Capa do livro: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes, políticas e trabalho docente

DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes, políticas e trabalho docente

Autores: Susana Soares Tozetto

O aprendizado da docência constitui-se a partir de conhecimentos que lhe são próprios. Tais conhecimentos são adquiridos na formação inicial nas licenciaturas e ao longo do desenvolvimento profissional do professor, a partir da reflexão crítica de sua atividade nas escolas e da partilha e articulação de suas experiências profissionais e pessoais. 

Fruto do trabalho dos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente (GEPTRADO) – do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa e de seus interlocutores, o livro discute a formação de professores em diferentes âmbitos, concretizando a relação universidade e escola básica por meio do esforço de reflexão e análise crítica dos autores dos artigos que ora se apresentam.

Três artigos tratam da formação inicial do professor nas licenciaturas, enfatizando a importância dos saberes pedagógicos nesse contexto. Dois discutem a formação contínua, refletindo sobre a constituição dos formadores de professores e sobre a organização do ensino de matemática. Os cinco últimos abordam diferentes aspectos das políticas e das propostas curriculares na formação dos professores.

A coletânea “Desafios da formação de professores: saberes, políticas e trabalho docente” é indicada como leitura para os formadores de professores de diferentes licenciaturas e para todos os interessados em discutir o processo de formação docente.

Impresso
de R$ 59,88 por
R$ 51,48
Digital
de R$ 59,88 por
R$ 41,92

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0241-2
DOI: 10.24824/978854440241.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: saberes, políticas e trabalho docente

Susana Soares Tozetto

Docente do curso de Pedagogia da UEPG e da pós-graduação em Educação da mesma instituição. Doutora em Educação pela UNESP/ARARAQUARA/SP. Lider do grupo de Estudos e Pesquisas dobre o trabalho docente – GEPTRADO. E-mail: tozettosusana@hotmail.com


Priscila Larocca

Docente de Psicologia da Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná. Doutora em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora do GEPTRADO – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente. E-mail: prilarocca@gmail.com


Marcelo Ubiali Ferracioli

Docente de Psicologia da Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná. Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Araraquara, SP. Pesquisador do GEPCO – Grupo de Estudos em Psicologia Concreta. E-mail: ferracioli19@gmail.com


 Flavia Wegrzyn Martinez

Mestre em educação pela UEPG. Professora da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti. Área de pesquisa formação de professores. Esta vinculada ao grupo de pesquisa sobre o trabalho docente GEPTRADO/ UEPG

 

Roseli Rodrigues de Mello

Professora doutora do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. A ênfase de seu trabalho acadêmico está na linha de Ensino e Aprendizagem. É bolsista produtividade CNPq. E-mail: roseli@ufscar.br

 

Lucimara Cristina de Paula

Professora doutora do quadro docente efetivo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Licenciatura em Pedagogia e está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho Docente - GEPTRADO, da UEPG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores.

E-mail: lucrispaula@gmail.com

 

Thaís de Sá Gomes Novaes

Mestre em Educação, professora do curso de pedagogia da Universidade Estadual

do Norte do Paraná (UENP/CCP) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e

Ensino “Trabalho Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM).

 

Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

Doutora em Educação, professora do curso de pedagogia da Universidade Estadual

de Maringá (UEM) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho

Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM).

 

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

Doutora em Educação, professora adjunta do curso de pedagogia da Universidade

Estadual de Maringá (UEM) e Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino “Trabalho

Educativo e Escolarização” (GENTEE/UEM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas

sobre a Atividade Pedagógica GEPAPe. E-mail: silvia.moraes@uol.com.br

 

Sandra Regina Gardacho Pietrobon

Pedagoga. Mestre em Educação (PUC-PR). Docente do departamento de Pedagogia

da UNICENTRO/PR. Líder do grupo de pesquisa “Práxis educativa: saberes

e fazeres da/na educação infantil” (CNPQ). Doutoranda em Ensino de Ciência e

Tecnologia (UTFPR). E-mail: spietrobom@yahoo.com.br


Marli de Fátima Rodrigues

Doutora em Educação (UFPR). Professora da Área de Políticas Educacionais,

Departamento de Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa – Paraná.

Vinculada ao Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia

Social e Educação Social (NUPEPES). E-mail: marlirodpg@uol.com.br


Ari Raimann Titulação

Doutor em Educação pela UNESP/ARARAQUARA/SP. Instituição vinculada:

UFG/Regional Jataí Função: Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Educação. Vinculado ao grupo de pesquisa Políticas, gestão e formação de professores.

Coordena o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas

- NuFOPE. E-mail: raimann04@gmail.com

 

Andreia Bulaty

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua como

tutora no curso de Pedagogia a distância na Universidade Estadual do Centro Oeste.

Vinculada ao grupo de estudos GEPTRADO- Grupo de Estudos sobre o Trabalho

Docente na UEPG. E-mail: andreinhabulat@yahoo.com.br

 

Francine Cordeiro Bobato

Pedagoga, especialista em educação, mestranda pelo programa de pós-graduação

da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO/PR. É professora

junto ao departamento de Pedagogia da UNICENTRO, campus de Irati/PR. Esta

vinculada aos grupos de pesquisa: Educação: saberes, linguagem e multiculturalidade;

Práxis Educativa: saberes e fazeres da/na Educação Infantil; Estado, políticas

e gestão da educação. E-mail: frann_c2005@yahoo.com.br

 

Marisa Schneckenberg

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente da Universidade Estadual

do Centro-Oeste/UNICENTRO Está vinculada ao Grupo de pesquisa: Gestão e

avaliação de políticas e projetos sociais – GAPPS. Linha de pesquisa: Formação do

educador-professor e gestor- do ensino básico no eixo Mercosul.

E-mail: marisas@irati.unicentro.br