Autores: Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos - Esmeraci Santos do Nascimento - Débora Soares Alexandre Melo Silva - Melanie Kaline Truquete - Saula Leite Oliveira Dantas - Pierre da Costa Viana Junior - Paulo Sérgio Rodrigues da Silva - Adeline Araújo Carneiro Farias - Maria Silvia Sousa - Jarlan Batista Gonçalves
Esta obra foi produzida a partir de convicções teórico-pedagógicas e da militância de profissionais que vivenciam o fervor da edificação de uma educação gratuita e de qualidade no extremo norte do Brasil. Os textos abordam a modalidade de Educação a Distância (EaD) nos seus aspetos teóricos, epistemológicos e conceituais, nos aspectos práticos de planejamento e execução do ensino, e ainda, no que tange as políticas públicas de fomento e gestão da EaD.
Para além das dimensões políticas, teóricas e pragmáticas que circundam a EaD, este livro reporta o leitor a perceber e refletir sobre as questões de cunho subjetivo e valorativo que perpassam estas esferas, que são oriundas do processo de construção da identidade dos docentes e demais profissionais da educação, em relação ao seu fazer pedagógico, podendo este configurar-se de forma aberta ao novo e ousada, visionária e transformadora ou reticente e conservadora.
Para estes últimos, a tônica destes textos coaduna com a máxima de Heráclito de que “tudo muda exceto a própria mudança”.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-782-0
DOI: 10.24824/978858042782.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2002), especialista em Políticas de Saúde pela Facinter (2006) e em PROEJA pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2007). Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR. Esteve à frente da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar, posteriormente, foi Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil no IFRR, teve a oportunidade de implantar e dirigir a Diretoria de Políticas de Educação a Distância do IFRR – DIPEAD/IFRR. Dirigiu a Diretoria de Ensino do IFRR/Campus Boa Vista e atua nos cursos de licenciatura. Tem experiência na área de gestão escolar presencial e a distância e técnicas de treinamento e consultoria com ênfase em relações intra e interpessoais.
Esmeraci Santos do Nascimento
Possui graduação em Licenciatura em Letras e Literaturas pela Universidade Federal de Roraima (1994), especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2001). Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR. Esteve a frente da Coordenação de Seleção e Formação de Tutores em EAD da DIPEAD/ IFRR. Dirigiu o Departamento de Apoio Pedagógico do Campus Boa Vista (DAPE) e atua nos cursos superiores de Gestão Hospitalar e Educação Física. Tem experiência na administração de Unidades Escolares e treinamento de pessoal técnico, administrativo e pedagógico com ênfase em Técnicas de Treinamento em Segurança no Trabalho e Técnicas de Comunicação.
Débora Soares Alexandre Melo Silva
Professora EBTT, graduada em História, com pós-graduação em Mídias na Educação e mestrado em Ciências com área de concentração em educação Agrícola. Atuou com Educação a Distância desde a implantação do Programa Um Salto Para o Futuro até recentemente a implantação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, em Roraima. Defende que para região amazônica a utilização de metodologias de Educação a Distância não é uma possibilidade e sim representa uma necessidade, sem a qual muitos cidadãos tem negado seu direito à educação.
Melanie Kaline Truquete
Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Roraima (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima e aluna de Mestrado em Física pela Universidade Federal de Roraima.
Saula Leite Oliveira Dantas
Possui graduação em Ciência da Computação pela UFCG, Mestrado em Educação pela UFPB e é doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS. Atualmente está desenvolvendo estudos sobre a importância das internet – redes sociais - nos movimentos sociais que ganharam forma e força nas ruas brasileiras em 2013. Desenvolve também estudos sobre o sistema de cotas nas universidades brasileiras. Além disso, já publicou outros trabalhos na área de acessibilidade e usabilidade para web. Já coordenou cursos em instituições particulares de ensino superior de Boa Vista – Roraima e, hoje é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR onde coordena o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e atua, também, nos outros cursos superiores nas disciplinas tecnológicas.
Pierre da Costa Viana Junior
Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade da Amazônia (2002) e mestrado em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada na área de Inteligência Artificial pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é Professor Assistente I do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Estado de Roraima (IFRR). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, Engenharia de Software, Banco de Dados, Programação de Computadores e Arquitetura de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Mineração de dados, Redes Neurais Artificiais, Redes Bayesianas, Técnicas de Programação e Processos de Software.
Paulo Sérgio Rodrigues da Silva
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1995), especialização em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter (2002), especialização em Educação Especial pela UNITAS (2004), especialização em História Regional pela Universidade Federal de Roraima (2007), especialização em Tecnologias Educacionais, modalidade a distância, pela PUC Rio. Foi professor de Filosofia da Universidade Estadual de Roraima UERR (2007 a 2009) e na Faculdade de Teologia de Boa Vista - FATEBOV (2004 a 2009). Foi Coordenador Pedagógico da Faculdade de Teologia de Boa Vista (2008). Foi tutor do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação. Tem experiência em coordenação pedagógica, projeto de inclusão digital, projeto de aprendizagem em ambiente virtual e tutoria em educação a distância. Foi coordenador Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação pela Universidade Virtual de Roraima/UNIVIRR, professor Multiplicador do Núcleo de Tecnologias e Difusão Educacional (NTDE) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Boa Vista-RR, professor de Filosofia na FACETEM, professor no Programa de Formação de Professores-PARFOR, na Universidade Estadual de Roraima-UERR. Coordenador de Tutoria do curso de Letras-Espanhol Línguas Hispânicas, no Instituto Federal de Roraima (1/11/2011).
Adeline Araújo Carneiro Farias
Doutoranda em Ciências Sociais pela UNISINOS,Mestre em Ciências pela UFRRJ, Especialista em Docência em Educação Profissional e Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Roraima (CEFET/RR) (2008), Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto Cuiabano de Educação (2003), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (1996) com habilitação em Pesquisa. Atualmente, professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima-IFRR, no Campus Boa Vista, respondendo Diretoria de Políticas de Ensino Ministro disciplinas da área de Ciências Sociais e membro dos, subordinada a Pró-Reitoria de Ensino. Membro dos Grupos de Pesquisa Educação do Campo em Roraima, pelo IFRR, e Laboratório de estudos e Pesquisas Diálogos e Saberes Cotidianos, pela UFRRJ. Pesquisadora na Educação a Distância, responsável pelo componente curricular Fundamentos de Sociologia. Pesquisadora áreas: Educação do Campo, Juventude Identidades e sociabilidades como instrutora de cursos na área de relações humanas no SEBRAE-RR.
Maria Silva Sousa
Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (2005) e graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima - UFRR (1999), Especialização em Gestão Escolar - UNIVERSO -RJ, Atualmente atua como Coordenadora de Polo de Apoio Presencial de EaD, através do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB.
Maria Odete Calheiros Pena
É Doutora em Ciências da Educação Superior UAA-PY Linha de pesquisa: Formação Continuada de Professores (em processo de revalidação pela UFCE); Mestre em Ciência da Educação Superior pela Universidade de Matanzas Camilo Cienfuegos - Cuba (2001), revalidado pela UFAM no ano de 2006 - Linha de pesquisa: Formação Continuada de Professores; Especialista em Ciências Morfológicas pela UFRR (1995); Especialista em Educação e Saúde Pública pela UNAERP (1996); Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRR (1991). Graduada em Pedagogia pela FACETEN (2010). Coordenadora da Área de Ciências Biológicas e da Saúde da UERR (2008-15/02/2011); Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID; Professora de Prática Profissional, de Estágio e Políticas Públicas da UERR; Palestrante do Eixo IV - CONAE 2010; Membro do Conselho Universitário da UERR (2008-15/02/2011); e Membro do Conselho Temático de Maio Ambiente, Recursos Naturais, Energia e Infraestrutura da FIER. Estágio na área de formação de professores Academie de Creteil - Institut Universitaire de Formation Dês Maitres de Paris - França (2001); Diretora do Instituto Superior de Educação de Roraima e Presidente do Conselho Pedagógico do ISE (2005); Membro da Comissão de Elaboração do Estatuto da Universidade Estadual de Roraima (2006); Coordenadora do Projeto de Pós-Graduação stricto sensu Mestrado em Ciência da Educação Superior convênio com a Universidade de Matanzas Cuba (2000); Diretora do Instituto Superior de Educação de Roraima e Presidente do Conselho Pedagógico do ISE (2001-2003); Membro do Conselho da FESUR; Diretora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério CEFAM/RR (1999-2000); membro do Conselho Diretor da Federação das Indústrias e Comércio de Roraima - FIER /RR (1996-2010); e Conselheira de Estado de Educação (1998-2005). Presidente da Comissão de Elaboração e execução da Ação de Professores para Cumprir o Déficit de Carga Horária de Disciplinas Específicas em Escolas Estaduais Indígenas da Rede Estadual - Projeto Waikinan, 2011. Atualmente é Assessora da Universidade Aberta do Brasil com Polo na Fundação UNIVIRR. Analista do Ministério da Educação (2010 -2011). Membro do Conselho de Curadores da Fundação AJURI (2008 - até agora).
Jarlan Batista Gonçalves
Prof. Dr. em Educação pertencente à equipe de criação da Universidade Virtual de Roraima - UNIVIRR.