Capa do livro: ESCRITA DE SI, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO

ESCRITA DE SI, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO

Autores: Elizeu Clementino de Souza - Ana Luiza Grillo Balassiano - Anne-Marie Milon Oliveira (Orgs)

A Coleção Modos de viver, narrar e guardar, dirigida por Ana Chrystina Mignot e Elizeu Clementino de Souza e editada com o apoio do CNPq, CAPES, FAPERJ, Fundação Cesgranrio, UNIMEd/Rio de Janeiro e BIOgraph, é publicada pela Editora CRV.

1. Pesquisa (auto)biográfica, fontes e questões

2. Espaços formativos, memórias e narrativas

3. Narrativas digitais, memórias e guarda

4. Infância, aprendizagem e exercício da escrita

5. (Auto)biografia, literatura e história

6. Escrita de si, resistência e empoderamento

7. Histórias de vida, gênero e educação

Impresso
de R$ 71,88 por
R$ 60,00
Digital
de R$ 71,88 por
R$ 50,32

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0190-3
DOI: 10.24824/978854440190.3
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 286
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESCRITA DE SI, RESISTÊNCIA E EMPODERAMENTO

Sobre os Organizadores:

Elizeu Clementino de Souza

Pesquisador CNPq. Doutor em Educação pela FACED/UFBA, Pós-Doutor em Educação pela FEUSP, Professor Titular do PPGEduC-UNEB (Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – Universidade do Estado da Bahia). Pesquisador associado do Laboratoire EXPERICE (Université de Paris 13 - Paris 8), membro do Conselho de Administração da Association Internationale des Histoires de Vie em Formation et de la Recherche Biographique en Education (ASIHIVIF-RBE). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph). Secretário Geral da ANPEd (2011/2013), Diretor Financeiro da ANPEd (2013/2015). Coordenador da Câmara de Ciências Humanas da FAPESB (2013/2015). Coordenador do Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral (GRAFHO). Diretor das coleções “(Auto)biographie et Education” Editora Téraèdre/France e “Pesquisa (Auto) Biográfica e Educaçao” Editora EDUFRN-Paulus/Brasil em colaboração com Christine Delory-Mombeger e Maria da Conceição Passeggi e da coleção “Narrativas, Autobiografias e Educacção” Editoral FFyL/UBA em parceria com o LPP-CLACSO/Argentina, em colaboração com Christine Delory-Mombeger e Maria da Conceição Passeggi e dirigida por Daniel Hugo Suárez. Suas pesquisas têm se concentrado na vertente teórico-metodológica da pesquisa (auto)biográfica, ruralidades e multisseriação, com destaque para análise dos sujeitos, instituições e práticas pedagógicas de escolas rurais.

Ana Luiza Grillo Balassiano

Doutora em Ciência da Educação - Université de Paris 13/ Sorbonne-Cité. Doutora Educação - História da Educação pela Universidade de São Paulo (USP) com período de estágio no exterior na Université de Paris 13/ Sorbonne-Cité (bolsa CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Arquiteta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Centro de Pesquisa Interuniversitário EXPERICE (Paris 13 /Paris8). Pesquisador do Laboratório Educação e República do ProPed/Uerj com bolsa PROATEC-UERJ. Professora responsável pelo Centro de Documentação e Memória (CDM) do Liceu Franco-Brasileiro/ RJ. Suas pesquisas destacam os estudos sobre os liceus franceses e a difusão da cultura francesa no exterior, em particular, no Rio de Janeiro. A partir da perspectiva da pesquisa biográfica em educação analisa em diferentes contextos a “confrontação-contato” com o outro onde o conceito de lugar e (des) lugar se torna um dos eixos de análise.

Anne-Marie Milon Oliveira

Professora-Adjunta UERJ/FE - RJ. Docteur en Sciences de 1'Education. Université Pa­ris VIII, França. Mestre em Educação FGV/IESAE, RJ, Brasil, Maitre en Lettres-Modernes. Université Paris-Sorbonne, França e Licenciée en Lettres-Modernes, Université Paris-Sorbonne, França. Desenvolve uma pesquisa, com estudantes de graduação em pedagogia da Faculdade de Educação da UERJ sobre o tema: Autobiografia e formação: um caminho para a construção da autoria docente. Participou do grupo de pesquisa - Instituições, Práticas Educativas e História, coorde­nado por Ana Chrystina Venâncio Mignot (UERJ/PROPED -2010-2011). 

