Capa do livro: PSICANÁLISE E QUESTÕES DA CONTEMPORANEIDADE

PSICANÁLISE E QUESTÕES DA CONTEMPORANEIDADE

Autores: Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar, Érico Bruno Viana Campos

Psicanálise e Questões da Contemporaneidade – I é o primeiro volume da coleção REVER –Psicanálise na UNESP, cujo propósito é divulgar os trabalhos e discussões sobre psicanálise que têm sido feitas no âmbito do departamento de psicologia da UNESP de Bauru.

 

Impresso
de R$ 71,10 por
R$ 60,35
Digital
de R$ 71,10 por
R$ 49,77

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-853-7
DOI: 10.24824/978858042853.7
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 188
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PSICANÁLISE E QUESTÕES DA CONTEMPORANEIDADE

 

Aline Sanches

Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no câmpusde Assis. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Filosofia pela UFSCAR e em Psicanálise e Psicopatologia pela Université Denis Diderot - Paris VII (em co-tutela com a ÉcoleDoctoraleRecherchesenPsychanalyse). Atua como docente no ensino superior desde 2008, com ênfase nas seguintes áreas: epistemologia e história da psicologia e da psicanálise, teorias e sistemas em psicologia, técnicas psicoterápicas, filosofia contemporânea e história das ciências. Dedica-se à pesquisa dos seguintes temas: filosofia de Gilles Deleuze, "O Anti-Édipo", filosofia da psicanálise, metapsicologia, clínica psicanalítica, epistemologia e história da psicologia.

 

Ana Maria Loffredo

Graduação no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1971), Mestrado em Psicologia no Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1975), especialização em GestaltTerapia no Instituto Sedes Sapientiae (1982), Doutorado em Psicologia Clinica no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (1992), especialização em "Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise", no Centro de Lógica e Epistemologia da Unicamp (1994), Livre-docência em Metapsicologia Freudiana no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2012).Docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, desde 1984, no qual é Professora Associada do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade e orientadora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (nível Mestrado/Doutorado). Membro filiado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBP-SP), desde 1999 e do Centro de Estudos em Teoria dos Campos (CETEC), desde 2006. Membro da Comissão CAPES-ANPEPP da avaliação de periódicos da área de Psicologia, de 2005 a 2006, e da Comissão de Credenciamento de Periódicos da USP, de 2006 a 2009. Integrante da Comissão Editorial do Jornal de Psicanálise, da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo,de 2005 a 2008 e Editora da Revista Psicologia USP, periódico oficial do Instituto de Psicologia da USP, de 2003 a 2012.

 

Antonio Muniz de Rezende

Doutor em filosofia, psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBP-SP) e do Grupo de Estudos Psicanalíticos de Campinas (GEPC). Professor aposentado de Faculdade de Educação da UNICAMP. Autor de uma série de publicações na área filosofia, educação e psicanálise, com destaque os livros sobre teoria psicanalítica e o pensamento de WilfredBion.

 

Conceição Aparecida Costa Azenha

Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) em 1992. Psicanalista, mestre e doutora em Linguística na linha de pesquisa Linguagem e Psicanálise do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). Pesquisadora do Centro OUTRaRTE da UNICAMP, onde atende crianças em dificuldade de aprender no Espaço Linguagem e Psicanálise (ELIPSI). Atua na clínica psicanalítica com adultos e crianças (no setor público e em consultório particular). Docente na UNIMEP e na Faculdade Politec (UNIESP/SOB).

 

Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no câmpus de Bauru (1994), mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católicade São Paulo (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (FC-UNESP), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. É vice-líder do grupo de pesquisa do CNPq “Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura”. Suas pesquisas e interesses estão na área da Epistemologia da Psicologia e da Psicanálise, na Filosofia da Psicanálise, na Clínica Psicanalítica e na relação da Psicanálise com a Cultura, desenvolvendo trabalhos com temas como a investigação sobre as pulsões na metapsicologia freudiana, a violência e o abuso sexual infantil, a sexualidade humana, oficinas artísticas com escuta psicanalítica para crianças vítimas de abuso sexual, as relações entre a psicanálise e o cinema e o estudo da relação entre alguns conceitos da obra de Jacques Lacan com a obra de Françoise Dolto.

 

Cristiano Novaes de Rezende

Docente da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, concursado na área de Filosofia Moderna. Graduado em Filosofia pela UNICAMP, fez seu Mestrado na USP, sobre as relações entre a teoria do conhecimento, a ontologia e a ética de Baruch Espinosa, a partir do conceito de 'emendatiointellectus' (como bolsista FAPESP). Também na USP, desenvolveu seu Doutorado sobre as relações de oposição e continuidade entre a lógica aristotélica e a teoria espinosana da definição genética. Atualmente, elabora pesquisa sobre as matrizes tardo-escolásticas do amplo debate que cercou o moderno conceito de definição genética, investigando como as articulações aí presentes entre ontologia, matemática, lógica e medicina configuraram a noção seiscentista de "medicina da mente". Lecionou nas graduações em Filosofia e Psicologia da Universidade Mackenzie, em São Paulo; na Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública da FSP-USP; e foi professor convidado da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Atua em História da Filosofia Moderna, nas linhas temáticas de Metafísica, Teoria do Conhecimento e Ética.

 

Deise Maria Basso

Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 1997. Psicanalista e membro filiado à Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBP-SP). Professora do Curso de Especialização em Psicanálise do Centro de Formação e Assistência à Saúde (CEFAS), na unidade de Piracicaba. Membro fundador do Grupo Tear de Psicanálise, que promove o projeto “Cinema e Psicanálise” em parceria com o SESC de Piracicaba.

