Capa do livro: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE EM DIFERENTES PERSPECTIVAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE EM DIFERENTES PERSPECTIVAS

Autores: Shelton Lima de Souza

Hoje, sobretudo pelas constantes mudanças que a sociedade vem apresentando, não se pode ter uma única metodologia para se ensinar línguas, ainda mais quando nos referimos ao português brasileiro. Este, já algumas décadas, não é mais considerado um elemento monolítico e que, por ventura, deva ser ensinado apenas de uma forma única. A pouca visibilidade dada aos grupos indígenas e à comunidade surda e, por conseguinte, às suas línguas, apresentou aos linguistas, especialmente àqueles preocupados com questões de ensino, diversas questões que precisam ser refletidas: qual é a natureza dos ensinos de português como L1 e L2 e quais são seus objetivos? Qual é a relação entre o português brasileiro falado por pessoas de baixo prestígio social e o português padrão? Os livros didáticos já incorporaram uma visão heterogênea de língua ou continuam tratando o português como uma realidade única? Os professores de português estão preocupados em criar ações pedagógicas que aumentem o nível de letramento formal de seus alunos? Os órgãos oficiais de educação no nível municipal, estadual e federal criam ações para assegurar o direito de alunos indígenas, que estudam em escolas urbanas, a aprender português? Que estratégias as escolas de ensino bilíngue e, por extensão, os professores dessas escolas estão desenvolvendo para sanar as principais dificuldades enfrentadas por alunos surdos ao aprenderem português? Estas questões não são fáceis de serem respondidas. Com o intuito de contribuir com essas possíveis respostas, o livro Ensino de Língua Portuguesa na Contemporaneidade em Diferentes Perspectivas é uma coletânea de artigos desenvolvidos por pesquisadores brasileiros que se debruçaram, por meio de suas pesquisas acadêmicas, na difícil tarefa de refletir sobre o ensino de português no Brasil, a partir das novas realidades linguísticas criadas pela contemporaneidade.

Impresso
de R$ 45,48 por
R$ 41,88
Digital
de R$ 45,48 por
R$ 31,84

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0030-2
DOI: 10.24824/978854440030.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 172
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CONTEMPORANEIDADE EM DIFERENTES PERSPECTIVAS

Shelton Lima de Souza 

 

 Mestre em Linguística pela Universidade de Brasília – UnB e doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É graduado em Letras-Português do Brasil como Segunda Língua pela UnB. Foi professor efetivo da educação básica - Ensinos Fundamental e Médio - na Secretaria de Educação de Goiás – SEDUC-GO, lecionando a disciplina de Língua Portuguesa. Nesse mesmo tempo, atuava no Centro Universitário do Planalto Central – UNIPLAN, ministrando as disciplinas de Fonética e Fonologia no curso de Fonoaudiologia e Língua Portuguesa no curso de Farmácia. Atualmente, é Professor Assistente II de Linguística e Língua Portuguesa no Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre – CELA/UFAC. Suas principais áreas de atuação são: teoria e análise linguística (Fonética/Fonologia e Morfossintaxe de línguas indígenas como Xerente-Jê e Jaminawa-Pano), ensino de Língua Portuguesa como L1/L2, Gêneros Textuais e Análise do Discurso de/sobre homossexuais nas mídias eletrônicas.