Autores: Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Este livro reúne artigos de pesquisadores nacionais e internacionais em torno da temática da alfabetização/literacia científica. Essa temática quando inserida nas situações educativas em sala de aula da educação básica demanda uma abordagem em que os conteúdos científicos sejam ressignificados em um contexto sócio-cultural que permite aos estudantes compreenderem os processos da natureza sob a perspectiva dos processos da vida cidadã.
Assim, o desafio desta obra: Ensino de Ciências: múltiplas perspectivas, diferentes olhares é oferecer ao leitor reflexões sobre as possíveis inserções de atividades de ensino e de aprendizagem das Ciências no contexto escolar, promovendo a construção e aperfeiçoamento da cidadania dos estudantes da educação básica. Desse modo, os autores, nos seus respectivos capítulos, abordam a temática da alfabetização/literacia científica sob diferentes enfoques, demonstrando a complexidade do tema e as possíveis tendências que a área do ensino de Ciências pode seguir para que atenda às demandas formativas de cidadania dos estudantes em sala de aula.
O livro destina-se a professores formadores de professores, estudantes de licenciatura e pesquisadores do ensino de Ciências preocupados em compreender as possíveis inovações que podem ser implementadas no processo de ensino e aprendizagem das Ciências em uma sociedade transformada e transformadora em que as demandas formativas dos estudantes da escola básica se modificam de modo rápido, complexo e incerto.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-444-0028-9
DOI: 10.24824/978854440028.9
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Álvaro Lorencini Júnior
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP - São Paulo). Mestrado e Doutorado em Educação, área de Didática, pela USP. Professor do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR) da disciplina Didática das Ciências Naturais. Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e do Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática(PCM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR).