Nacional de Córdoba Mestre e doutor em educação pela UNICAMP. Pós-doutorado pelo IEDES/Université Paris I/Panthéon Sorbonne Coordenador do grupo de pesquisa LAPPLANE - Laboratório de Pollíticas Públicas e Planejamento Educacional da UNICAMP.
TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba. Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha - revalidado na Faculdade de Educação da USP; Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili. Especialização em Didática do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho/RJ. Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004. Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) desta universidade. Presidente da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR RIDES (gestão 2012-2015). Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e de Psicológos, Psicologia Educacional, Tecnologia Educativa, Política e Gestão Educacional, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire.