Autores: Telmo Adams, Danilo R. Streck
O livro Pesquisa participativa, emancipação e (des)colonialidade apresenta-se como um conjunto de painéis que têm certa autonomia e que o leitor e a leitora poderão “deslocar” para configurar outra ordem, conforme a sua intencionalidade e as suas buscas. Nele se encontram elementos de metodologia e epistemologia que podem servir como ponto de partida para outras práticas de pesquisa. Há também resultados de pesquisa que trazem subsídios para as práticas pedagógicas identificadas com a educação popular e, sobretudo, para os muitos centros, núcleos ou projetos de educação popular.
Na base da opção teórico-metodológica está a perspectiva de situar o conhecimento no âmbito das relações de poder que se configuram desde as heranças coloniais que constituíram os países latino-americanos e caribenhos. Partir da ótica do sul, da (des)colonialidade do saber e do poder é, para nós, uma questão de coerência na luta contra todo tipo de dependência ou subserviência. Trata-se da base epistemológica e atitude ético-política que orienta o trabalho voltado para a transformação social. O pressuposto freiriano de que a humanização e a desumanização são possibilidades reais em cada momento da história e da vida individual e coletiva integra essa base.
Assim, situamos o processo de pesquisa participativa na esteira da educação popular na América Latina, buscando atualizar o conceito de emancipação nesta ótica (des)colonial.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-894-0
DOI: 10.24824/978858042894.0
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Telmo Adams
Doutor em Educação, com Pós-Doutorado
Danilo R. Streck
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS). Doutorou-se em Educação pela Rutgers University (New Jersey, USA) e realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), e no Max-Planck Institute for Human Development (Berlim). Autor, entre outros, de Educação para um novo contrato social (Vozes), Rousseau & Educação (Autêntica) e José Martí & Educação (Autêntica). É co-organizador do Dicionário Paulo Freire (Autêntica), organizador de Fontes da pedagogia latino-americana: uma antologia (Autêntica) e editor do International Journal of Action Research.