Capa do livro: POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES:<BR> contribuições de paulo freire

POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES:
contribuições de paulo freire

Autores: Ana Maria Saul - Denise Regina da Costa Aguiar

O livro apresenta o resultado de pesquisas que investigaram políticas e práticas de currículo,  inspiradas na proposta de Paulo Freire, com a intenção de analisar a influência e recriação da matriz de pensamento freireano. Os capítulos foram escritos a partir de sete dissertações e uma tese desenvolvidas entre 2006 e 2011, no Curso de Pós-Graduação em Educação : Currículo da PUC/SP, sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria Saul. Os resultados das pesquisas demonstraram possibilidades de recriar a escola com políticas e práticas pedagógicas emancipatórias que puderam ser gestadas e experienciadas. 

Impresso
de R$ 50,28 por
R$ 43,08
Digital
de R$ 50,28 por
R$ 35,20

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0147-7
DOI: 10.24824/978854440147.7
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS E PRÁTICAS CURRICULARES:<BR> contribuições de paulo freire

Ana Maria Saul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da PUC/SP desde 1970 e atualmente atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação: Currículo e no Mestrado Profissional:  Formação de Formadores. Coordena a Cátedra Paulo Freire dessa instituição, onde desenvolve ensino e pesquisa. Orienta e desenvolve pesquisas sobre: políticas públicas, currículo, formação de educadores, pensamento freireano e avaliação educacional. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira. A pesquisa desse grupo visa a identificar e analisar a influência do pensamento de Paulo Freire na educação pública brasileira. É membro da Comissão Editorial da Revista Científica e-Curriculum). Pesquisadora nível 1 do CNPq. Coordenadora da Rede Freireana de Pesquisadores. Parecerista da CAPES, CNPq e FAPESP.

Antonio Fernando Gouvêa da Silva

Bacharel e Licenciado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1980) e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atuou como professor no Ensino Fundamental e Médio e no Ensino Superior em universidades públicas e privadas. Presta serviços de assessoria a Secretarias de Educação na implementação de movimentos de reorientação curricular. Professor de Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, na Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba, atuando como pesquisador nas áreas de Currículo Crítico, Políticas Curriculares e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Biologia.

Denise Regina da Costa Aguiar

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André (1990), graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ PUC-SP (2011) e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo pela PUC/SP. Integra o grupo de pesquisa da Cátedra Paulo Freire, coordenado pela Profª Drª Ana Maria Saul. Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da UNINOVE e Professora Titular do curso de Pedagogia da UNICASTELO. Atua na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, desde 1991, como professora, coordenadora pedagógica e supervisora escolar.

Elenir Aparecida Fantini

Mestra em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Integra o grupo de pesquisa da Cátedra Paulo Freire, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, sob a coordenação da Profª. Drª. Ana Maria Saul. Atua na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, e na Rede Estadual de Ensino desde 2001, como professora de inglês, português e sala de leitura.

Maria Fátima da Fonseca

Pedagoga e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Integrou o grupo de pesquisa da Cátedra Paulo Freire, no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, sob a coordenação da Profª. Drª. Ana Maria Saul. Professora. Atualmente atua como Coordenadora Pedagógica de Língua Portuguesa EF I e II na Comunidade Educativa CEDAC e dedica-se a estudos e reflexões sobre Leitura.

Patricia Lima Dubeux Abensur

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.  Atua como Técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Desenvolvimento de Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – CEDESS/UNIFESP e integra a equipe docente da disciplina “Formação Didático-Pedagógica em Saúde”. Participa da Rede UNIVERSITAS/BR, desde 2011, em estudos e pesquisas sobre a Educação Superior no Brasil. 

Simone Fabrini Paulino

Pedagoga com Especialização em Educação Inclusiva e Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, pesquisadora do tema participação na escola pública, desenvolve cursos e palestras na área de educação e é professora de Educação Básica da Rede Municipal de São Bernardo do Campo.

Solange Aparecida de Lima Oliveira

Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Professora de Ensino Fundamental e Médio desde 1988. Atua na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2010 como professora e coordenadora pedagógica. Integra a comissão executiva do CRECE da DRE Pirituba/SP.

Sonia Regina Vieira

Possui graduação em História pela Universidade São Paulo – USP.  Mestrado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Atua na Rede Particular de Ensino, como professora e na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, desde 1993, como professora e coordenadora pedagógica.