Capa do livro: ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR:<BR>diálogos entre docência e pesquisa

ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR:
diálogos entre docência e pesquisa

Autores: Robson Santos de Carvalho
Rosângela Rodrigues Borges
͍talo Oscar Ricardi León
Fernanda Aparecida Ribeiro

Este livro Ensino de Línguas e Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa é a prova mais contundente de trabalho colaborativo. Desde sua gênese, o projeto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), elaborado no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, iniciativa da CAPES, foi pensado e construído por um grupo de professores dos cursos de Letras e de Pedagogia.

Este volume é, pois, resultado desse esforço conjunto de diversas ações concomitantes e complementares levadas a cabo no intuito de fortalecer a formação docente dos graduandos dos cursos envolvidos e de outras licenciaturas da instituição.

A pesquisa recente sobre formação de professores tem atestado o quanto os cursos de licenciatura se distanciaram, ao longo dos anos, do seu real propósito, haja vista a demanda sociocognitiva e de formação contínua que se impõe aos jovens professores nos tempos de hoje. Nos diversos capítulos deste livro, o leitor encontrará resultados de pesquisas desenvolvidas por graduandos, sob orientação dos professores coordenadores as áreas integrantes do projeto institucional, cujo intuito é fazer compreender a distância que se observa entre as propostas governamentais e a prática pedagógica nas escolas da educação básica. Mais que isso, são sugestões de trabalho prático na sala de aula da educação básica e uma reflexão ímpar sobre a formação inicial docente.

Este volume foi organizado em quatro partes, que reúnem os textos advindos das pesquisas desenvolvidas no interior de cada uma das quatro áreas temáticas: Na primeira parte, A pesquisa em alfabetização, Letramento e Leitura. Na segunda parte, Percursos da avaliação da aprendizagem de Língua portuguesa. Na terceira, Diferentes olhares sobre os gêneros textuais e, finalmente; na quarta parte, Novas tecnologias aplicadas à educação.

Tal organização põe o leitor em contato com textos de abordagens bastante variadas que emergem da integração de diversos programas como PET e PIBID, além da Iniciação Científica Voluntária que mostram o quanto já se faz e o quanto há por fazer.

Assim, consideramos que este volume representará significativa contribuição, mesmo que de forma modesta, aos estudos e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de língua(s) e da formação de professores, seja a inicial ou a continuada.

 

Impresso
de R$ 67,07 por
R$ 60,35
Digital
de R$ 67,07 por
R$ 46,95

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-673-1
DOI: 10.24824/978858042673.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 238
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR:<BR>diálogos entre docência e pesquisa

Robson Santos de Carvalho - Graduado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Doutorando em Linguística do Texto e do Discurso na UFMG. Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Alfenas, onde foi coordenador institucional do PRODOCÊNCIA. É coordenador de área do PIBID Letras/Português, na mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Textual, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação do ensino-aprendizagem, habilidades e competências de leitura.

 

Aline Pereira de Roque - Atualmente é aluna do último período do curso de Letras/Licenciatura Português da UNIFAL-MG, bolsista PIBID da Escola Estadual Professor Viana e Professora de Redação e Expressão do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Faz parte do grupo de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária, inserido no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, e vinculado ao Grupo de Pesquisa: Literatura, Linguagem e Outros Saberes, na linha de pesquisa Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa, sob orientação do Prof. Robson Santos de Carvalho.

 

Leoni Dutra Marinho Cabral – aluna do 9º período de Letras-Licenciatura/Português, na Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG. Faz parte do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária, inserido no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência, e vinculado ao Grupo de Pesquisa: Literatura, Linguagem e Outros Saberes, na linha de pesquisa Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa, sob orientação do Prof. Robson Santos de Carvalho.

 

Susana B. de Andrade – discente do curso de Letras, licenciatura em língua portuguesa, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) desde 2011. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e pesquisadora voluntária de Iniciação Científica com orientação do Prof. Robson Santos de Carvalho.

