Capa do livro: PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores: Cristina Maria d’Ávila - Ilma Passos Alencastro Veiga

A formação para o exercício profissional docente exige transformações permanentes e essenciais por parte das Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, torna-se imperiosa a formulação de novos paradigmas de formação e do papel de cada instituição envolvida, de modo que, sintonizada com uma discussão coletiva e envolvendo os vários agentes da área acadêmica e administrativa, possa se assumir uma atitude proativa, alargando, aprofundando e atualizando os campos dos saberes e de seus modos de atuação e produção de significados e conhecimentos.

Essas considerações conduzem à necessidade de a docência ser estabelecida como profissão, e isso já se constitui reivindicação de movimentos em nível nacional e internacional. A RIDES – Rede Inter-Regional N-Ne-Co sobre Docência na Educação Superior – nasce dessas preocupações e se configura como uma rede de pesquisadores brasileiros, notadamente das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que trabalham com a temática e desenvolvem experiências referentes à melhoria das condições de desenvolvimento profissional do(a) docente da Educação Superior.

O presente livro, Profissão Docente na Educação Superior, é resultado dos estudos e pesquisas dos pesquisadores que compuseram o terceiro encontro da RIDES, ocorrido em Salvador, Bahia, no ano de 2011. Está dividido em duas partes (Profissionalidade docente e identidade profissional na Parte I, e Trabalho docente na Educação Superior, abrindo a Parte II), e apresenta um conjunto de pesquisas realizadas na área da docência na/para a Educação Superior, com reflexões que, esperamos, possam contribuir para o debate necessário em cada temática e servir de interlocução com a produção já existente na área.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-661-8
DOI: 10.24824/978858042661.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROFISSÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ana Iorio Dias

Professora Associada da FACED/UFC. Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília, no Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas, coordenado pela Professora Ilma Passos Alencastro Veiga. Tem experiência na área de Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Formação Docente; Ensino e Aprendizagem; Oralidade, Leitura e Escrita.


Bernadete de Souza Porto

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1989), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Foi professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde, de 2001 a 2004, coordenou o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação e Ludicidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, Ludicidade e Formação do Educador. É professora Adjunta III na Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Teoria e Prática do Ensino. Na UFC, coordenou o Projeto CASa de 2009 a 2012. Em 2013, assumiu a Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular (COPAC).


Celi Nelza Zulke Taffarel

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1976), especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e, Pós-Doutorado na Universidade de Oldenburg, Alemanha, (1999). Atualmente é professora titular da Universidade Federal da Bahia. Ex-presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE (Gestões 1987-1989 e 1989-1991). Ex-secretária Geral do ANDES-SN (Gestão 2002-2004). Ex-diretora da Faculdade de Educação da UFBA (Gestão 2008-2012). Pesquisadora de Produtividade da UFBA. Tem experiência na área de Ciências do Esporte, com atuação nas problemáticas significativas, a saber: formação de professores, produção do conhecimento cientifico, políticas públicas e trabalho pedagógico. Atua nas seguintes áreas: Ciências da Saúde com ênfase nas bases e fundamentos da Educação Física e Esporte e, nas Áreas de Ciências Humanas com ênfase nos temas Trabalho Pedagógicas, Formação de Professores, Produção do Conhecimento, Políticas Públicas de Educação Física e Esporte.


Cipriano Carlos Luckesi

Licenciado em Filosofia, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Católica do Salvador, Salvador, Bahia, 1970; (3). Mestre em Ciências Sociais, pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 1976; (4). Doutor em Educação: Filosofia e História da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992; (5). Psicoterapeuta Corporal em Biossíntese, Terapeuta em Dinâmica Energética do Psiquismo, formado pela Escola Dinâmica Energética do Psiquismo, Salvador, Bahia, 1997. Professor aposentado de Filosofia e do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. Autor de vários artigos especializados e livros, destacando-se: Fazer Universidade: uma proposta metodológica, Cortez Editora, São Paulo, 1984; Filosofia da Educação, Cortez Editora, 1990 (16ª reimpressão); (5) Introdução à Filosofia, UFBA, Salvador, 1992 (esgotado); (6) Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar, Cortez Editora, São Paulo, 1995 (3ª edição); (7) Avaliação da aprendizagem escolar, Cortez Editora, São Paulo, 1995 (12ª edição); Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática, Salvador, Malabares Comunicação e Eventos, 2003.


Cristina Maria d’Ávila

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-doutora em Formação de professores pela Universidade de Montréal, Canadá. É Professora associada Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui vários artigos publicados em revistas especializadas. É autora de cinco livros e duas coletâneas, dentre os quais destaca: Decifra-me ou te devorarei: o que pode o professor frente ao livro didático (EDUFBA, 2008); Profissão docente: novos sentidos, novos paradigmas, em co-autoria com Ilma Passos Veiga (Papirus, 2009); Ser professor na contemporaneidade (Ed. CRV, 2010), Didática e docência na educação superior em coautoria com Ilma Passos Veiga (Ed. Papirus, 2012). É autora também do livro de literatura infantil “Os dois amigos” (EDUNEB, 2012). Atua nas áreas de didática, em particular, formação de professores, educação superior e ludicidade.


Dalma Persia Nelly Alves Nunes

Licenciada em Pedagogia, especialista em Docência na Educação Superior, Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFU. Leciona nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação em Uberlândia/MG. Integrante do grupo de pesquisa “Docência na Educação Superior”.


Edileuza Fernandes da Silva

Licenciada em Pedagogia, especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para a Educação Básica, mestre e doutora em Educação pela FE/UnB. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 26 anos. Foi Diretora de Execução de Políticas e Planos Educacionais e Subsecretária de Educação Básica da SEDF. Atuou como professora colaboradora na Faculdade de Educação (UnB) no curso de Pedagogia e no curso de Pedagogia Professor Nota 10 do UniCeuB. Participa do grupo de pesquisa: “Profissão Docente e Práxis Educativa”, cadastrado no CNPq. Desenvolve pesquisas na área de Desenvolvimento Profissional Docente. É coautora nos livros: Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico; Aula: Gênese, dimensões, princípios e práticas e A escola mudou. Que mude a formação de professores! É autora do livro Nove aulas inovadoras na universidade, todos da Editora Papirus.


Geovana Ferreira Melo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde 2002. Atualmente é Diretora de Ensino na Pró-Reitoria de Graduação da UFU. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação e nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas. Coordena o Grupo de Pesquisa “Docência na Educação Superior”.


Ilma Passos Alencastro Veiga

Licenciada em Pedagogia e Educação Física, mestre em Currículo pela UFSM, doutora e pós-doutora em educação pela UNICAMP. É Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UnB, pesquisadora sênior CNPq, pesquisadora associada sênior da Faculdade de Educação da UnB e professora da Faculdade de Ciências da Educação do UniCEUB. É autora dos livros: Projeto político-pedagógico: educação básica e educação superior; Docência: uma construção ético-profissional (coautoria); Lições de Didática; Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico (Papirus); Currículo e Avaliação na Educação Superior; Docentes universitários aposentados: ativos ou inativos (J&M), entre outros. 

 

Jaqueline da Silva Nascimento

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Participa como colaboradora do grupo de pesquisa “Docência na Educação Superior”. É professora na Rede Municipal de Educação em Uberlândia, onde atua na Educação Infantil.


Jacques Therrien 

Tem formação em Pedagogia e Filosofia, além de doutorado e pós-doutorado em Educação. Professor titular aposentado da FACED\UFC é atualmente professor e pesquisador no PPGE da UECE. Pesquisador Sênior do CNPq, desenvolve estudos sobre pedagogia, saber e trabalho docente, docência universitária, epistemologia da prática e aprendizagem. Atuou em educação no campo e política educacional.


Lélia Cristina Silveira de Moraes

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente vinculado ao PPGE/UFMA.


Meirecele Calíope Leitinho

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964), especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Supervisão, Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Pós-Doutorado na Universidade de Brasília- UnB (2006-2007). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora do Programa de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Ceará e professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará – UECE.


Maria Alice Melo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente vinculado ao PPGE/UFMA.


Maria Núbia Barbosa Bonfim

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente vinculado ao PPGE/UFMA.


Monica de Souza Massa

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Doutoranda em Educação pela UFBA. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Pesquisadora na área de docência e ludicidade no ensino superior. Possui experiência de mais de 10 anos de gestão no ensino superior na coordenação de cursos de graduação presencial e à distância, além da vivência de doze anos no Desenvolvimento e Gestão de Sistemas de Informação em empresas de grande porte. 


Silvia Maria Nóbrega-Therrien

Enfermeira. Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca (Espanha), com pós-doutorado em Educação pela Universidade de Valencia (Espanha). Professora do Curso de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual do Ceará-UECE. Líder do grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva-GPEHSC. Pesquisadora PQ 2 do CNPq. Desenvolve estudos sobre formação, profissão e práticas educativas em saúde em diferentes tempos e espaços.


Tania Suely Azevedo Brasileiro

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Física, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004. Atualmente é Professora Associada da UFOPA, Conselheira do Conselho Federal de psicologia na gestão 2010-2013 e Presidente da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR RIDES. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia.