Capa do livro: CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA <BR> possibilidades, caminhos e expansão

CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
possibilidades, caminhos e expansão

Autores: Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos - Esmeraci Santos do Nascimento - Débora Soares Alexandre Melo Silva - Melanie Kaline Truquete - Saula Leite Oliveira Dantas - Pierre da Costa Viana Junior - Paulo Sérgio Rodrigues da Silva - Adeline Araújo Carneiro Farias - Maria Silvia Sousa - Jarlan Batista Gonçalves

Esta obra foi produzida a partir de convicções teórico-pedagógicas e da militância de profissionais que vivenciam o fervor da edificação de uma educação gratuita e de qualidade no extremo norte do Brasil. Os textos abordam a modalidade de Educação a Distância (EaD) nos seus aspetos teóricos, epistemológicos e conceituais, nos aspectos práticos de planejamento e execução do ensino, e ainda, no que tange as políticas públicas de fomento e gestão da EaD.

Para além das dimensões políticas, teóricas e pragmáticas que circundam a EaD, este livro reporta o leitor a perceber e refletir sobre as questões de cunho subjetivo e valorativo que perpassam estas esferas, que são oriundas do processo de construção da identidade dos docentes e demais profissionais da educação, em relação ao seu fazer pedagógico, podendo este configurar-se de forma aberta ao novo e ousada, visionária e transformadora ou reticente e conservadora.

Para estes últimos, a tônica destes textos coaduna com a máxima de Heráclito de que “tudo muda exceto a própria mudança”.

Impresso
de R$ 40,19 por
R$ 36,16
Digital
de R$ 40,19 por
R$ 28,13

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-782-0
DOI: 10.24824/978858042782.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA <BR> possibilidades, caminhos e expansão

Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Es­tadual da Paraíba (2002), especialista em Políticas de Saúde pela Facinter (2006) e em PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ama­zonas (2007). Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR. Esteve à frente da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hos­pitalar, posteriormente, foi Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRR, teve a oportunidade de implantar e dirigir a Diretoria de Políticas de Educação a Distância do IFRR – DI­PEAD/IFRR. Dirigiu a Diretoria de Ensino do IFRR/Campus Boa Vista e atua nos cursos de licenciatura. Tem experiência na área de gestão escolar presencial e a distância e técnicas de treinamento e consultoria com ênfase em relações intra e interpessoais.

 Esmeraci Santos do Nascimento

Possui graduação em Licenciatura em Letras e Litera­turas pela Universidade Federal de Roraima (1994), es­pecialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Esteve a frente da Coor­denação de Seleção e Formação de Tutores em EAD da DIPEAD/ IFRR. Dirigiu o Departamento de Apoio Pedagógico do Campus Boa Vista (DAPE) e atua nos cursos superiores de Gestão Hospi­talar e Educação Física. Tem experiência na administração de Uni­dades Escolares e treinamento de pessoal técnico, administrativo e pedagógico com ênfase em Técnicas de Treinamento em Segu­rança no Trabalho e Técnicas de Comunicação.

Débora Soares Alexandre Melo Silva

Professora EBTT, graduada em História, com pós-gra­duação em Mídias na Educação e mestrado em Ciências com área de concentração em educação Agrícola. Atuou com Educação a Distância desde a implantação do Pro­grama Um Salto Para o Futuro até recentemente a implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, em Roraima. Defende que para região amazônica a utilização de metodologias de Educação a Distância não é uma possibilidade e sim representa uma necessida­de, sem a qual muitos cidadãos tem negado seu direito à educação.

Melanie Kaline Truquete

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universida­de Federal de Roraima (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima e aluna de Mestrado em Física pela Universidade Federal de Roraima.

Saula Leite Oliveira Dantas

 Possui graduação em Ciência da Computação pela UFCG, Mestrado em Educação pela UFPB e é douto­randa em Ciências Sociais pela UNISINOS. Atualmente está desenvolvendo estudos sobre a importância das internet – redes sociais - nos movimentos sociais que ganharam forma e força nas ruas brasileiras em 2013. Desenvolve também estudos sobre o sis­tema de cotas nas universidades brasileiras. Além disso, já publicou outros trabalhos na área de acessibilidade e usabilidade para web. Já coordenou cursos em instituições particulares de ensino superior de Boa Vista – Roraima e, hoje é professora efetiva do Instituto Fe­deral de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR onde coordena o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvi­mento de Sistemas e atua, também, nos outros cursos superiores nas disciplinas tecnológicas.

Pierre da Costa Viana Junior

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Com­putação pela Universidade da Amazônia (2002) e mes­trado em Engenharia Elétrica com ênfase em Compu­tação Aplicada na área de Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é Professor As­sistente I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Estado de Roraima (IFRR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Banco de Dados, Programação de Computadores e Ar­quitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de dados, Redes Neurais Artificiais, Re­des Bayesianas, Técnicas de Programação e Processos de Software.

