Autores: Cleyde Nunes Pereira de Carvalho - Doracina Aparecida de Castro Araújo - Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Esta Coletânea reúne textos de autores que estão debutando na publicação dos resultados de seus trabalhos científicos. Os discentes do Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba e os docentes orientadores dos textos, mostram possibilidades que vão da perspectiva do pesquisador iniciante à do pesquisador experiente, que apresenta em seu currículo vasta experiência em publicações na área de Educação, História e Linguagem. Os autores compreendem ser um momento relevante para divulgar o que se pesquisa no Mestrado em Educação, de modo a buscar, por meio dos debates, compreender e aprofundar os temas apresentados e manter um elo com outras Universidades, pois o leitor de qualquer local e tempo poderá contribuir, ampliando a reflexão sobre temas sociais relevantes. Os quatro temas, Educação e Diversidade, Educação e História, Educação e Linguagem e Educação em diferentes temas, espaços e tempos, que sistematizam esta Coletânea se entrelaçam em diferentes enfoques que o olhar criterioso do leitor poderá perceber. São textos introdutórios que poderão contribuir com docentes da Educação Básica, discentes e docentes do Ensino Superior e de Pós-Graduação. Os autores fazem o convite à leitura. Cabe a cada um, leitor crítico, estudioso do assunto, curioso, buscar nos dezessete textos aqui apresentados, possibilidades para novas propostas, quiçá, novas pesquisas em prol da emancipação do sujeito e da transformação social.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-816-2
DOI: 10.24824/978858042816.2
Ano de edição: 2014
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 190
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Autores discentes do programa de pós-
graduação em educação da UEM
Amanda Carolina Martins de Oliveira
Especialista
Cleyde Nunes Pereira de Carvalho
Especialista
Danilo Morais Lima
Estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). Bolsista de Demanda Social da CAPES. Professor da Rede Pública de Ensino da Bahia.
Dirlaine Beatriz França de Souza
Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela REDEFOR/UNESP e em Metodologia de Ensino de Espanhol pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico de Línguas Estrangeiras Modernas na Diretoria de Ensino-Região de Jales. Tutora presencial do curso de Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria, no pólo de Jales/SP.
Elaine Cristina Luiz
Especialista em Fundamentado a Prática de Ensino do Professor de Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Ilha Solteira). Bolsista de Demanda Social da CAPES.
Emerson André de Godoy
Docente na Rede Estadual do Estado de São Paulo em Filosofia e Sociologia e no Serviço Social da Indústria (SESI).
Gilberto Abreu de Oliveira
Especialista em Estudos de História e Historiografia pela Faculdade Vale do Aporé. Bolsista de Demanda Social da CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB).
Joana D’arc Moreira Alves
Psicopedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC); Especialista
Kátia Cristina Martins
Especialista
Kênia Guimarães Furquim Camargo
Especialista
Leandra Salustiana da Silva Oliveira
Especialista
Lucinéia Silva de Freitas
Especialista em Docência para o Ensino Superior. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Tutora de Sala da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR).
Renato Barbosa Queiroz
Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Funcionário Público Estadual de Mato Grosso do Sul.
Sheyla Cristina Araujo Matoso Silva
Especialista
Silvana Cosmo Dias
Especialista em Estudos linguísticos e Literários pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul (FUNEC). Docente da Rede Municipal de Santa Fé do Sul.
Simone Silveira dos Santos
Especialista em Neuropedagogia pela Universidade de Jales-SP. Coordenadora Pedagógica na Legião da Boa Vontade (LBV).
Wagner Silvestre de Oliveira Albiol Garcia
Especialista em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Professor da Rede Pública Estadual de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Chapadão do Sul.
Wilciene Nunes do Vale
Especialista
Autores docentes do programa de pós-graduação
em educação da UEMS
Ademilson Batista Paes
Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Araraquara). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB). Coordenador do Projeto Pró-equipamentos (CAPES).
Celi Corrêa Neres
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisa
Doracina Aparecida de Castro Araujo
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas
Eliane Greice Davanço Nogueira
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em narrativas formativas (GEPENAF). Coordenadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).
Elson Luiz de Araujo
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas
Estela Natalina Mantovani Bertoletti
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Marília). Pós-doutorado em Educação pela UNESP/Araraquara. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação Brasileira (GEPHEB).
José Antonio de Souza
Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas
Léia Teixeira Lacerda
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Líder do Grupo de Pesquisas Educação Cultura e Diversidade. Coordenadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES).
Lucélia Tavares Guimarães
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/São Paulo). Pesquisador do Observatório de Educação (OBEDUC/CAPES) na UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba.
Maria José de Jesus Alves Cordeiro
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/São Paulo). Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero, Raça e Etnia.
Samira Saad Pulchério Lancillotti
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Sociedade História e Educação (GEPSE).
Silvane Aparecida de Freitas
Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/Assis). Pós-doutorado em Linguística pela UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa em Linguística e Ensino. Coordenadora de Área do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/Capes).