Capa do livro: AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR CATARINENSE

AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR CATARINENSE

Autores: MALU ALMEIDA - CARLOS ALBERTO BERTAIOLLI

 Esta produção é resultado da pesquisa efetuada no contexto do Curso de Pós-Graduação Stricto-Sensu – Mestrado Acadêmico em Educação – da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). O objeto de estudo foi o Ensino de História na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), com ênfase no caderno intitulado “Disciplinas Curriculares”, o qual contém os pressupostos que o documento elenca como básicos para nortear o trabalho dos professores de História na Educação Básica. Inicialmente a pesquisa apresenta uma discussão acerca dos fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa, seguida de um estudo sobre o Estado da Arte das pesquisas sobre o Ensino de História no Brasil nos últimos dezesseis anos. Efetiva-se um estudo sobre a História da política pública investigada, compreendendo-a como um documento que, mesmo sendo legitimado pelo Estado de Santa Catarina em épocas de Neoliberalismo, assume como referencial teórico o Materialismo Histórico. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0042-5
DOI: 10.24824/978854440042.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA NA PROPOSTA CURRICULAR CATARINENSE

 Carlos Alberto Bertaiolli

Possui graduação em História, especialização em Metodologia do Ensino de História e Mestrado em Educação (UNIPLAC 2013), área de concentração em Políticas e Processos Formativos em Educação. Atua como historiador e professor do Ensino Básico (Sistema de Ensino Energia – Unidade Lages) e do Ensino Superior (Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC). Também é pesquisador em educação, sendo integrante do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior da Região Sul (GEPES SUL). Atuou como pesquisador voluntário no projeto do OBEDUC UNIPLAC/UNICAMP/UNIOESTE intitulado "Relação entre o desempenho dos alunos de escolas estaduais das regiões Sudeste e Sul, segundo a Prova Brasil e o Censo Escolar de 2009: a formação e a atuação de seus professores". Foi membro da Comissão de Sistematização do Curso de Graduação em História da UNIPLAC Lages, SC, em 2012.

 

Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Possui graduação em História e Pedagogia. Mestre e Doutora pela Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, área de concentração Filosofia, História e Educação. Pós-doutora pelo IG, UNICAMP, Departamento de Política, Ciência e Tecnologia, sob supervisão o Prof. Dr. Renato Dagnino. Pesquisadora do CNPq (2009-2011). Pesquisadora do CNPq, CAPES/INEP. Docente Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Desde 2003 é Pesquisadora do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (GEPES), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Região Sul (GEPES SUL), vinculado ao GEPES NACIONAL da UNICAMP.