Autores: Eliseu Riscaroli
Se a infância tem se constituído num conjunto de desafios de toda ordem nos últimos tempos. Se até o Sec. XIX ela sequer era considerada como uma fase da vida do ser, no século seguinte, passamos por atribuí-la toda sorte de mazelas, incompetências, aforismos, achados pedagógicos, desvios de conduta, faz de conta e uma série sem fim de adjetivos mesquinhos em nome de uma pedagogia moderna das competências avalizada por Perrenoud (2013; 2000; 1999; e Delors (2012) cuja competência é discutível, mas que povoa a cabeça dos professores. Tudo isso com a benção da políticas do Banco Mundial (BM), Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e outras agencias mui interessadas na educação infantil. Mas criar escolas e creches não é uma obra de difícil execução. A parte mais delicada é propor uma forma de educação destes que serão o futuro da nação, embora eles não tenham opinado sobre este futuro. Para suprir esta lacuna, aparecem filosofias pedagógicas que vão desde Rousseau, Comenius, Kant, Montessori, Freinet, Malaguzzi, Lipmam, Ferreiro, entre outros. Por ultimo, a competência do sistema está colocada em xeque quando os programas, projetos e políticas – RCNEI, PNQEI, PRO INFANCIA, PRO-INFANTIL obriga o Mec a criar um pacto pela alfabetização na idade certa - pnaic. Ora, temos aqui uma denuncia de que o sistema falhou. Pergunto: o que é idade certa pra ser alfabetizado quando a psicologia já nos disse, via Freud e Vigotsky, Wallon que o sujeito amadurece depois de passar pelos estágios de desenvolvimento. Tais estágios estão descritos como zona de desenvolvimento proximal e não como idade fixa.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0106-4
DOI: 10.24824/978854440106.4
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 278
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Eliseu Riscaroli
Pós doutor pela Universidade de Coimbra – CEIS XX Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX. Doutor pela UFSCar – área de fundamentos da educação (2007). Mestre e Pedagogo pela UMFT. Professor adjunto na UFT, cadeira de filosofia da educação estuda e pesquisa sobre gênero, infância, sexualidade e direitos humanos com ênfase em LGBT. Organizador do Seminário Gênero e Educação – 2004 a 2012. Organizador das obras: Direitos Humanos e Diversidade de Gênero (2012), Pluralidades de Gênero, Sexualidades e Educação (2012), Cruzando Fronteiras – leituras em gênero, literatura e educação (2013), Direitos Humanos, Democracia e Justiça: percepções literárias, jurídicas e filosóficas sobre a diferença (2014).