Capa do livro: LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS<br>Práticas e Questões Sobre e para a Formação do Docente

LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Práticas e Questões Sobre e para a Formação do Docente

Autores: Simone T. Hashiguti (Org)

Neste livro estão reunidos artigos de professores e pesquisadores que abordam variados aspectos dos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras no Brasil hoje. Numa tomada ampla de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, os textos versam sobre temas relacionados às práticas de sala de aula, à conceituação e utilização de tecnologias nesse e para esse contexto e ao ser docente. Essa variedade de olhares teóricos e de temas materializa um pouco do caráter transdisciplinar e diverso das pesquisas e diálogos epistemológicos que têm enriquecido os estudos em Linguística Aplicada no país e os projetos de pesquisa, ensino e extensão que com eles caminham juntos, tais como os que ocorreram antes e durante a elaboração dos textos desta coletânea e que reverberam em suas linhas. 

Muitas das considerações apresentadas pelos autores permitem entrever um convite para o desvelamento de aspectos não óbvios dos processos de ensino de línguas estrangeiras, aspectos relacionados a temas constantes de nossas discussões, como o funcionamento semântico da língua inglesa, as condições e determinações da utilização de tecnologia na construção e circulação dos saberes, a utilização do livro didático. Pelos olhares dos autores, lançados de dentro da própria sala de aula de formação para a docência e a partir da prática, tais temas têm iluminadas fissuras que se constituem como particularidades que, tornadas mais visíveis e compreendidas, podem fazer toda a diferença nos processos de ensino e na significação da aprendizagem por parte dos alunos de línguas estrangeiras. Os trabalhos aqui reunidos visam, portanto, contribuir para reflexões tanto nas pesquisas em Linguística Aplicada quanto para as que acontecem como efeito das inquietações dos atuais e futuros professores da área da linguagem.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-755-4
DOI: 10.24824/978858042755.4
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

LINGUÍSTICA APLICADA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS<br>Práticas e Questões Sobre e para a Formação do Docente

Claudia Marinho Wanderley

Possui graduação em Letras Português pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Linguística pela Universidade Estadu¬al de Campinas (1999), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2003), pós-doutorado em Linguística Com¬putacional pela Université de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2006). Atualmente é Pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística. Atua principalmente nos temas: multilinguis-mo, multiculturalismo, inclusão digital de línguas “menores”, loca¬lização de softwares, análise automática de textos, análise do discur¬so, discurso eletrônico.

Fernanda Costa Ribas

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Pau¬lista de São José do Rio Preto (2002) e doutorado em Estudos Lin¬guísticos, área de Linguística Aplicada também pela Unesp (2008). Doutorado sanduíche (Capes) em Educação pela Universidade de Maryland (2007). Coordena o grupo de pesquisa: Cognição, afetivi¬dade e letramento crítico. É professora adjunta do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, onde trabalha na área de língua inglesa, metodologias de ensino e estágio super¬visionado. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: motiva¬ção, ansiedade, crenças, autocrenças, ensino de inglês nas escolas públicas e formação de professores.

Linda Gentry El-Dash

Possui graduação em Alemão pela Kansas State University (1969), mestrado em Educação pela Kansas State University (1969), mestrado em TESOL pela American University In Cairo (1972) e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Compreensão auditiva, atitudes, língua inglesa.

Mariana Rafaela Batista Silva Peixoto

Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto dos Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, é graduada em Letras (Licen¬ciatura Plena em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa) pela Uni¬versidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas na área da Linguística Aplicada, na interface dos estudos do/sobre o discurso, desconstrução e psicanálise.

Pedro Malard Monteiro

É professor de Literatura em Língua Inglesa do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Cursou Ecologia Humana na University of Huddersfield na Inglaterra e Licenciatura com Habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professor assistente de literatura e escrita criativa no departamento de inglês da State University of New York at Albany, onde cursou doutorado e obteve PhD in English com ênfase em Creative Writing. Possui artigos científicos publicados em periódicos acadêmicos e anais de eventos científicos. Sua área de interesse e pesquisa é uma tentativa de entender e avaliar as novas perspectivas que a ciência proporciona ao estudo de literatura, educação, e arte.

Simone Tiemi Hashiguti

É professora na área de Linguística Aplicada e Língua Ingle¬sa no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). Graduada em Linguística pela Universi¬dade Estadual de Campinas (UNICAMP), é Mestre e Doutora em Linguística Aplicada também pela UNICAMP. Coordena o Grupo de Pesquisa: O Corpo e a Imagem no Discurso. Algumas das áreas de seu interesse são: cultura visual, formação de professores, Aná¬lise do Discurso, Linguística Aplicada e Antropologia Cultural. Al¬guns temas de pesquisa e estudo são: o corpo, a memória, linguagem verbal e materialidades visuais, ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, produção de materiais didáticos, educação a distância e práticas de linguagem e tecnologias de informação e comunicação.

Valeska Virgínia Soares Souza

Possui graduação em Letras, especialização em ensino e aprendizagem de língua inglesa, mestrado em Linguística, com foco em letramento digital, pela Universidade Federal de Uberlândia, MG - UFU (2007), doutorado em Linguística Aplicada, na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2011). Trabalha com ensino de línguas desde 1989. Foi coordenadora acadêmica do ICBEU Patrocínio de 1992 até 2006. Atualmente, é professora na área de língua inglesa e Linguística Aplicada no Instituto de Letras e Linguística - ILEEL (UFU) e coordena o programa de Inglês para Jovens Talentos para a Ciência na UFU. Seu interesse de pesquisa está relacionado ao uso de tecnologias digitais de informação e comunicação para a apren¬dizagem de línguas.

William Mineo Tagata

Possui doutorado em Letras, pela Faculdade de Filosofia, Le¬tras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de São Paulo (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lín¬gua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa, hibridismo, identidade, cultura, letramento crítico e multiletramentos e cinema.