Capa do livro: TRANSDISCIPLINARIDADE E SUBJETIVIDADE:<br>saberes e perspectivas docentes

TRANSDISCIPLINARIDADE E SUBJETIVIDADE:
saberes e perspectivas docentes

Autores: Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

A presente obra intitulada Transdisciplinaridade e Subjetividade: saberes e perspectivas docentes toma como pressuposto a superação de uma visão fragmentada e linear da educação, que desconsidera as contradições subjacentes às diferentes maneiras de pensar, agir, se relacionar, enfim, de fazer educação.

O objetivo deste livro é oferecer ao leitor a oportunidade de conhecer um amplo espectro do conhecimento na perspectiva da subjetividade e da transdisciplinaridade que vem sendo desenvolvido no campo das ciências humanas, e em especial da educação, é um convite para repensar esses escopos conceituais da modernidade onde as incertezas são plenas de possibilidades de construção de saberes que são complexos e transdisciplinares.

A obra é dividida em três partes: primeira reúne textos que tratam do eixo temático: “Transdisciplinaridade e Inclusão”; a segunda parte tem como eixo temático: “Subjetividade e Aprendizagem” e a terceira: “Cultura, Cidadania e Representações Sociais”.

            A complexidade, categoria estruturante do conceito de transdisciplinaridade e subjetividade entendida, na visão de Moraes (2004), como articuladora do pensamento, de um pensamento integrador que liga diferentes modos de pensar, que permite a “tessitura comum entre sujeito e objeto, ordem e desordem, estabilidade e movimento, professor e aluno e todos os tecidos que regem os acontecimentos, as ações e interações que tecem a realidade da vida” (p. 20)

Trata-se, assim, da adoção de um pensar complexo que compreenda que a razão, emoção, sentimentos e intuição são elementos indissociáveis, que reconheça que para pensar bem sobre esses aspectos implica em compreender mais claramente a dinâmica da realidade e dos processos nos quais estamos envolvidos, considerando, contudo, os elementos subjetivos que se entrecruzam na produção de saberes e construção de sentidos sobre ser, saber, pensar e fazer EDUCAÇÃO,  temas que serão discutidos neste livro.

Impresso
de R$ 60,35 por
R$ 56,32
Digital
de R$ 60,35 por
R$ 42,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-857-5
DOI: 10.24824/978858042857.5
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRANSDISCIPLINARIDADE E SUBJETIVIDADE:<br>saberes e perspectivas docentes

Teresa Cristina Siqueira Cerqueira

É doutora em Educação na Área de Concentração em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP - São Paulo (2000). Psicóloga, Bacharel e Licenciada em Psicologia, mestrado em Psicologia na Área de Concentração em Psicologia Social e da Personalidade pela Universidade de Brasília- UnB. Atualmente é professora da Universidade de Brasília – UnB trabalha na Faculdade de Educação exercendo atividades docentes tanto na Graduação como no Programa de Pós Graduação em Educação, mestrado e doutorado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação – GRUPPE – na FE/UnB. Tem diversos livros publicados sobre representações sociais, subjetividade, escuta sensível, estilos de aprendizagem e formação de professores. A autora tem publicado, também, artigos em periódicos nacionais e internacionais sobre os mesmos temas de suas linhas de pesquisas. Possui experiência na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Social na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas e eixos de interesse: representações sociais, estilos de aprendizagem, formação de professor, autoconceito e subjetividade.