Capa do livro: INFORMÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO

INFORMÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores: Cineiva Campoli Paulino Tono - Maria do Carmo Duarte Freitas

Esta publicação é fruto de atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas e em desenvolvimento no âmbito do Projeto Informática para o Desenvolvimento Humano (subprojeto de projeto mais amplo, nominado Ações em comum na UFPR: unindo talentos), que envolve pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Faculdades Integradas do Brasil (UNIBRASIL), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Escola de Educação em Direitos Humanos/ Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (ESEDH/SEJU). O referido projeto tem como público alvo os docentes e alunos em privação de liberdade vinculados aos CEEBJAs e APEDs que atendem ao processo de escolarização das Unidades Penais do Estado do Paraná. Os referenciais teóricos, metodológicos e empíricos que orientam o referido projeto consideram a informática como ‘recurso’ a ser aplicado pelos professores para a produção dos materiais didáticos, bem como, foco de reflexão num contexto amplo de apropriação social para a formação humana integral dos alunos da educação básica, atualmente reclusos no Sistema Penal do Paraná, abordando também os ‘impactos humanos’ do uso da tecnologia de informação e comunicação na perspectiva dos processos cognitivos, psicológicos e de segurança no uso da tecnologia informática.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-805-6
DOI: 10.24824/978858042805.6
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 306
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

INFORMÁTICA PARA DESENVOLVIMENTO HUMANO

Adalnice Passos Lima

Professora de Português e Inglês formada pela UFPR com especialização em Inglês,Gestão Educacional, Educação de Jovens e Adultos e Tecnologias na Educação. Na Secretaria de Estado da Educação do PR foi Coordenadora do CELEM e integrou a equipe da Superintendência, do Portal Dia-a-Dia Educação e da Educação a Distância. Atualmente trabalha no setor de Educação Profissional do NRE da Área Metropolitana Sul.

 

Ana Rita Bortolozzo

Possui Mestrado em Educação, Especialização em Metodologia de Ensino e graduaçãoem Pedagogia. Atuou na CAUTEC/DITEC/SEED/PR como assessora pedagógica e como coordenadora de Tutoria em EaD na CIPEAD/UFPR. Atualmente atua na Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná na área destinada à escolarização e ao ensino profissionalizante do Sistema Penal do Paraná. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: supervisão escolar, administração de unidades escolares, tecnologias educacionais e para NEE, EaD, tutoria e docência em pós-graduação.

 

Ana Sueli Ribeiro Vandresen

Mestre em Ciências da Linguagem, possui diversas especializações na área da educação. Professora do Ensino Superior, de Pós Graduação e da Educação Básica, atualmente, atua como assessora técnica-pedagógica em EaD na CFC/PPDE/SEED. Pesquisa as diversas linguagens da comunicação humana - aquisição, mediação e produção, entre elas as linguagens midiáticas e suas interfaces na educação.

 

Anderson Lussandro Barbieri

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, 2002; Especialização em Sociologia pela Universidade Tecnológica do Paraná, 2005; Especialização em Tecnologia em Educação pela Universidade Federal do Paraná, 2007; Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Paraná, 2008; eleito diretor do Colégio Estadual Papa João Paulo I em Almirante Tamandaré – PR gestão 2006 – 2011, professor de filosofia da rede estadual de educação do Paraná desde 1994.

 

Andreia de Jesus

Mestre em Informática Aplicada (PUCPR, 1999), Especialista em Informática na Educação (IBPEX, 2008) e Bacharel em Ciência da Computação (PUCPR, 1997). Educadora e Coodenadora de Curso na área de Computação e Informática. Idealizadora e coordenadora do Projeto de Inclusão Sócio-Digital Informática Cidadã em Curitiba desde 2004.

 

Aurisete do Nascimento da Silva

Nasceu em 1962 na cidade de Aracati/CE. Fez Normal Superior com Mídias Interativas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG-PR. É pós-graduada em Gestão e Orientação Educacional. Professora da Rede Municipal de Almirante Tamandaré há mais de 20 anos, foi coordenadora pedagógica neste município. Atualmente é diretora da Escola municipal Arco-Íris – CAIC.

 

Célia Scucato Minioli (in memoriam)

 

Professora Aposentada da rede de educação básica do Paraná; Pesquisadora, Mestreem Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (UFPR); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba (UNIBEM/ Brasil). Graduada em Letras pela UFPR e em Pedagogia pela Faculdade São Judas Tadeu/Pinhais. Exerceu funções ligadas à Gestão Escolar desde 1972, na Rede Pública Estadual de Ensino do Estado do Paraná.

 

Claudia Fernandes

Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGEDU. Doutora em Ciências Humanas/Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em avaliação da aprendizagem em contextos escolares. Realiza pesquisas relacionadas à implantação dos ciclos nas escolas públicas e sua relação com a avaliação, a política educacional, o currículo e a formação de professores, financiadas pela FAPERJ e CNPq. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC, cadastrado no CNPq.

 

Eliane Scaff Moura

Reside em Curitiba/PR, graduada em Arte pela Faculdade de Arte do Paraná - FAP, com Especialização em Tecnologia Aplicada na Educação. Desenvolve projetos relacionados a fotografia para escola da Rede Pública desde 2009. Atualmente está em sala de aula no Ensino Fundamental e Médio.

 

Eva Aparecida Szczepanski

Formada em pedagogia na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1990);pós-graduada em Metodologia do Ensino de História, Faculdade Espírita (1999); cursou o PDE na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, 2009/2011. Começou a lecionar aos dezesseis anos de idade na Escola Estadual Rio da Várzea, como alfabetizadora,tendo como apoio a Professora Cristina Szczepanski, sua mãe. Aos dezesseis anos começou também, a cursar a 8ª série, na mesma escola que lecionava na zona rural. Entrou no Estado do Paraná como pedagoga concursada em 1996, na cidade de Almirante Tamandaré, no Colégio Estadual Papa João Paulo II. Atualmente retornando as suas origens, reside no município de Peabiru.

 

Eziquiel Menta

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Licenciatura em Matemática (UEPG). Atualmente é responsável pela Diretoria de Políticas Públicas Educacionais da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa Professor, Escola e Tecnologias Educacionais (GEPETE) da UFPR e fundador e webmaster do site EscolaBR.com. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Informática na Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Informática na Educação, Software Livre, Internet e Educação, Ambientes Virtuais e Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

 

Gílian Cristina Barros

 

Mestre em Educação/UFPR, Especialista em Informática na Educação/UFES e em Metodologia do Ensino Superior/UNASP. Professora da Rede Pública Estadual de Ensino atuando na área de Formação de Professores. Desenvolve pesquisas nas linhas de Educação Matemática e Formação de Professores com ênfase ao uso e produção de conteúdos digitais.

 

Helio Ferreira Couto

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),Campus de Francisco Beltrão. Especialista em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Universidade do Norte do Paraná. Coordenador da Casa Familiar Rural Pe. Sasaki no Município de Sapopema – Pr atuando no Curso de Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

 

Humberto Bernardes Júnior

Servidor público estadual, Engenheiro Agrônomo formado na UFPR (1982) especialista em Tecnologia da Informação com Enfoque na Administração Pública na Universidade Positivo  (1997), mestrado em Tecnologia de Alimentos PPGTA na UFPR (2008), Gestor da Universidade

do Campo (UCAMPO) desde 1999. Foi Conselheiro da ACOPA (Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná) em 2010 e atualmente faz parte de equipe da diretoria no apoio em tecnologia de informação. Trabalha do Departamento de Economia Rural da SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná) como responsável pelo Setor de previsão de safras e custo de produção.

 

Irene Aparecida Mattos

Licenciatura Plena em Letras - Inglês (Universidade Federal do Paraná, 1987), Letras –Português/ Inglês (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tuiuti, 1992), Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão das Faculdades Integradas da Sociedade Educacional Tuiuti, 1994). É professora da rede pública de ensino do Estado do Paraná, atuando no Colégio Estadual Papa João Paulo I, Almirante Tamandaré-PR, na área de Língua Inglesa, desde o ano de 1990. Nesse colégio desempenhou as funções de supervisora e de diretora auxiliar e foi professora de 1ª a 4ª séries nos anos de 1979 a 1982. Trabalhou em secretaria de escola particular durante 23 anos. Em 2010 conclui o curso de formação continuada “Programa de Desenvolvimento Educacional”.

 

Josimeri Aparecida Grein

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2001). Especialista em Pedagogia nas Organizações: Gerenciamento com Qualidade pelo IBPEX (2002) e Prática Docente pela UNISUL (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2009). Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR-PR (2011) e Pedagoga desta Instituição desde 2003.

 

Kleine Karol Assis

Paranaense, Licenciada em Ciências Biológicas (UFPR), especialista em Tecnologias na Educação, Mestranda em Educação em Ciências e Matemática (UFPR). Professora da rede estadual de ensino do Paraná, assessora técnica-pedagógica em educação à distância na Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

 

Maira de Lurdes Zuchi

Professora da rede pública estadual, graduada em Letras Português/Inglês, Especialista na Área da Deficiência Visual. Atualmente faz parte da Equipe da Área Visual do Departamento de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

 

Marisa Bispo Feitosa

Professora, Técnica Pedagógica, Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, área da deficiência física neuromotora.

 

Noeli de Fátima Kusman

Bacharel e licenciada em Química com especialização em informática na educação, há 15 anos na rede pública de ensino, atuou em vários segmentos da SEED, como: o antigo NTE, o Portal Educacional e o monitoramento da EaD sempre auxiliando professores a aplicar as tecnologias em suas disciplinas.

