Capa do livro: CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NA ESCOLA INCLUSIVA:<BR>estratégias para aprender

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NA ESCOLA INCLUSIVA:
estratégias para aprender

Autores: Karla Demonti Passos Cathcart

Buscou-se com este estudo formular conhecimento a respeito da inclusão escolar analisando-a na perspectiva de crianças com história de deficiência mental. Sob a égide da abordagem qualitativa, a investigação teve seu foco direcionado a duas escolas Municipais de ensino regular – na cidade de Itapema/SC, por um período de seis meses de observação sistemática de dois alunos com história de deficiência mental, frequentando as séries iniciais do Ensino Fundamental e atendimento educacional especializado no contra turno. O objetivo do estudo foi investigar as estratégias, mediações, interações e reorganizações por eles utilizadas para aprender e participar do processo de inclusão. Realizaram-se entrevistas e conversas com os sujeitos da pesquisa, seus pais e professores, registros de atividades em filmagens, fotografias e registro das informações em diário de campo. O material coletado foi descrito em ficha própria adaptada à avaliação do nível de envolvimento dos alunos na atividade desenvolvida em sala de aula. Esta avaliação tomou como referência a Escala de Envolvimento da Criança na Escola, traduzida e adaptada da escala original The Leuven Involviment Scale for Young Children (LIS – YC) (LEAVERS, 1994a). Para estabelecer o diálogo com a empiria recorri às contribuições da abordagem histórico-cultural, especialmente de Lev Seminovich Vygotsky, cujos estudos tem sido relevantes para a leitura crítica dos processos de aprendizagem dos sujeitos com história de Deficiência. Os resultados evidenciaram um expressivo grau de envolvimento dos alunos, na maioria das atividades e intensos momentos de esforço mental e concentração. Esse envolvimento, todavia, nem sempre resultou em efetiva aprendizagem, pois as respostas e ações que desempenharam muitas vezes eram pensadas, decididas e executadas pelos monitores. Observou-se alunos atentos, predispostos a aprender, porém    as mediações e os momentos de interação comprometeram de certo modo, as possibilidades de autonomia desses sujeitos no processo de aprendizagem.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-802-5
DOI: 10.24824/978858042802.5
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NA ESCOLA INCLUSIVA:<BR>estratégias para aprender

Karla Demonti Passos Cathcart

Possui graduação em Pedagogia Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental com ênfase em Educação Especial pela Universidade do Vale do Itajaí (2001), Título de Especialista em Alfabetização nas Diferentes Linguagens e Graduação em Ciência Política pela UNIVALI (2006). Atualmente, professora habilitada da Prefeitura Municipal de Itapema, Mestre em Educação na UNIVALI . Doutoranda do Curso de Doutorado em Educação da UNIVALI. Tem experiência na área de Educação, como secretária escolar, Diretora Escolar , Coordenadora Geral e Pedagógica do Projeto C.A.S.A. ( Centro de Atendimento a Saúde do Aluno), em sala de aula de Educação Especial (4 anos de experiência) em sala de aula do ensino regular ( 6 anos de experiência) a ênfase dos trabalhos realizados é em Administração de Unidades Educativas. A partir de 2011, passou a ser proprietária do Centro Educacional Sonhos de Infância (Escola de Ed. Infantil e Sréries Iniciais). Continua como Professora pública da rede municipal de Itapema atuando como professora no NAESPE (Núcleo de Atendimento Educacional Especializado), trata-se do programa federal de AEE que atende os alunos com deficiência em contraturno. Na UNIVALI, campus de Itajaí, foi docente no Núcleo das licenciaturas da Disciplina de Educação Inclusiva.