Autores: Dulce Cassol Tagliani - Marisa Porto do Amaral (organizadoras)
Neste livro, um grupo de professores e pesquisadores do Curso de Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG – interessados em despertar reflexões em outros professores que lidam com o ensino de línguas e questões de linguagem teorizam, expõem experiências e abordam preocupações comuns com extrema atualidade.
Diversidades de tendências complementam-se, temas entrelaçados delineiam uma paisagem em que docentes que atuam no ensino de línguas, através de diferentes abordagens teóricas, oferecem mais um instrumento de instigação para discussões e debates sobre possíveis modos de intervenção no processo ensino-aprendizagem.
Empenhados na formação continuada, buscando a integração da Universidade com o ensino, divulgando pesquisas, os autores dos artigos que constituem a coletânea organizada para a presente publicação repensam práticas tradicionais, sugerem novas metodologias, fornecem subsídios, enfim, contribuem com professores da área preocupados com a permanente revisão de seu fazer cotidiano em sala de aula.
Ainda que se distingam os estilos, os interesses individuais de pesquisa e as marcas da prática diária de cada um dos autores, o ponto comum dos artigos deste livro é o interesse em criar um contato profícuo entre colegas da academia e da comunidade.
Espera-se que este salutar trabalho de produção de conhecimento chegue ao público, ratificando nossa intenção de articular teoria e prática e constituindo-nos como mediadores comprometidos com a qualidade do processo didático do ensino de línguas.
Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Freitas Brisolara
Docente do Curso de Pós-Graduação em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-913-8
DOI: 10.24824/978858042913.8
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 112
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Dulce Cassol Tagliani
Concluiu o curso de Doutorado em Letras - Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas em 2009. Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, atuando no curso de graduação em Letras, do qual foi coordenadora entre 2011 e 2012, e no curso de Especialização em Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. Atuou, também, como coordenadora de gestão pedagógica do PIBID/FURG entre 2012 e 2013. Possui experiência na área de Linguística Aplicada, principalmente em questões envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Sua área de atuação está vinculada aos temas: ensino de língua portuguesa - práticas de leitura, produção de textos e análise linguística, livro didático, avaliação, gêneros discursivos, teoria da atividade.
Marisa Porto do Amaral
Possui Graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1974), Mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e Doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor associado III da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, variação fonológica, ensino de português.