Autores: Edicléa Mascarenhas Fernandes - Helio Orrico - Renata Marques Issa (Orgs.)
"A relevância da contribuição dada por esse livro é colocar a centralidade das ações pedagógicas, voltadas para as classes hospitalares, como real possibilidade de educação inclusiva, privilegiando seu foco nos compromissos assumidos por um trabalho de caráter didático - pedagógico dirigido àquelas crianças e jovens que estejam vivenciando situações e processos de internação hospitalar, possibilitando a esses sujeitos, nesse especial momento tempo de suas vidas, continuidade na escolarização, bem como o investimento necessário à construção da cidadania plena através da Educação inclusiva, direito de todos e dever constitucional consagrado em nossa Carta Magna."
Profa.Tania Carvalho Netto
Diretora do CETREINA/ Sub Reitoria de Graduação
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0278-8
DOI: 10.24824/978854440278.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Edicléa Mascarenhas Fernandes
Doutora em Ciências pela FIOCRUZ, Mestre em Educação Especial (UERJ), Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UNIGRANRIO), Psicopedagoga (EPSIBA). Professora Adjunta da Faculdade de Educação (UERJ) onde coordena o Núcleo de Educação Especial e Inclusiva. Professora do Mestrado em Diversidade e Inclusão da UFF. Orienta graduandos e pós-graduandos nesta área. Sua equipe recebeu por dois anos consecutivos o Prêmio Fernando Sgarbi na UERJ sem Muros. Atuou em Psicologia Hospitalar. Coordenou a Educação Especial em Duque de Caxias e implantou a Classe Hospitalar do Hospital Infantil Ismélia da Silveira. Possui artigos e trabalhos em eventos nacionais e internacionais no campo de conhecimento em Pedagogia Hospitalar e Classe Hospitalar.
Helio Ferreira Orrico
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Grande Rio. Psicólogo clínico, docente de Ensino Superior, Analista do Seguro Social, pesquisador colaborador do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Renata Marques Issa
Pedagoga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pesquisadora em atendimento pedagógico hospitalar do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NEEI/UERJ) e contemplada com o II Prêmio de Graduação Fernando Sgarbi Lima instituído pela Sub-reitoria de Graduação – UERJ.