Capa do livro: CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE:<BR>temas contemporâneos na sala de aula

CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE:
temas contemporâneos na sala de aula

Autores: Maria Helena Rodrigues Paes
Rosa Maria Hessel Silveira

A partir de preocupações com a formação e o trabalho docente num mundo em transformação em que novos desafios se colocam, como a emergência da temática da “diferença” em suas múltiplas dimensões e a onipresença da mídia e do mundo virtual na vida dos alunos, é que se organizou a presente obra, apoiada pelo projeto Novos Talentos-CAPES-Unemat. Congregando 12 artigos voltados para professores em atuação ou futuros docentes, o livro aborda, de forma rigorosa e produtiva, questões ligadas ao ensino contemporâneo de História, Filosofia, Língua Portuguesa e Artes, assim como as vivências destes novos alunos para muito além da sala de aula. Os textos ora problematizam ações e propostas cujo uso acrítico banalizou, ora detêm-se a apontar ausências, tanto de determinadas temáticas, quanto de procedimentos facilitadores de articulações entre temas escolares e vivências dos estudantes. Vários estudos nele relatados derivam de investigações conduzidas por seus autores, todos eles/elas professores/as vinculados a  universidades brasileiras, investigações que tanto foram conduzidas em sala de aula, quanto em cursos de formação de professores ou situações a esses assemelhadas. Outras vezes, ainda, encontram-se análises de  artefatos – livros didáticos, livros infanto-juvenis, filmes, peças musicais - que circulam, com frequência, nas escolas e em outros ambientes culturais importantes para as comunidades educativas focalizadas nos estudos conduzidos.  Os textos se apoiam em várias teorizações que retomam desde discussões acerca das viradas linguística, cultural e semântica, até aportes específicos ao ensino da Língua Portuguesa, ao ensino de Filosofia, Artes Visuais, Música e História. Além disso, alguns deles contemplam importantes considerações acerca da construção cultural das identidades e da diferença (e de alguns grupos humanos como diferentes), configurando um painel das inúmeras questões competentemente discutidas no livro.   

                  

Impresso
de R$ 57,66 por
R$ 49,60
Digital
de R$ 57,66 por
R$ 40,36

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-915-2
DOI: 10.24824/978858042915.2
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 206
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE:<BR>temas contemporâneos na sala de aula

Carlos Edinei de Oliveira

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutor em Educação pela Universidade Fe¬deral de Uberlândia (2009). Professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade – (UNE-MAT), Arquitetura, Urbanismo e Sustentabilidade (UNEMAT) e Fronteiras, Identidade e Culturas - (UFMT).

Celso Vitelli

Graduado em Educação Artística para 1º e 2º Graus [IA/UFR¬GS], Bacharel em Artes Plásticas: habilitação em Desenho [IA/ UFRGS], Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor nos Cursos de Gra¬duação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bacharelado e Licenciatura. No período de 2010-2011 atuou como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UL¬BRA. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Ensino de Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, corpo, masculinidades, adolescência e juventude. É membro do Núcleo de Estudos em Mídia, Educação e Subjetividade [NEMES].

Gisele Massola

Graduada em História e Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil, com especialização em Ciências Sociais, é dou¬toranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora tutora de graduação dos cursos de Pedagogia em EAD e de Bacharel em Ciências Sociais EAD ambos da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História, Geografia, Ética e Cidadania, atuando como professora de ensino fundamental e médio na Unidade de Ensino Fundamental São Marcos/ULBRA.

Iara Tatiana Bonin

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1989), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007). Foi coordenado¬ra do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil, professora do Curso de Pedagogia desta Uni-versidade, ministrando especialmente as disciplinas didáticas e de estágio. Sua produção vincula-se ao campo dos Estudos Culturais e desenvolve estudos sobre identidades e diferenças na cultura con-temporânea, com especial ênfase na temática indígena. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Ivana Ferigolo Melo

Graduada em Letras – habilitação espanhol e respectivas lite¬raturas. Mestre e Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora de Literaturas de Língua Espanho¬la e Língua Espanhola na Universidade Estadual do Mato Grosso – UNEMAT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lite¬ratura Hispano-americana e espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua espanhola e literaturas de língua espanhola, teoria da narrativa, literatura contemporânea.

João Carlos Amilibia Gomes

Graduado em História, com Especialização em História Contem¬porânea, pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Le¬tras. Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Tem experiência na área de docência em História, no Ensi¬no Básico (Fundamental e Médio) e na Educação de Jovens e Adultos. É professor do Curso de Design e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos culturais, gênero, ensino de história, livros di¬dáticos, representações, identidade e diferença.

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas

Graduada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa - pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Possui Mestrado (2002), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atu¬almente é professora adjunta na Faculdade de Letras da Universida¬de Federal de Pelotas e pesquisadora do Núcleo de Estudos Sobre Currículo Cultura e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Educação e de Letras.