 

Denise BenatoBrock

Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), em 1989. Atendimento em clínica psicanalítica de adultos, crianças e adolescentes. Psicanalista com formação pela Sociedade de Psicanálise de Campinas (SPCAMP).Membro fundador do Grupo Tear de Psicanálise, que promove o projeto “Cinema e Psicanálise” em parceria com o SESC de Piracicaba.

 

Érico Bruno Viana Campos

Possui graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação de Psicólogo) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP). Fez mestrado (2004) e doutorado (2009) em Psicologia pelo IP-USP. É professor universitário e psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ no câmpus de Bauru (FC-UNESP), onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. É líder do grupo de pesquisa do CNPq “Psicanálise: Clínica, Teoria e Cultura”. Tem experiência na área de Psicologia e Psicanálise, com ênfase em História, Teorias e Sistemas em Psicologia e Teorias Psicanalíticas, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise (teoria, psicopatologia e teoria da técnica), fenomenologia e existencialismo, fundamentos epistemológicos e históricos da psicologia, metodologia de pesquisa e saúde mental.

 

Gustavo Henrique Dionisio

Psicanalista,Mestre (2004) e Doutor (2010) em Psicologia Social da Arte pelo Instituto dePsicologia da Universidade de São Paulo, com estágios na Pitié-Salpetriére e naÉcole de HautesÉtudesenSciencesSociales (Paris-FR). Atualmente é professorassistente doutor do Departamento de Psicologia Clínica da UniversidadeEstadual Paulista‘Júlio de Mesquita Filho’ no câmpus de Assis (FCL-UNESP). É também membro do Espaço Brasileiro deEstudos Psicanalíticos (EBEP-SP), assim como colabora com outras instituiçõespsicanalíticas. Autor dos livros "O antídoto do mal: crítica de arte e loucura namodernidade brasileira" (Ed. Fiocruz) e "Pede-se abrir os olhos. Psicanálise ereflexão estética hoje" (Ed. Annablume/FAPESP), tem experiência nas áreas dePsicologia Clínica e Social, Arte e Estética, com ênfase em estudos sobre Psicanálise,Reflexão Estética, Artes Visuais, Psicologia da Arte e Saúde Mental, atuandoprincipalmente nos seguintes temas: Estética e Psicanálise, Teoria e Crítica de Arte,Psicologia Social, Atendimento Psicoterápico, Clínica Ampliada.

 

Ines Rosa Bianca Loureiro

Graduada em Ciências Sociais (USP, 1985) e em Psicologia (PUC-SP, 1990). Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP, 1994), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP, 2000), Bolsista Recém-Doutor no PPG Teoria Psicanalítica (UFRJ, 2001). Professora do curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (Cogeae/PUC-SP).Trabalha na interface da Psicologia/Psicanálise com a História e a Filosofia, com ênfase em História e Epistemologia da Psicologia, História e Epistemologia da Psicanálise, Psicanálise e Arte. Principais temas de interesse: constituição histórica do sujeito; psicanálise e cultura; psicanálise e arte/estética, psicanálise e música.

 

Joel Birman

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ, 1971), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ, 1976), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/RJ, 1979), Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP/SP, 1984). Realizou seu Pós-Doutorado em Paris, no Laboratoire de PsichopathologieFundamentaleetPsychanalyse (Université Paris VII). Membro de honra do Espace Analytique, instituição francesa de Psicanálise dirigida por MaudMannoni e Jöel Dor. Aprovação em Banca para "Directeur d´Étude em SciencesHumaines", Université Paris VII (fevereiro de 2008). Atualmente é professor titular / pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde leciona e é pesquisador no programa de mestrado e doutorado em Teoria Psicanalítica. Também é professor adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS-UERJ) desde 1986, atuando no mestrado e doutorado em Saúde Coletiva. É pesquisador associado ao CollègeInternational de Philosophie, em Paris.Colabora com várias publicações especializadas, no Brasil e no exterior, sendo autor, desde 1991, de vários livros na área.

 

Richard TheisenSimanke

Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Doutor em Filosofia pela USP (1997). Foi professor da Universidade Federal de São Carlos entre 1994 e 2012. Atualmente, é Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Autor, entre outros trabalhos, de Entre o Corpo ea Consciência: Ensaios de Interpretação da Metapsicologia Freudiana (em co-autoria com Fátima Caropreso; EDUFSCar, 2011), A Formação da Teoria Freudiana das Psicoses (Ed. 34, 1994; 2.ed. Edições Loyola, 2009), Metapsicologia Lacaniana: os Anos de Formação (Discurso, 2002) e co-organizador de Freud Na Filosofia Brasileira (Escuta, 2005), Perspectivas em Psicanálise I, II e III (Editora CRV e CAPES, 2009-2012) e Filosofia da Psicanálise: Autores, Diálogos, Problemas (EDUFSCar, CAPES e FAPESP, 2010). Coordenador do Grupo de Trabalho“Filosofia e Psicanálise” da ANPOF no período 2006-2008. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Gradução em Filosofia da UFSCar desde 1997. Professor e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar, desde março de 2009, e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFJF, desde agosto de 2012. Suas principais áreas de atuação têm sido: história e filosofia da psicologia, teoria psicanalítica, filosofia da psicanálise, história e filosofia da ciência, fenomenologia e epistemologia.

 

Silvia Luciana Toledo

Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), em 1997. Psicanalista com formação pela Sociedade de Psicanálise de Campinas (SPCAMP).Membro fundador do Grupo Tear de Psicanálise, que promove o projeto “Cinema e Psicanálise” em parceria com o SESC de Piracicaba.