Sobre os autores:

Ana Sueli Teixeira de Pinho

Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Professora da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Pesquisadora do GRAFHO/PPGEduC/UNEB/CNPq. Membro da equipe do Projeto de Pesquisa Ruralidades diversas – diversas ruralidades (FAPESB/CNPq). Tem se dedicado a pesquisa sobre classes multisseriadas em escolas rurais, refletindo a questão do tempo escolar.  

Anete Abramowicz

Socióloga. Doutora em Educação.  Professora Titular do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista Produtividade do CNPq. Editora Responsável Da Revista Eletrônica de Educação da UFSCar (REVEDUC) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa:  Estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e praticas da diferença.  

Carina Kaplan

Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e mestre em Ciencias Sociais e Educação pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais. Pós-doutorado no ProPEd, Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e técnicas (CONICET), professora titular de Sociologia da Educação da Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidade Nacional da Plata e professora adjunta de sociologia da educação e em Teorias sociológicas da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA. Diretora do Programa de Investigação de transformações Sociais, Subjetividade e Processos Educativos do Instituto de Investigações em Ciência da Educação da UBA.

Christophe Niewiadomski

Professor em Ciência da Educação na Universidade SHS – Lille 3. Diretor da Faculdade de Ciência da Educação na Universidade SHS – Lille 3 e diretor da equipe de pesquisa Profeor-Cirel. Autor de vários livros e artigos consagrados a histórias de vida, estes trabalhos interrogam a especificidade da pesquisa biográfica no campo da formação de adultos, do meio sócio-educativo e da saúde.

Christine Delory-Momberger

Professora em Ciências da Educação na Universidade de Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Diretora adjunta do Centro de Pesquisa Interuniversitário EXPERICE (Paris 13 /Paris 8), onde dirige o eixo de pesquisa “O sujeito na cidade. Educação, socialização, biografização”. Presidente do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica em Educação (CIRBE). Suas pesquisas visam a compreen­der o lugar da “biografia” na construção do sujeito, mediante os processos de educação, de formação e socialização e se desenvolvem em diferentes campos e níveis: relações do global e do local, intervenção social e inserção, situações de precariedade e de exclusão, transformações sociais (gênero, parentais, comunicação e tecnologias modernas), escola. Diretora de diversas coleções: “L’écriture de la vie” aux éditions Téraèdre; em colaboração com Elizeu Clementino de Souza e Maria da Conceiçáo Passeggi, as coleções: “(Auto)biographie et Education” Editora Téraèdre/France e “Pesquisa (Auto) Biográfica e Educação” Editora EDUFRN-Paulus/Brasil; com Elizeu Clementino de Souza, Maria da Conceiçáo Passeggi e Daniel Suarez “Narrativas, Autobiografias e Educación” Editoral FFyL/UBA em parceria com o LPP-CLACSO/Argentina. É igualmente diretora cientifica da Revista Le sujet dans la Cité. Revista Internacional de pesquisa biográfica.

Elsa Lechner

Doutora em Antropologia Social pela Ecole des Hautes Éudes en Sciences Dociales, Paris (2003). Investigadora principal no Centro de Estudos Sociais
da Universidade de Coimbra. Doutorada em Antropologia Social pela
Ecole Des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2003). Foi Visiting
Scholar na Universidade de Berkeley. É actualmente Fulbright Visiting
Scholar no Departamento de Estudos Portugueses e Brazileiros na Brown
University e no Deparamento de Portugues e Espanhol da Rutgers
University, USA. Trabalha sobre pesquisa biográfica no estudo das
migrações.

Ione da Silva Jovino

Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuou como professora de Português e técnica pedagógica na Educação Básica da rede pública em São Paulo. Realiza pesquisas e projetos de extensão nas áreas de relações étnicorraciais, juventude e infância. Atua como formadora nas áreas de metodologia de ensino, educação e diversidade étnicorracial. Integra o Nucleo de Relações Étnicorraciais, Gênero e Sexualidade (NUREGS/UEPG) e o Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade da UEPG.

