Capa do livro: PRÁTICAS EDUCATIVAS DA VIA CAMPESINA

PRÁTICAS EDUCATIVAS DA VIA CAMPESINA

Autores: Fernando José Martins (Org.)

A obra é uma coletânea composta por cinco capítulos que se debruçam sobre a prática educativa nas ações da Via Campesina, são eles: MST, Via Campesina e Educação: Integração e o Instituto de Agroecologia Latino Americano (Iala) Guarany, faz referência a categorias e sujeitos mais amplos, como o MST, a Via Campesina.  A concepção de integração da América Latina presente nas práticas educativas da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA; evidencia a primeira experiência no contexto dos Ialas. O  IALA Paulo Freire – Venezuela, Movimentos Sociais Populares do Campo e a Integração camponesa na América Latina, é o terceiro capítulo e entra na estrutura curricular do referido IALA. A Experiência do IALA Amazônico: uma construção permanente insere uma forma distinta de exposição. A experiência do IALA Amazônico e relatada em um formato de entrevista, realizada por uma pesquisadora e um militante do MST do Pará.  O capítulo que encerra o livro, Formação Política e Agroecologia: as experiências das escolas da Via Campesina expõe um debate que vai além dos IALAS, intitulado: Formação e agroecologia: as experiências das escolas da Via Campesina. O texto vai evidenciar processos de formação em âmbito geral, desde os cursos livres ou informais de formação política, até as escolas de formação dos movimentos campesinos e instituições muito semelhantes aos IALAS.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0274-0
DOI: 10.24824/978854440274.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 126
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PRÁTICAS EDUCATIVAS DA VIA CAMPESINA

Fernando José Martins

Pedagogo, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com complementação de estudos na Universidade do Porto, em Portugal. Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Foz do Iguaçu. Docente do Programa de Pós-Graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras. Membro do Grupo de Pesquisas Estado, Sociedade, Trabalho e Educação.