 

Vanessa de Araújo Maganhoto Matos – Graduanda em Letras-Língua Portuguesa- pela Universidade Federal de Alfenas. Faz parte do grupo de pesquisa "Literatura, linguagem e outros saberes" nas linhas de pesquisa "Literatura e Jornalismo em Clarice Lispector" e "Textualidade e Textualização em Língua Portuguesa". Desde 2011 é bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

 

Márcia Dantas de Morais – Graduanda do curso de Letras da Unifal-MG. Atualmente está no último período e desenvolveu pesquisa de iniciação científica sob orientação do prof. Robson Santos de Carvalho. É professora de Português no colégio CRA de Alfenas-MG.

 

Andréia de Fátima Tomé – Graduada no Curso Normal Superior pela Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC/MG. Graduanda do Curso de Letras, Licenciatura em Espanhol da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-Letras/Espanhol) onde tem participado de diversas atividades curriculares de ensino de espanhol em escolas públicas do Município de Alfenas/MG e entidades filantrópicas. É professora de Educação Básica no Município de Alfenas/MG e integrante voluntária das atividades discentes da proposta Novas Tecnologias aplicadas à Educação do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). Integra a linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de língua espanhola e suas literaturas mediadas por recursos tecnológicos e ambientes digitais interativos sob a orientação do Prof. Italo Riccardi L. do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior.

 

Felipe de Paula Rui – Licenciado em Geografia pela Universidade Sagrado Coração – USC/Bauru-SP e graduando em Geografia - Bacharelado pela Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. Possui experiência na área da educação, atuando como professor eventual nas escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo na cidade de Bauru-SP. Foi educador universitário do Programa Escola da Família, tutor do Projeto Institucional de Formação Continuada (PIFC) promovido pelo MEC, em pareceria com a UNIFAL/MG, e professor de Geografia no Cursinho Preparatório para o ENEM. Integrante voluntário das atividades discentes da proposta Novas Tecnologias aplicadas à Educação do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência).

 

Italo Oscar Riccardi León – Professor Assistente II do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Departamento de Letras (DL) da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG, Alfenas, Estado de Minas Gerais, Brasil. Professor de Língua Espanhola e Literatura (UCV-Chile) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG) e bolsista do Programa Mineiro de Capacitação Docente (PMCD) promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPP) da UNIFAL-MG. É responsável pelo desenvolvimento da linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de língua espanhola e suas literaturas mediadas por recursos tecnológicos e ambientes digitais interativos do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior.

 

Jacqueline Lopes – Graduanda do Curso de Letras, Licenciatura em Espanhol da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) e professora de língua espanhola, em nível básico, em escolas públicas do Município de Alfenas – MG. Integrante voluntária das atividades discentes da proposta Novas Tecnologias aplicadas à Educação do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). Integra a linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de língua espanhola e suas literaturas mediadas por recursos tecnológicos e ambientes digitais interativos orientada sob a orientação do Prof. Italo Riccardi L. do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior. Também tem desenvolvido experiências curriculares de imersão linguística em países como Uruguai, Argentina e Chile.

 

Priscila Martins – Graduanda do Curso de Letras, Licenciatura em Espanhol da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES) e integrante voluntária das atividades discentes da proposta Novas Tecnologias aplicadas à Educação do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). Desenvolveu atividades de tradução Português/Espanhol na editora Cresça Brasil, sediada em Alfenas - MG, e ministrou aulas de língua espanhola, em nível básico, em escolas públicas do Município de Alfenas – MG. Integra a linha de pesquisa de ensino-aprendizagem de língua espanhola e suas literaturas mediadas por recursos tecnológicos e ambientes digitais interativos sob a orientação do Prof. Italo Riccardi L. do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, coordenado pelo Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior. Tem desenvolvido, também, experiências curriculares de imersão linguística em países como Uruguai e Espanha.

 

Vinicius Oliveira Souza – Graduando do Curso de Letras, Licenciatura em Espanhol da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL/MG. Tem ministrado aulas de língua espanhola, em nível básico, em escolas públicas e particulares do Município de Alfenas – MG e região do sul de Minas. Integrante voluntário das atividades discentes da proposta Novas Tecnologias aplicadas à Educação do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). Participa como monitor responsável das atividades do projeto de extensão “Hola, ¿qué tal? – Curso de Língua e Cultura Hispânicas” oferecido aos integrantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), ação de extensão promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT) da UNIFAL/MG.