Jussara Fraga Portugal

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha. Licenciada em Geografia. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação – Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve trabalhos no contexto da formação – inicial e continuada – de professores de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, diversas linguagens e ensino de Geografia, Histórias de vida e narrativas autobiográficas de professores, Planejamento e Avaliação da aprendizagem. Líder do Grupo de Pesquisa Geo(BIO)grafar: Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores e pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Sócia efetiva e secretária adjunta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.

Marly de Jesus Silveira

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, área Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense - Rio de Janeiro; Professora Adjunta da Universidade de Brasília - Distrito Federal; Pesquisadora da REDECENTRO - Pesquisadores sobre Professores na Região Centro Oeste; Colaboradora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT/SP; Realizando Estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Laboratório Educação e Imagem.

Nilda Alves

Possui licenciatura e bacharelado em Geografia pela Universidade do Brasil (1965) e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Ursula (1975). Possui doutorado em Ciências da Educação, pela Université de Paris V (René Descartes) (1980) e fez o pos-doutorado no INRP (1989). Professora titular da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), aposentada, com contrato de professora visitante senior (até 2016) atuando na pós-graduação (ProPEd; http://www.proped.pro.br) e coordenando o Laboratorio Educação e Imagem (http://www.lab-eduimagem.pro.br). E lider do GRPesq/CNPq “Curriculos, redes educativas e imagens”. Organizadora de coleções e series (Cortez, DPA, e Dpet Alli). Tem livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem experiência na area de Educação, com enfase em curriculos, atuando principalmente nos seguintes temas: cotidianos e curriculos, tecnologias, imagens e narrativas.

Sonia Kramer

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação da PUC-Rio, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura/INFOC, o Curso de Especialização em Educação Infantil, o Curso de Especialização em Estudos Judaicos e o Programa de Formação e Intervenção em Escolas da Baixada Fluminense. Bolsista de
Produtividade do CNPq.  Autora de livros e artigos, entre eles: Infância, Educação e Direitos Humanos; Por entre as pedras: arma e sonho na escola; Educação Infantil: formação e responsabilidade.

Véronique Francis

Professora em Ciência da Educação na Escola Superior do Professorado e da Educação (ESPE) da Universidade de Orleans. Desenvolve suas pesquisas no GREF (Grupo de pesquisa em Educação e em Formação). Responsável pelo eixo que trabalha sobre os parceiros educativos. É também pesquisadora na equipe Educação Familiar e Intervenções sócio-educativas no sentido das famílias (EA 1389) da Universidade Paris-Ouest-Nanterre e suas pesquisas atuais se inserem nos estudos sobre os lugares e as figuras da criança negra na literatura para a juventude. È também redatora chefe da Revista Internacional de Educação Familiar (RIEF). http://www.cairn.info/revue-la-revue-internationale-de-l-education-familiale.htm. Seus estudos sobre o processo biográfico em educação familiar produziram diferentes publicações: "Le parent biographe. Etude des écritures de naissance et journaux de naissance". http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/252 e "Lire, écrire, « poster » en famille : les carnets et blogs de voyage" 
http://
www.cairn.info/revue-informations-sociales-2014-1-page-76.htm.

Virgínia de Oliveira Silva

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004); mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999); especialista em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987); bacharel e licenciada em Letras - Português/Literaturas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986); e graduada em Comunicação Social - Radialismo e TV, pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Públicas, Gestão Educacional e Participação Cidadã”. Coordenadora do Projeto Cinestésico - Cinema e Educação, do Projeto Educação Legal e do Laboratório de Roteiros para Jovens do Interior da Paraíba - JABRE. Co-organizadora dos dois volumes do livro “Educação na Paraíba: análises e perspectivas”. Autora dos livros de poesia “Temporal” e “Espelho de Palavras”. Roteirista e Diretora, dentre outros, de “Ditadura na Paraíba” (2014); “Adiós, Jampa Vieja!” (2013); “Puta Luta” (2009); “Mulheres em Campus” (2008); “Ditados Populares” (2008); “Aceita uma balinha?” (2007). Co-roteirista e codiretora de “Diabolin” (2014).