Capa do livro: AMAZÔNIA EM DIÁLOGO: <br>da formação às práticas docentes na educação básica

AMAZÔNIA EM DIÁLOGO:
da formação às práticas docentes na educação básica

Autores: Aline Andréia Nicolli - Andréa Maria Favilla Lobo

O primeiro volume do livro “Amazônia em diálogo:...” objetiva promover o diálogo de professores/pesquisadores de diferentes estados da região amazônica e/ou de professores/pesquisadores da região amazônica com professores/pesquisadores de outras regiões do país. Cada capítulo foi produzido de forma a possibilitar a discussão sobre a formação de professores pelo viés dos “ensinos de...” o que permitiu a escolha do título: “Amazônia em diálogo: da formação às práticas docentes na Educação Básica”.

Entendemos que a presente temática tem sido alvo de muitas pesquisas e publicações e, por isso, este campo de estudos se apresenta como um desafio para profissionais que atuam na Educação, especialmente para aqueles que são responsáveis pelos processos formativos que ocorrem nas Universidades e que repercutem nas escolas e, principalmente, nos espaços das salas de aulas, por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas. Assim sendo, acreditamos que o diálogo entre pesquisadores da amazônica, assim como de outras regiões do país, poderá contribuir significativamente com as demais reflexões e estudos já produzidos nos últimos anos sobre a temática em tela.

Apresentamos, então, aos leitores a “Amazônia em diálogo”, com a expectativa de que esta iniciativa possa estimular o lançamento de novos/outros olhares à temática por parte de pesquisadores e docentes que se preocupam com a qualidade da educação, não só na Amazônia, mas em todas as regiões de nosso país.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-648-9
DOI: 10.24824/978858042648.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AMAZÔNIA EM DIÁLOGO: <br>da formação às práticas docentes na educação básica

Aline Andréia Nicolli                  

        

É Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Educação e Pós-doutora em Educação Científica e Tecnológica. Atualmente é Professora Adjunta II, no Centro de Educação, Letras e Artes, na Universidade Federal do Acre.  Atua na Educação desde 1992. Iniciou sua trajetória profissional atuando na Educação Infantil, posteriormente atuou no Ensino Fundamental – anos inicias e no Ensino Fundamental – anos finais, com a disciplina de Ciências. Durante três anos desenvolveu atividades no Ensino Médio. Atuou também como integrante da Equipe Pedagógica, na Secretaria Municipal de Educação de Concórdia, SC. Desde 1997 desenvolve atividades no Ensino Superior, atuando, principalmente, na Formação de Professores, nos Cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Química.

 

Amarilis Coragem

 

Graduada em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), com Mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes e Educação, com ênfase em Educação Artística e Educação Infantil.

 

Andrea Maria Favilla Lobo

 

Graduada em Artes Cênicas pela UniRio, Mestre e Doutora em Educação e professora do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas: teatro da Universidade Federal do Acre. É atriz, foi professora da rede municipal de ensino por doze anos em Vitória – ES e é líder do Grupo de Pesquisa em Artes da Amazônia-GRUPA.

 

Anelise Maria Regiani

 

Bacharel em Química com Mestrado e Doutorado em Físico-química pela Universidade de São Paulo, campus de São Carlos. Realizou Estágio Pós-doutoral em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. É docente da Universidade Federal do Acre e desenvolve pesquisas em Ensino de Química e Saberes de Sociedades Tradicionais e Ensino de Química e Deficiência Visual.

 

Carlos Alberto Gaia

 

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará UEPA (2006); Especialização em Fundamentos da Matemática Elementar UEPA (2008); Especialização em Educação do Campo Desenvolvimento e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Pará UFPA (2009), Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA em andamento; Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2012). Atualmente é professor do quadro efetivo - Secretarias Municipal e Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: didática da matemática, etnomatemática; educação do campo; práticas sociais e formação docente. É professor do Ensino Básico desde 1994 com experiências no ensino fundamental da 6º a 9º série, EJA e Ensino Médio Modular, Docência no Ensino Superior em Cursos de Licenciatura, Formação de Professores, Parfor/UFPA/2010/2011/2012.

 

Carlos Eduardo Ribeiro

 

Bacharel em Filosofia pela FFLCH-USP (2002). Estudou com a Dra. Scarlett Marton no mestrado (Filosofia do Perigoso Talvez – Ensaio sobre o Para além de bem e mal de Nietzsche, 2004). Doutor em Filosofia com tese sobre o pensamento de Michel Foucault com Dr. Vladimir Safatle (Foucault: uma arqueologia política dos saberes, 2010). Participou do GEN (Grupo de Estudos Nietzsche) entre 1999 e 2004 e do Latesfip – (Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise) entre 2005 e 2010 - USP. Atualmente é líder, junto do Prof. Dr. Alexandre Filordi, do Grupo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Contemporâneo Francês GEPPCOF - UNIFESP. É professor de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, com pesquisa sobre a filosofia foucaultiana (Foucault e a Política; Entre o poder o direito: por uma genealogia do Estado Moderno em Foucault), e sobre Estética da Dança Contemporânea (Dança e Pensamento). Recentemente tem publicado artigos nas diferentes interfaces das áreas de Filosofia, Educação e Artes tais como: O arqueólogo do saber é um leitor de Nietzsche? Nietzsche como enunciado. Cadernos Nietzsche, 2012; Foucault-arqueólogo, um experimentalista do saber. ETD. Educação Temática Digital, 2010; Um ponto de partida das histórias foucaultianas da sexualidade: corpo e individualidade em o Nascimento da Clínica. IHU On-Line (UNISINOS. On-line), 2010. Dançarino, atua ainda junto ao Estúdio Nova Dança em São Paulo, desde 2010, como aluno-participante com destaque na participação do grupo de Estudos Práticos da Coordenação Motora (supervisão de Lu Favoreto) que resultou no material criativo em dança contemporânea intitulado Momento a Momento – O Mesmo e o Outro (processo criativo em http://caduspiano.wordpress.com)

 

Elione Maria Nogueira Diógenes

 

         Trabalhou como professora da rede pública de educação básica do Ceará no período de 1994 a 2010. No contexto atual é professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, especificamente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem formação em História e é mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. É líder do GEPE (grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira) e faz parte dos seguintes grupos: "Gestão e Avaliação Educacional (GAE)", "Juventudes, culturas e formação", "Caminhos da Educação em Alagoas" e "História da Educação no Ceará", onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação.

 

Elizandra Rêgo de Vasconcelos

 

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2009) com Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2011) e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é docente no ensino superior no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR. Exercendo pesquisa em Educação em Ciências com os principais focos em Desenvolvimento Sustentável, CTS, e formação inicial e continuada de professores.

 

Fábio Peres Gonçalves

 

Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente no Departamento de Química e no PPGECT da UFSC.

Mais informações acessar: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C733361.

 

Gerson de Souza Mól

 

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Química pela UFMG e Doutor em Ensino de Química pela UnB. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB. É autor e coordenador do livro Química Cidadã, parecerista de diversas revistas cientificas, assessor da Capes e do CNPq e diretor da Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química. Foca sua pesquisa na área de inclusão, com foco no Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual, e no uso de novas tecnologias.

 

Itamar Miranda da Silva

 

Doutorando em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. Licenciado em Matemática, pela Universidade Federal do Acre (2001), Especialista em Ensino de Matemática, pela Universidade Federal do Acre e Bacharelado em Direito também, pela Universidade Federal do Acre( 2010). Atualmente é professor efetivo, do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Trans(formar) que pesquisa a formação do professor e do formador de professor em Ciências e Matemática; GEDIM que pesquisa e estuda a didática da matemática e GEPECAC que pesquisa e estuda o ensino de ciências.

