Autores: Cláudio Pinto Nunes - Heldina Pereira Pinto Fagundes
Esta coletânea, organizada por Claudio Pinto Nunes e Heldina Pereira Pinto Fagundes, é composta por quinze textos, os quais podem ser assim compreendidos: 1. Questões sobre prática pedagógica; 2. Questões de formação; 3. Questões sobre a organização escolar, os quais articulam-se e distanciam-se, em alguns momentos do conjunto de um sistema normativo sobre a profissão e dos modos próprios como os autores dos textos dialogam sobre um corpo de sabres construído pelos professores.
A densidade das discussões, tanto teóricas quanto metodológicas, mobilizaram os autores frente a questões contemporâneas sobre a profissão, a formação e o trabalho docente, na medida em que sistematizam aspectos e olhares diversos sobre prática pedagógica, formação de professores e organização escolar frente aos constantes desafios contemporâneos e cotidianos que são lançados sobre a profissão e o desenvolvimento profissional docente.
Desejo que o livro possa contribuir e ampliar para reflexões ainda mais amplas sobre a formação, o trabalho docente e a emergências e outras tantas questões sobre os diferentes modos de ser e estar na vida e na profissão.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-925-1
DOI: 10.24824/978858042925.1
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Pós-Doutora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Doutora em Educação (Educação Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM) na UFSCar e é pesquisadora do grupo PRAPEM/GEPFPM na Unicamp.
Carmem Lúcia Eiterer
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEJA).
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância e Educação Infantil (UESB/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social (UNEB/CNPq).
Claudio Pinto Nunes
Pós-doutor em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); pesquisador do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT).
Dinalva de Jesus Santana Macedo
Mestre e doutoranda em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); professora em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia.
Domingos Rodrigues da Trindade
Mestre e doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); pesquisador do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire/UNEB e do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Ecologia Humana/UnB.
Heldina Pereira Pinto Fagundes
Doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Isabel Cristina de Jesus Brandão
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).
José Aparecido Alves Pereira
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) pesquisador do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE).
Jorge Luís Rodrigues dos Santos
Doutorando em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Mestre em Educação pela mesma universidade; professor da rede estadual de educação do Rio de Janeiro.
Júlio Emílio Diniz-Pereira
Doutor em Educação, pela Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, nos Estados Unidos; professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor visitante nas seguintes universidades nos Estados Unidos: Universidade do Estado de Wisconsin, em Madison, e na Universidade de Washington, em Seattle; pesquisador do Núcleo de Pesquisas sobre a Profissão Docente (PRODOC) e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: Formação e Pesquisa (NEJA).
Jurenilda Prado Oliveira
Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais); graduação em Pedagogia (UESB); membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Políticas e Práticas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (GEPHEJA).
Magnara Moreira Santos Dias
Pedagoga; especialista em Política, Gestão e Práxis Educacionais, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); graduação em Pedagogia (UESB); professora da educação básica na rede municipal de Vitória da Conquista – BA; pesquisadora do pesquisador do Grupo de Pesquisa em Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT).
Marcelo Edgardo Reinoso Faúndez
Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); educador, capacitador e avaliador em projetos educativos do 'Programa Interdisciplinario de Investigaciones en Educación' (PIIE), Chile.
Márcia Cristina Rocha de Sousa Vieira
Mestranda em Teologia, na linha de pesquisa: Educação Infância e Juventude pela Escola Superior de Teologia (EST); especialista em Política do Planejamento Pedagógico pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); especialista em Interdisciplinaridade na Educação Básica pela FACINTER; professora da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG).
Maria de Lourdes Rocha de Lima
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (PUC/RJ); professora aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Maria Reneude de Sá
Doutora e mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
Marina Graziela Feldmann
Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nilma Margarida de Castro Crusoé
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB; pesquisadora Grupo de Estudo e Pesquisa em Pratica Pedagógica em Espaços Educacionais (GEPPE).
Sandra Alves de Oliveira
Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); professora da Educação Básica do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba-BA).
Sheila Cristina Furtado Sales
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB; pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Políticas e Práticas de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (GEPHEJA).
Sônia Maria Alves de Oliveira Reis
Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) pesquisadora do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE)
Tatyanne Gomes Marques
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); pesquisadora do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE).