Capa do livro: ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS<BR>Princípios, Pesquisas e Reflexões

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Princípios, Pesquisas e Reflexões

Autores: Valéria Silva Ferreira - Verônica Gesser

Esta obra do tipo coletânea tem como preocupação analisar o ensino fundamental de nove anos a partir das diretrizes e orientações publicadas pelo MEC, pesquisas e de reflexões teóricas compostas por onze capítulos que circulam principalmente em torno do primeiro ciclo desta modalidade educacional, o qual tem como preocupação central o processo de alfabetização e letramento das crianças que estão nesta faixa etária. A obra traz para o debate uma preocupação que ultrapassa a operacionalização dos noves anos para o Ensino Fundamental, mas sim os aportes epistêmicos que subjazem a própria política. Cada capítulo apresenta propósitos distintos os quais analisam aspectos da própria política e de práticas que vem sendo operadas pelas escolas no âmbito do primeiro ciclo desta modalidade educacional. Os principais aspectos mais recorrentes nesse conjunto de trabalhos foram: análise de aspectos legais; análises sobre a infância, a transição entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental; o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e a análise da percepção de professores, pais e alunos. A partir desta breve apresentação de como se compõe esta coletânea que tem como foco central o Ensino Fundamental de nove anos no Brasil, convidamos você a transitar por esta obra que reúne consistentemente aspectos de extrema relevância para esta modalidade educacional pela ótica e disciplina de vários estudiosos da área.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-808-7
DOI: 10.24824/978858042808.7
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 184
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS<BR>Princípios, Pesquisas e Reflexões

Analice Czyzewski

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá.

 

Andréa Luize

Mestre em Educação, na área de Linguagem, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007) e graduada em Pedagogia (Magistério e Supervisão Escolar) pela mesma instituição (1995). Atualmente é coordenadora do núcleo de práticas de linguagem da Escola da Vila, atuando junto à educação infantil e ao fundamental I. Também atua na coordenação e docência do curso de Pós-Graduação Especialização em Alfabetização, pelo Centro de Estudos da Escola da Vila, por onde realiza, ainda, diversas ações formativas na área de práticas de linguagem, em especial, envolvendo os seguintes temas: alfabetização inicial, produção e leitura de textos, intervenção pedagógica, avaliação e formação de professores.

 

Cássia Ferri

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

(1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, currículo, avaliação e formação de professores.

 

Diva Spezia Ranghetti

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino

(1986), mestrado (1999) e doutorado em Educação (Currículo), (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Atualmente é professora titular do Centro Universitário Católica de Santa Catarina – campus de Jaraguá do Sul. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da PUCSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos e Formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo, interdisciplinaridade, formação de professores e identidade profissional. Compõe o banco de avaliadores do INEP/MEC.

 

Doris Pires Vargas Bolzan

Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e

Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e

Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do

Sul. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando

como alfabetizadora e como Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do

Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de desenvolvimento

Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de

Metodologia do Ensino/CE/UFSM no período de dezembro 1993 a maio de

1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. É professora associado 2. Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/ UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado e Doutorado do Centro de Educação, no período de 2007-2009; atua como professora do referido programa desde 2003. Representa o Centro de Educação no conselho da editorial da Editora da Universidade (desde 2010 até o momento). Membro do conselho consultivo da Revista Vidya e Linha críticas, bem como membro do conselho editorial da Revista Brasileira de Formação de Professores, da Revista Contrapontos da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Imagens da Educação – Convênio Região Sul e do Conselho internacional da Revista Didaskomai – Investigaciones sobre la Enseñanza, Montevideo/Uruguai e da POLED – Revista de Políticas Educativas do NEPI/AUGM. Representa a UFSM como membro do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS. Representa a UFSM no Núcleo para Integração das Políticas Educativas e Políticas Linguísticas –NEPI/AUGM. Pesquisadora Produtividade do CNPq (Pq2); atua na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tendo como foco de Pesquisa a formação docente na educação básica e superior. É Membro do Comitê Institucional Permanente da UFSM e membro da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM. A sua experiência em pesquisa é evidenciada a partir do estudo de temáticas como: formação inicial e continuada de professores, aprendizagem docente, construção do conhecimento pedagógico compartilhado, conhecimento compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na escola, pedagogia universitária, professoralidade, gestão educacional entre outros temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores e Práticas Educativas: educação básica e superior – (GPFOPE, desde 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Trajetória de Formação- (GTFORMA desde 2002). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior – RIES, e associada ao LASA-Latin American Studies Association. Membro da ILADEI – Associação Latinoamericana de estudos sobre a infância.

 

Eliane de Fátima Inglez Sinhori

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, com pesquisa na

área de currículo. Pós-graduada em Supervisão Escolar, com experiência há mais de 25 anos. Exerce o cargo de Diretora Escolar há 4 anos. É habilitada em Didática, Psicologia e Sociologia da Educação. Atuou como Presidenta do FUNDEB municipal de Balneário Camboriú/SC por 2 anos.

 

Elisia Kasprowicz Stein

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul

(2004). Atualmente é orientadora pedagógica da Prefeitura de Massaranduba. Tem pós-graduação lato sensu em pedagogia gestora e experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Pedagógica. Cursa Mestrado em Educação pela UNIVALI e participa do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas de Currículo e Avaliação.

 

Érica de Faria Dutra

Possui graduação em PEDAGOGIA pela UNIVERSIDADE ANCHIETA (1998) e mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é capacitação de professores do fundamental I da Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: revisão textual.

 

Márcia Martins Castaldo

Graduação: Bacharelado/Licenciatura em Português/Inglês/Francês pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e Faculdade de Educação (FE-USP) da Universidade de São Paulo (1989). Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1995). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (USP) (2009). Atualmente é Assessora Técnica Educacional em Língua Portuguesa do Núcleo de Avaliação Educacional (NAE) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em Redação, atuando principalmente nos seguintes temas: redação, vestibular, Língua Portuguesa, ensino/ aprendizagem de Redação, Ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa. É integrante o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Alfabetização e Letramento (GEAL)

 

Maria Angélica Olivo Francisco Lucas

É graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1987),

mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá onde trabalha desde 1997 e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) desta instituição. Tem experiência na área educacional, tendo atuado como professora de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, orientadora educacional e coordenadora de educação infantil e alfabetização da Secretaria de Educação do Município de Maringá. Coordena projetos de pesquisa, ensino e extensão regularmente. Atua no Curso de Pedagogia como professora da área de Prática de Ensino, ministrando a disciplina Formação e Ação Docente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Estágio Curricular Supervisionado. Participa do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GPF). Desenvolve estudos e pesquisas a respeito dos seguintes temas: alfabetização, letramento, educação infantil e formação de professores.

 

Mônica Teresinha Colsani Furtado

Mestre em Educação – UNIVALI (2009). Linha de pesquisa em Política Pública

Educacional. Tema de pesquisa: A infância no processo de reorganização Curricular do Ensino Fundamental de Nove Anos na Escola: Um Estudo de caso. Especialização em Pré-Escolar (1992) UNIVALI. Graduada em Pedagogia Pré-Escolar pela Fundação de Ensino do Polo Geoeducacional do Vale do Itajaí (1988). Trabalha atualmente na Gerência de Educação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional – Itajaí (SC) com as políticas públicas educacionais. Têm experiência com formação docente, nas temáticas: Planejamento Curricular, Aprendizagem e Desenvolvimento, Política da Educação Profissional Integrada à Educação Básica, Política do Ensino Fundamental e Política de Formação pela Escola do FNDE – Educação à Distância.

 

Patrícia K. de Araújo

Graduada em Letras pela UNIVILLE; aluna do Mestrado em Patrimônio Cultural

e Sociedade pela UNIVILLE; membro do NUPAE e pesquisadora no Projeto

Educação Patrimonial: formação e construção de identidades pela UNIVILLE.

 

Renata Cleiton Piacesi Corrêa

Formação; Graduada em Pedagogia (1999) e pós-graduada – Mestrado em Educação (2011) pela Universidade do Vale do Itajaí. Experiência profissional: 23 anos de atuação na educação, nos níveis da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio. Hoje atua como professora de Filosofia da 5º série dos Anos Finais do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação UNIVALI/Itajaí. Também atua como auxiliar da direção do Colégio de Aplicação UNIVALI/Balneário Camboriú.

 

Silvana Stremel

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa –

UEPG (2008). Mestre em Educação pela UEPG (2011). Foi professora colaboradora do Departamento de Educação da UEPG. Atualmente é doutoranda do PPGE/ UEPG, bolsista Capes/Fundação Araucária.

 

Silvia de Matos Gasparian Colello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1981),

mestrado (1990) e doutorado (1997) pela mesma instituição. Fez especialização

em Psicomotricidade. Foi professora de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. É docente da Faculdade de Educação da USP desde 1982, atuando nas áreas de Psicologia da Educação e Linguagem nos cursos de Pedagogia, Licenciatura e Pós-graduação. Como coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização e Letramento – GEAL, orienta e desenvolve trabalhos sobre o ensino e a aprendizagem da língua escrita e formação de professores. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Alfabetização. É autora de diversos artigos, dos livros " Alfabetização em questão" (1995/2004) e " A escola que (não) ensina a escrever" (2007/2012), e coautora de " Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos&- quot; (2010/2011). Foi organizadora da obra Textos em contextos: reflexões sobre o ensino da língua escrita (2011).

 

Silvia Sell Duarte Pillotto

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança – IEC na Universidade do MINHO

– UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina

- UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do

Paraná – UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na

Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística – Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina – UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e nos Programas de Pós-Graduação - Mestrado em Educação e Patrimônio Cultural e Sociedade; Pesquisadora e coordenadora de Núcleo de Pesquisa, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação. Autora de vários livros publicados, desenvolve formação continuada e consultoria nas áreas citadas.

 

Solange de Fátima Gabre

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul –

UFRGS. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. (2011). Possui especialização em Museologia pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP (2007). Especialização em Educação Especial/Inclusão pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2006). É graduada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (2003). Atualmente é coordenadora de artes no Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, onde desenvolve ações de formação continuada e produção de material pedagógico. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Arte/Educação – NUPAE da UNIVILLE. Tem experiência na área

de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, museu e mediação cultural.

 

Valéria Silva Ferreira

Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí

(1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). É titular da Universidade do Vale do Itajaí, atua no curso de Pedagogia e no Mestrado/Doutorado em Educação. Lidera o grupo de pesquisa Contextos Educativos e Práticas Docentes.

 

Verônica Gesser

Doutora em Educação – Currículo e ensino – pela Florida International University, USA e mestra em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Vice-Coordenadora, professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado). Atua também no ensino no curso de Pedagogia e Núcleo das Licenciaturas da Univali. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas Educacionais, Currículo, formação docente, e avaliação educacional. Lidera o grupo de pesquisa: Políticas Públicas de Currículo e Avaliação.