Autores: Lisanil da Conceição PatrocÃnio Pereira
Lori Hack de Jesus
O Caderno de Pesquisas Educacionais - volume 3 - que ora apresentamos a comunidade acadêmica, sobretudo, ao Vale do Arinos manifesta a expressão de um compromisso político assumido por um grupo de professores da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Juara que empenhadamente se dedicou em fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão.
Com esse compromisso, formamos vários pedagogos que já atuam em diferentes contextos da educação, seja na docência ou em cursos de pós-graduação. Atualmente, a oferta de Pós-Graduação Lato Sensu Educação e Diversidade (já concluída) e Docência no Ensino Superior (em execução) traduz um dos muitos compromissos que esse grupo de professores/pesquisadores assumiu junto à população do Vale do Arinos.
Assim, o Caderno de Pesquisas Educacionais traz parte do resultado de estudos materializados em formato de artigos originados das pesquisas realizadas a partir das ações da Pós-Graduação em Educação e Diversidade. Em conjunto com esse trabalho, apresentamos, também, produções de colaboradores externos.
A FAPEMAT e, mais recentemente, a CAPES têm sido responsáveis pelo financiamento de Projetos de Pesquisa e Extensão com Interface a Pesquisa, como Novos Talentos e Programa de Iniciação à Docência (PIBID). As ações decorrentes destes projetos e do PIBID têm oportunizado condições de atendimento a um expressivo público para além dos muros da universidade, como escolas públicas: do campo, da cidade, escolas indígenas da Terra Indígena Apiaká-Kaiabi do Vale do Arinos.
Agradecemos, de forma especial, a todos os colaboradores na concretude de significativos projetos em um território distante dos grandes centros do País.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-873-5
DOI: 10.24824/978858042873.5
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 158
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Ana Maria Capitanio
É especialista
Andréia Hübner
Pedagoga, Especialista em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara.
Albina Pereira Pinho Silva
Pedagoga pela Universidade de Marília (UNIMAR), Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT. Tem experiência na área da Educação, atuando, principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação e da comunicação, informática na educação, educação a distância, projetos de aprendizagem, formação inicial e continuada de professores na modalidade presencial e a distância. Integra o Grupo de Pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania.
Daniele Trevisan
Pedagoga, Especialista em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara. Pós-Graduanda em Docência no Ensino Superior pelo mesmo programa. Professora da Educação Básica da rede pública estadual de ensino no município de Porto dos Gaúchos-MT, Brasil.
Ana Paula Khun
Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora de Metodologia de Ensino do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT, Brasil.
Gilmar Peixoto
Pedagogo. Especialista em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara. Professor da Educação Básica da rede pública estadual de ensino no município Juara-MT, Brasil.
Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira
É professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso na área de Metodologia Científica. Foi Diretora da Faculdade de Educação da UNEMAT e atualmente exerce o cargo de Diretora da Unidade Regionalizada - Político/ Pedagógico e Financeiro do Campus Universitário de Juara da UNEMAT.
Lori Hack de Jesus
É Pedagoga, formada pela FECIVEL (1985). Fez três cursos de especialização, sendo eles em Educação a Distância, em Informática na Educação e
Roberta Peres Galdino
Pedagoga pela (UNEMAT), campus Universitário de Juara. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) desde 2012.
Valdeson Portela
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/2010). Desenvolve os estudos em Educação, Saberes Culturais, Inclusão Social, Diversidade e Capoeira. É especialista
Valdina Rodrigues Souza
Pedagoga. Especialista em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara. Professora da Educação Básica da rede pública Municipal ensino no município de Novo Horizonte do Norte-MT, Brasil.
Valeria de Araújo Carneiro
Participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desde 2012.
Vanici Datsch
Pedagoga. Especialista em Educação e Diversidade pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Universitário de Juara. Professora da Escola Nova Chance no Município de Juara-MT, Brasil.
Valdenir Michalleti
Acadêmico do Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Juara-MT-Brasil. Colaborador do projeto Interculturalizando Talentos: Articulações entre Linguagens, História Etnico-Cultural e Educação Ambiental em uma escola indígena.
Waldineia Antunes Alcantara Ferreira
Pedagoga, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora de Metodologia de Ensino do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Juara-MT- Brasil. Professora Formadora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica /CEFAPRO de Juara-MT.