Paulo Sérgio Rodrigues da Silva

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Ca­tólica de Brasília (1995), especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (2002), especialização em Educação Especial pela UNITAS (2004), especializa­ção em História Regional pela Universidade Federal de Roraima (2007), especialização em Tecnologias Educacionais, modalidade a distância, pela PUC Rio. Foi professor de Filosofia da Universida­de Estadual de Roraima UERR (2007 a 2009) e na Faculdade de Teologia de Boa Vista - FATEBOV (2004 a 2009). Foi Coordenador Pedagógico da Faculdade de Teologia de Boa Vista (2008). Foi tu­tor do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Tem experiência em coordenação pedagógica, projeto de inclusão digital, projeto de aprendizagem em ambiente virtual e tutoria em educação a distância. Foi coordenador Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação pela Universidade Virtual de Roraima/UNIVIRR, professor Multiplicador do Núcleo de Tecnologias e Difusão Educacional (NTDE) da Secretaria Muni­cipal de Educação e Cultura, Boa Vista-RR, professor de Filosofia na FACETEM, professor no Programa de Formação de Professo­res-PARFOR, na Universidade Estadual de Roraima-UERR. Coor­denador de Tutoria do curso de Letras-Espanhol Línguas Hispâni­cas, no Instituto Federal de Roraima (1/11/2011).

Adeline Araújo Carneiro Farias

 Doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS,Mes­tre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Roraima (CE­FET/RR) (2008), Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003), graduada em Ciências So­ciais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) com habilitação em Pesquisa. Atualmente, professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, no Campus Boa Vista, respondendo Diretoria de Políticas de Ensino Ministro disciplinas da área de Ciências Sociais e membro dos, subordinada a Pró-Reitoria de Ensino. Membro dos Grupos de Pesquisa Educação do Campo em Roraima, pelo IFRR, e Laboratório de estudos e Pesquisas Diálogos e Saberes Cotidianos, pela UFRRJ. Pesquisadora na Educação a Distância, responsável pelo componente curricular Fundamentos de Sociologia. Pesquisa­dora áreas: Educação do Campo, Juventude Identidades e sociabi­lidades como instrutora de cursos na área de relações humanas no SEBRAE-RR.

Maria Silva Sousa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2005) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (1999), Es­pecialização em Gestão Escolar - UNIVERSO -RJ, Atualmente atua como Coordenadora de Polo de Apoio Presencial de EaD, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Maria Odete Calheiros Pena

É Doutora em Ciências da Educação Superior UAA-PY Linha de pesquisa: Formação Continuada de Professores (em processo de re­validação pela UFCE); Mestre em Ciência da Educação Superior pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos - Cuba (2001), revalidado pela UFAM no ano de 2006 - Linha de pesquisa: Forma­ção Continuada de Professores; Especialista em Ciências Morfoló­gicas pela UFRR (1995); Especialista em Educação e Saúde Pública pela UNAERP (1996); Graduada em Licenciatura Plena em Ciên­cias Biológicas pela UFRR (1991). Graduada em Pedagogia pela FACETEN (2010). Coordenadora da Área de Ciências Biológicas e da Saúde da UERR (2008-15/02/2011); Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; Professora de Prática Profissional, de Estágio e Políticas Públicas da UERR; Palestrante do Eixo IV - CONAE 2010; Membro do Conselho Uni­versitário da UERR (2008-15/02/2011); e Membro do Conselho Temático de Maio Ambiente, Recursos Naturais, Energia e Infraes­trutura da FIER. Estágio na área de formação de professores Acade­mie de Creteil - Institut Universitaire de Formation Dês Maitres de Paris - França (2001); Diretora do Instituto Superior de Educação de Roraima e Presidente do Conselho Pedagógico do ISE (2005); Membro da Comissão de Elaboração do Estatuto da Universidade Estadual de Roraima (2006); Coordenadora do Projeto de Pós-Gra­duação stricto sensu Mestrado em Ciência da Educação Superior convênio com a Universidade de Matanzas Cuba (2000); Direto­ra do Instituto Superior de Educação de Roraima e Presidente do Conselho Pedagógico do ISE (2001-2003); Membro do Conselho da FESUR; Diretora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério CEFAM/RR (1999-2000); membro do Conselho Diretor da Federação das Indústrias e Comércio de Roraima - FIER /RR (1996-2010); e Conselheira de Estado de Educação (1998-2005). Presidente da Comissão de Elaboração e execução da Ação de Pro­fessores para Cumprir o Déficit de Carga Horária de Disciplinas Es­pecíficas em Escolas Estaduais Indígenas da Rede Estadual - Proje­to Waikinan, 2011. Atualmente é Assessora da Universidade Aberta do Brasil com Polo na Fundação UNIVIRR. Analista do Ministério da Educação (2010 -2011). Membro do Conselho de Curadores da Fundação AJURI (2008 - até agora).

Jarlan Batista Gonçalves

Prof. Dr. em Educação pertencente à equipe de criação da Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR.