Capa do livro: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:<br>questões atuais

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
questões atuais

Autores: Debora Cristina Jeffrey

O livro destaca a educação de jovens e adultos a partir do debate de questões atuais que envolvem a modalidade, tais como: a garantia do direito à educação, a qualidade de ensino, a gestão escolar, o financiamento da educação, a diversidade, a alfabetização, o conflito geracional, a inclusão e a profissionalização. Essas questões, desde o início dos anos 2000, têm configurado a modalidade e sua oferta nos sistemas de ensino. A atualidade do debate pode ser evidenciada pelo fato da modalidade EJA ter sido reconfigurada, nos últimos anos, por normatizações, orientações, projetos e programas que a influenciam em seu caráter pedagógico, político e administrativo no Brasil. A definição da idade mínima para o ingresso na modalidade no ensino fundamental, o estabelecimento da qualidade de ensino nos diversos sistemas educativos, os recursos destinados, o processo de juvenilização, a heterogeneidade da população atendida, a inclusão escolar, o conflito geracional, a formação de professores e o processo de profissionalização são questões que tem influenciado significativamente a modalidade EJA, tornando-a um espaço de iniciativas pedagógicas e políticas que ora se caracterizam por práticas escolares e em outros momentos recuperam o seu antecedente histórico, ao se pautar em práticas não escolares. Esse processo contribui para que a modalidade possa ser repensada em sua dinâmica política, pedagógica e organizacional, a fim de contribuir com o processo de humanização e formação dos sujeitos. É nesse cenário que o livro Educação de jovens e adultos: questões atuais se configura, com o intuito de promover uma análise contemporânea sobre a modalidade, que permita a identificação das contradições e novos desafios que se apresentam à EJA no Brasil. É destinado a estudantes de Cursos de Licenciatura, Pós-Graduação e profissionais da área educacional que atuam na modalidade EJA e demais interessados.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-743-1
DOI: 10.24824/978858042743.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 196
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:<br>questões atuais

Debora Cristina Jeffrey

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação e Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação sistemas educativos, gestão educacional e educação de jovens e adultos.

Sandra Fernandes Leite

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996), especialização em Educação para Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) - Área de concentração: Educação Brasileira: Gestão e Práticas Pedagógicas e Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Campinas (2009-2013) - Área de concentração: Políticas, Administração e Sistemas Educacionais - com foco de estudo na Educação de Jovens e Adultos. Possui experiência na docência do ensino superior.

Silene Fontana

Possui graduação em Pedagogia, História e Geografia pela Universidade de Marília. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora do Centro Universitário de Rio Preto, Supervisora de Ensino da Prefeitura do Município de Barretos, Coordenadora do Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas Padre Albino, Coordenadora de pós-graduação do Centro Universitário de Rio Preto e professora de Educação Física e Enfermagem na Fundação Padre Albino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, legislação educacional, progressão continuada e currículo.

Geruza Cristina Meirelles Volpe

Possui graduação em Pedagogia (2000), Mestrado em Educação (2004) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutorado em Educação (2010) pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas Educacionais e Gestão Educacional e Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Financiamento, Políticas Públicas Educacionais e seus processos de implementação, Legislação e Direito Sócio-Educacional, Gestão. Como experiência docente no Ensino Superior, destacam-se os Cursos de Especialização em Gestão Educacional para Gestores da Rede Estadual de Educação de São Paulo e em Educação de Jovens e Adultos para Professores da Rede Municipal de Campinas, ambos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em julho de 2010, efetivou-se como Professora Doutora Adjunta Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Niminon Suzel Pinheiro

Graduada em História e Economia. Mestre (1992) e Doutora (1999) em História pela UNESP-Assis. Pós-doutora em Antropologia pela UNESP-Marilia (2012). Professora no Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP onde coordena o Programa Adote uma Aldeia; e o Projeto Brasil Negro Aristides dos Santos; Como pesquisadora voluntária assessora o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre e é membro gestora da Fundação Araporã, a qual representa no Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo - CEPISP - Secretaria de Estado das Relações Institucionais. Integra o Conselho Editorial da Revista Terra Indígena. Como escritora recebeu o Premio Nelson Seixas, de literatura, pelo livro Os óculos do Pajé. Palestrante, professora e pesquisadora em educação, etno-história e antropologia indígena. Militante pelo direito à diversidade e à memória, pelo empoderamento das minorias políticas e sociais e pela preservação da vida e dos ecossistemas.

Edite Maria da Silva de Faria

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especialista em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Assistente do Departamento de Educação- Campus XIV - Conceição do Coité - Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Periferias Urbanas, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação; educação de pessoas jovens, adultas e idosas; educação do campo e formação de professores.

Ângela de Fátima Soligo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995/2001). Atualmente é Docente da Faculdade de Educação da Unicamp, Departamento de Psicologia Educacional, Membro do Grupo de Pesquisa DiS (Grupo de Estudos e Pesquisas Diferenças e Subjetividades em Educação),Presidente da ABEP- Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais, racismo e preconceito, ensino de psicologia, juventudes, formação de professores e escola. Atualmente, desenvolve duas grandes pesquisas, uma voltada para o estudo do preconceito racial no Brasil e outra para as juventudes na contemporaneidade, a partir do recorte teórico das representações sociais.

Mara Rosana Pedrinho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989) e mestrado em fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Doutora pela Unicamp (Educação). Atualmente é professora de cursos de graduação do Centro Universitário de Rio Preto e do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva. Tem experiência em Gestão, docência na área de Educação, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, psicologia (em especial psicologia educacional e Social), professores - formação, temas de administração.

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - USC (1999), Especialização em Psicopedagogia - USC (2001); Especialização em Educação: Formação de Formadores de Professores - USC (2002); Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP (2011 - em andamento) e professora universitária da Universidade Sagrado Coração - USC, desde 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Organização e Avaliação do Trabalho Didático e da Aprendizagem, Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica, Psicologia da Educação, Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos. Tem certificação internacional de Coaching, Mentoring e Holomentoring - Foco em Professional, Self & Life Coaching do Sistema ISOR, pelo ICF - International Coach Federation e Instituto Holos.

Andrea da Silva Rosa

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é discente da Universidade Metodista de Piracicaba e pedagoga da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação, formação, língua de sinais, letramento, noticias, educação, surdo, inclusão, linguagem, educação e língua de sinais, brincar, imaginário.

Fátima Aparecida Gonçalves Mendes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989) e especialização em Educação Especial pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Atua como Pedagoga no Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof.Dr. Gabriel O. S. Porto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Adolescentes e Adultos com Deficiência Visual. Lecionou de 1999 a 2004, voluntariamente, no Projeto Educativo de Integração Social (Educação de Adultos), de 1ª a 4ª séries.

Cristiane Teresa Dombosco

Mestre em Educação, na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2013), Campinas/SP, na área Políticas, Administração e Sistemas Educacionais. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é vice-diretora educacional da Prefeitura Municipal de Campinas.

Fábio Pereira Nunes

Doutorando em Educação na UNICAMP e possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos e políticas públicas.