Autores: Maria Inês Naujorks
Leandra Bôer Possa
Este livro busca reunir a produção de vários autores envolvidos em tensionar as mensagens que proliferam nas produções filmicas/cinema em torno da temática da deficiência. Produções estas que inventam modelos de representação que subjetivam sujeitos e modos com os quais estes se relacionam com as pessoas com deficiência.
É objetivo apresentar uma obra analítica das representações sobre a condição da deficiência a partir de alguns filmes; questionar a invenção da diferença como deficiência e a existência perturbadora que desorganiza a ordem da normalidade; tensionar as estratégias sociais e educacionais para tornar esse estranho conhecido no acontecimento de uma obra cinematográfica e de seu uso no contexto educativo/formativo.
Desejamos a todos uma oportunidade de reflexão e esperamos que esta leitura contribua para a produção e invenção e outros parâmetros para o entendimento da diferença.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-773-8
DOI: 10.24824/978858042773.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 180
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Maria Inês Naujorks - Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS. Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo/USP. É Professora Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa de Educação Especial do Centro de Educação, da UFSM. Líder do GEPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão. Presidente da Comissão do Conselho Editorial da Revista Educação Especial, do Centro de Educação/UFSM. Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Área de atuação é a Educação Especial desenvolvendo pesquisas nas temáticas de: Políticas Públicas e Educação Especial, Avaliação e Inclusão Educacional.
Leandra Bôer Possa – Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestre em Educação pela UFSM e em Psicopedagogia pela Universidade de Havana/Cuba. Doutora em Educação pela UFSM. Professora do Departamento de Educação Especial do Centro de Educação da UFSM. Pesquisadora do GEPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão. Área de atuação: Educação, com ênfase nas linhas de pesquisa de Educação Especial, formação de professores e políticas públicas.