Capa do livro: PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE NO CAMPO

PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE NO CAMPO

Autores: Larissa Escarce Bento Wollz (Organizadora)

Este livro consiste numa revisão da literatura analítica e crítica acerca das percepções de infância, adolescência e juventude do e no campo. Optamos pelo estudo sobre a infância, adolescência e juventude relacionadas à escolarização, à saúde e ao trabalho, pois são conceitos repletos de conteúdos ideológicos, sociais e culturais, que tem potencial para desvelar questões importantes relacionadas às representações, práticas camponesas, ao projeto de sociedade inscrito em mecanismos de reprodução e em lutas camponesas na sociedade contemporânea. Inicialmente há uma breve discussão sobre a questão agrária e o campesinato no Brasil dividido nos seguintes temas: camponeses, cultura e transformação social; alguns aspectos do pensamento de Marx e Chayanov; a questão agrária e o camponês no Brasil; contextualização das lutas camponesas no Brasil e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O segundo capítulo trata das percepções de infância e adolescência do campo e do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) na literatura acadêmica, divididos em seis categorias de análise. No terceiro capítulo sobre as infâncias e as brincadeiras do e no campo: a vivência e a participação em um movimento social foi acrescidos alguns conceitos dos autores Vygotky e Bourdieu para consubstanciar a reflexão acerca da luta do MST e dos Movimentos Sociais pela Educação nos territórios rurais, com ênfase nas vivências, brincadeiras e participação dessas crianças. O último capítulo Percepções relacionadas às juventudes do/no campo e os aspectos contemporâneos é retomado alguns elementos do pensamento de Marx acerca da expropriação camponesa e reserva de mercado para o capital e realizado uma análise sobre a juventude do/no campo no Brasil.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-890-2
DOI: 10.24824/978858042890.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

PERCEPÇÕES DE INFÂNCIA E JUVENTUDE NO CAMPO

Eduardo Navarro Stotz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, movimentos sociais e saúde.

 

Francisco Romão Ferreira

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública e pós-doutorado voltado para o ensino das biociências na saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Professor adjunto do Instituto de Nutrição da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e professor colaborador do PGEBS (Programa de Pós-Graduação no Ensino de Biociências na Saúde do IOC/FIOCRUZ).

 

Larissa Escarce Bento Wollz

Psicóloga com especialização em Adolescência pela PUC/PR e em Saúde do Trabalhador pela ENSP/FIOCRUZ, mestrado em Ciências com ênfase em Psicanálise e Saúde do Adolescente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutorado pelo Programa de Ciências da UERJ, com ênfase em infância e juventude, pobreza e movimentos sociais. Integrante do grupo de pesquisa do CNPQ - Saúde Social: Diversidade, Inclusão e Resiliência. Professora do Curso de Graduação de Psicologia e de Pedagogia do Instituto Tecnológico e das Ciências Sociais Aplicadas e da Saúde ISECENSA e do Curso de Educação à Distância "Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos" da UERJ. Atuou também como psicóloga clínica e pesquisadora do Programa de Atenção Primária à Saúde do Núcleo de Estudos de Saúde do Adolescente do HUPE/UERJ.

 

Mary Rangel

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora Nível 2 do CNPq. Professora Titular de Didática da Universidade Federal Fluminense e Titular da Área de Ensino-Aprendizagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem livros e artigos publicados na área de Educação sobre representações sociais, preconceito, diversidade e escola, educação inclusiva, supervisão pedagógica, implementando pesquisas sobre esses mesmos temas. É líder dos grupos de pesquisa sobre Representação, Imaginário Social e Educação (Universidade Federal Fluminense/CNPq) e sobre Saúde Social: Diversidade, Inclusão, Resiliência (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/CNPq). Editora da Revista Conhecimento & Diversidade do Centro Universitário La Salle, RJ