 

Janderson Vieira de Souza

 

Professor Assistente e Coordenador do curso de Especialização em Educação Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína, com projeto de extensão e pesquisa ligado ao Laboratório de Ensino de Matemática. Possui a titulação de Mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG). Especialista em: Matemática (UFG) e Métodos & Técnicas (UNIVERSO). Licenciado em Matemática (UFG). Encontra-se em Doutoramento em Educação em Ciências e Matemática (UFPA), onde é participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ), vinculado ao projeto Alfabetização Matemática na Amazônia Ribeirinha: condições e proposições, apoiado pelo Programa Observatório da Educação (CAPES/ INEP).

 

José Messildo Viana Nunes

 

Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA 1998); com Aperfeiçoamento em Informática Educativa (UEPA, 1999); Especialização em Educação Matemática (UEPA, 2000); Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2007) e Doutorado em Educação Matemática pala Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor da Universidade Federal do Pará, com experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Argumentação em Matemática, História da Matemática, Didática da Matemática, Aprendizagem Significativa e Formação de Professores das Séries Iniciais.

José Paulo G. Assunção

 

Licenciado em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2006). Atualmente é Docente efetivo da Escola prof. Generosa - SEMED Baião. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação do Campo, Formação de Professores.

Micael Côrtes

 

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - UNESP/FCL - Campus de Araraquara e Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda-CUML-PPGE/ Ribeirão Preto -SP. E licenciado em Pedagogia pela UNESP/ FCL - Campus de Araraquara -SP. Possui experiência na área de Ensino em Teatro e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: Teatro: artístico e pedagógico; Formação do Artista-Docente: Professor de Teatro e Representações Sociais e Teatro. Coordenou o projeto - Portas EntreAbertas - O Brincar com o Fazer Teatral como Possibilidade de (Re)segnificar (Re)encantar o Espaço Escolar - na Escola Estadual Bento de Abreu / Araraquara-SP entre 2003 a 2006. Realizou também de 2008 a 2009 um processo de trabalho com Teatro no Presídio do interior de São Paulo. Realizou enquanto Bolsista da CAPES - modalidade PDEE (12/2009 a 11/2010) uma investigação científica na Universidade Clássica de Lisboa sob a coorientação da Profa. Dra. Olga Pombo do Centro de Filosofia das Ciências CFCUL. Atualmente é Professor Assistente DE no Curso de Artes Cênicas: Teatro da Universidade Federal do Acre-UFAC.

 

Nádia Magalhães da Silva Freitas

 

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), com mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2008). Foi professora universitária efetiva da Universidade Federal de Roraima (1992-2008). Atualmente é professora universitária efetiva da Universidade Federal do Pará, com atuação no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Tem experiência na área de Educação em Ciências, tratando dos seguintes temas: questões sociambientais, educação científica para o contexto amazônico, temas sociocientíficos, educação para o desenvolvimento sustentável. Também discute temas como capital social, desenvolvimento local e nutrição.

 

Suzani Cassiani

 

Licenciada em Ciências Biológicas com Mestrado e Doutorado em Educação pela UNICAMP. É Professora Associada no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação e como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). É investigadora na área de Pesquisa em Educação em Ciências e Tecnologias, com ênfase na análise do discurso e estudos CTS, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores e prática pedagógica, educação CTS latino-americana, funcionamento da linguagem na educação formal e não formal.

 

Tadeu Oliver Gonçalves

 

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1976), mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2000). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ desde agosto de 1976, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ASSOCIADO I. É docente Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências em Matemática - Mestrado - do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UFPA, desde o seu início, em 2002. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores e de Professores de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, ensino-aprendizagem, história da matemática e ensino da matemática.

 

Tânia Mara Rezende Machado

 

         Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), na área de Currículo. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais e curriculares, formação de professores e ensino de História.