 

Onice Bueno Bruch

Especialista em Educação Especial. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuando como professor de apoio na Educação Especial e no Curso de Formação de Docentes na Modalidade Normal no Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional em Telêmaco Borba/PR.

 

Rosane Aparecida Favoreto da Silva

Professora da educação de surdos, Mestre em Educação pela UFPR, especialista em Educação Bilíngue para Surdos e Tecnologias em Educação, graduada em Educação Física e bacharelanda em Letras Libras, tendo como áreas de pesquisa e estudo a educação de surdos e as tecnologias no contexto educacional.

 Rosangela Gehrke Seger

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade de Reabilitação “Tuiuti” (1992). Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal do Paraná (1998) Mestranda em Educação na Linha de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano (2010) pela Universidade Federal do Paraná. Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal do Paraná, desde 1995. Experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Especial - em nível de avaliação, inclusão, NEEs. Atuo como tutora em EaD pela Universidade Federal do Paraná, pela UAB e pela Universidade Federal de Santa Catarina como monitora em um curso de especialização.

 Rosângela Menta Mello

Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem – UFRGS. Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, atuou no Curso de Formação de Docentes na Modalidade Normal no Colégio Estadual Wolff Klabin – EnsinoFundamental, Médio, Normal e Profissional em Telêmaco Borba/PR. Atualmente atua na Diretoria Políticas Publicas Educacionais da SEED/PR.

Rosineide Batista Cirino

Possui Graduação em Pedagogia (FAPI) e Magistério Superior (UEPG), Mestrado em Educação pela UFPR (2007). É professora assistente da UNESPAR – Campus FAFIPAR no Departamento de Educação na área de Didática e Prática de Ensino. É professora da Secretaria de Estado de Educação Governo do Estado da Paraná-Educação Especial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva.

 Selma Maria Costa de Oliveira

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPR, especialista em Magistério da Educação Básica pelo IBPEX, mestranda em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR, Professora da rede pública estadual do Paraná, atuante no Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte/ SEED-PR. Possui conhecimento de legislação escolar.

 

Sissi Pereira

Formada em Letras Português-Inglês, com especialização em Psicopedagoga, Literatura Brasileira e Construção do Texto e Tecnologias em Educação. Sendo esta última a inspiração para a participação nesta obra. Atuou na Equipe da EaD da Coordenação de Formação Continuada (CFC) na SEED/PR. Atualmente trabalha na Escola de Governo do Paraná na área de Educação a Distância.

 

Tania Stoltz

Atualmente coordena o acordo de cooperação científica entre a Universidade Alanus e UFPR. Autora de Capacidade de criação (1999), Saúde psicológica (2000) e As perspectivas construtivistas e histórico-culturais na educação escolar (2008 e 2011 3 ed). Organizadora com Silvia Parrat-Dayan e Jacques Vonèche de Cognição e Interação Social da Educar em Revista (2007), com Sandra Guimarães de Tomada de consciência e conhecimento metacognitivo (2008); com Ettiène Guèrios Educação e Alteridade.

 

Humberto Bernardes Júnior

Servidor público estadual, Engenheiro Agrônomo formado na UFPR (1982) especialista em Tecnologia da Informação com Enfoque na Administração Pública na Universidade Positivo (1997), mestrado em Tecnologia de Alimentos PPGTA na UFPR (2008), Gestor da Universidade do Campo (UCAMPO) desde 1999. Foi Conselheiro da ACOPA (Associação de Consumidores de Produtos Orgânicos do Paraná) em 2010 e atualmente faz parte de equipe da diretoria no apoio em tecnologia de informação. Trabalha do Departamento de Economia Rural da SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná) como responsável pelo Setor de previsão de safras e custo de produção.

 

Valéria Luders

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestrado em Educação, na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Educação, na área de Educação, Ciência e Tecnologia, pela Universidade Estadual de Campinas. É professora da Universidade Federal do Paraná, docente do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, atuando nas disciplinas de Psicologia da Educação e Fundamentos da Educação Especial. Atualmente sua ênfase recai sobre ensino/aprendizagem na Educação Especial e Educação Inclusiva, em estudos sobre ferramentas de acessibilidade como interfaces interativas em sistemas computacionais, e educação musical inclusiva.

 

Vania Lucia Girardi

Profi ssional de Educação física pela UFPR, Especialista em Educação Especial pelo IBEPEX, Professora de Educação Física da rede Pública Estadual de ensino e Educação Especial com Jovens e adultos com defi ciência Intelectual e Física.

 Veronica Branco

Professora Associada do Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino,da Universidade Federal do Paraná. Graduada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Cognição Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, aprendizagem construtivista, educação integral, linguística aplicada, Pedagogia e interação social.

 

Comitê Científico

Claudia Fernndes

Tania Stolz

Valéria Lurdes

Veroniva Branco