Capa do livro: PROFESSOR PESQUISADOR EDUCAÇÃO CIENTÍFICA:<BR>o estágio com Pesquisa na Formação de Professores para os Anos Iniciais

PROFESSOR PESQUISADOR EDUCAÇÃO CIENTÍFICA:
o estágio com Pesquisa na Formação de Professores para os Anos Iniciais

Autores: Caroline Barroncas de Oliveira
Amarildo Menezes Gonzaga

Lembro-me de uma cena, passada numa manhã ensolarada do mês de maio de 2010, em que a Carol ia e vinha pelos corredores da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, com várias  folhas de papel  A4 nas  mãos. Tal cena chamou - me atenção e perguntei a ela o que estava ocorrendo. Ela respondeu um tanto preocupada:

- O professor Amarildo está corrigindo minha dissertação. Ele risca, risca e risca. Eu pego as páginas e vou lá para o laboratório de informática para arrumar. Depois imprimo e vou a sala dele, pego as outras páginas para corrigir e vou colocando “ok” nas revisadas e devolvendo para o lote A.

Então, falei brincando: - Que bom, isso significa que você está na “famosa linha de produção”, ou seja,  na  fase final.

Observei que seu rosto se iluminou. No anseio de concluir, a Carol não se percebia concluindo. Entretanto, minha percepção foi um pouco além. O ir e vir daquela orientanda à sala de seu orientador evidenciava algumas vertentes interessantes do viver acadêmico: Primeira, a troca de experiência, um dos exercícios intelectuais dos mais salutares; Segunda, o aprendizado da  humildade científica; Terceira,  um bom  trabalho é sempre escrito a quatro mãos. Quarta, a preocupação da orientanda advinha do seu senso de responsabilidade. E afirmo isso sem receio de ser leviana, pois fui orientadora da Carol durante dois anos no processo de Iniciação Cientifica, como também em seu trabalho de Conclusão do Curso Normal Superior, contribuindo assim  para o seu processo formativo.

Dias depois ela defendeu brilhantemente sua pesquisa intitulada: PROFESSOR PESQUISADOR-EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: O ESTÁGIO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORE PARA OS ANOS INICIAIS, que tenho imenso prazer de apresentar, agora em formato de livro, por tratar-se de uma obra datada, que evidencia as contribuições e impactos que um Plano de Ação sobre a formação de professores, considerando as possibilidades de ressignificação da concepção de professor pesquisador, centrada na articulação entre o estágio e a pesquisa.

Carol e Amarildo traçam com competência uma trajetória epistemológica inovadora que muito contribui para a consolidação do ensino com pesquisa, podendo ser utilizada em processos de formação de professores. Eles evidenciam a relevância da educação em ciências como forma de socialização da produção do conhecimento e da complexidade da alfabetização científica, um desafio que não é somente dos educadores.  E vão além, mas cabe ao leitor desvendar os caminhos da pesquisa através da leitura e fazer a transposição didática para a sua área de saber, pois não se trata de receita e nem de conhecimento pronto e acabado. Trata-se da construção e reconstrução do conhecimento. Portanto, cabe ao leitor/professor fazer a sua parte.

Professora Dra. Ierecê dos Santos Barbosa

Mestrado Acadêmico de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia /UEA.

Impresso
de R$ 64,38 por
R$ 60,35
Digital
de R$ 64,38 por
R$ 45,07

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-796-7
DOI: 10.24824/978858042796.7
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 178
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROFESSOR PESQUISADOR EDUCAÇÃO CIENTÍFICA:<BR>o estágio com Pesquisa na Formação de Professores para os Anos Iniciais

Caroline Barroncas de Oliveira 

Doutoranda em Educação – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Bolsista PDAEST/AM CNPq. Mestre em Ensino de Ciências na Amazônia – Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2010), Especialista em Supervisão Educacional e Gestão para o Etnodesenvolvimento – Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2008). Graduada em Normal Superior – UEA (2007). Atua como professora permanente no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - CESIT/UEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando nos seguintes temas: Educação Científica e Estágio Supervisionado. 

Amarildo Menezes Gonzaga 

Doutor em Educação - Currículo e Avaliação Educacional - Universidad de Valladolid (2002), Mestre em Ciências Humanas - Universidade Federal do Amazonas (1998), Especialista em Metodologia do Ensino Superior - Universidade Federal do Amazonas (1995), Licenciado em Letras - Universidade Federal do Amazonas (1990). Atua como professor permanente no Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências, também da UEA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PESQUISA NARRATIVA.