Capa do livro: (GEO)GRAFIAS E LINGUAGENS:<br>concepções, pesquisas e experiências formativas

(GEO)GRAFIAS E LINGUAGENS:
concepções, pesquisas e experiências formativas

Autores: Jussara Fraga Portugal - Simone Santos de Oliveira - Tânia Regina Dias Silva Pereira

Geografia e linguagens dá continuidade para além do compromisso das organizadoras com o ensino da Geografia, ao trazerem uma temática destes novos tempos que estão a exigir um olhar mais atento para outras maneiras e outros locais de produção do conhecimento. O livro é constituído por vários textos que consideram as interfaces estabelecidas entre Geografia e linguagens como potencialidades operativas para o ensino da Geografia na Educação Básica. Ele pretende ser um espaço de socialização de trabalhos propostos por pesquisadores que assumem perspectivas teóricas diferentes, mas se aproximam pelo compromisso firmado com suas vivências de escola através de suas inquietações, estarrecimentos e mobilizações. Sua leitura  nos convoca a desafios de pensarmos sobre práticas pedagógicas na contingência do espaço-tempo da contemporaneidade e constitui-se em algo urgente e de substantiva pertinência para aqueles que se dedicam ao campo da docência.


Ivaine Maria Tonini

Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Impresso
de R$ 73,12 por
R$ 67,07
Digital
de R$ 73,12 por
R$ 51,18

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-711-0
DOI: 10.24824/978858042711.0
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 392
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

(GEO)GRAFIAS E LINGUAGENS:<br>concepções, pesquisas e experiências formativas

Adriano Rodrigo Oliveira

Licenciado em Geografia pela UNESP de Rio Claro, mestre em Educação pela UFSCar e mestre em Formação de Professores pela UPNA (Espanha), realizou curso de doutorado em Educação na UNIOVI (Espanha). Atua como bolsista de produtividade no Setor de Projeção Internacional do Governo de Navarra na Espanha.

Alexandre Aldo Neves

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho (UNESP) em 2007. Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em 2010. Docente contratado da rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto/SP (2010-2011) e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Educação, Ciências e Artes Dom Bosco/FAECA de Monte Aprazível/SP.

Ana Gláucia Seccatto

Graduanda em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista PIBID/CAPES.

Andrea Coelho Lastória

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, campus de Rio Claro e Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral em Amparo-SP.  Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Com pós-doutorado em Didática da História e da Geografia pela Universidad de Oviedo – UNIOVI, em Oviedo, Principado de Astúrias, na Espanha. Professora da graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo – USP. Coordenadora do Grupo de Estudos da Localidade – ELO, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador – LAIFE / FFCLRP / USP. Desenvolve pesquisa nas interfaces das áreas de Geografia, História, Educação e Cartografia Escolar. Membro diretor do Fórum Ibero americano de Educação, Geografia e Sociedade – GEOFORO.

Cláudio Benito Oliveira Ferraz

Doutor em Geografia pela USP. Professor de Prática de Ensino em Geografia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP de Presidente Prudente (SP) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (MS). Coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, vinculado ao projeto Rede Imagens, Geografias e Educação (Processo CNPq 477376/2011-8). Pesquisa as possibilidades da linguagem geográfica na filosofia, literatura, cinema, pintura e fotografia.

Eunice Isaias da Silva

Professora de Geografia do Centro de Estudos e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (Cepae-UFG). Além disso, participa do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Educação Geográfica (Nepeg) e orienta pesquisas ligadas à linguagem dos quadrinhos no ensino de Geografia. Realizou os estudos de graduação de Licenciatura em Geografia e também de doutorado na área de ensino de Geografia no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás- Iesa/UFG. Título da tese: A linguagem dos quadrinhos na mediação do ensino de Geografia: charges e tiras de quadrinhos no estudo de cidade. Cursou mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, na área de Geografia Agrária. Título da dissertação: Agroindústria da cana em Goiás: transformações espaçosociais e o trabalho da mulher canavieira.

Eliana Marta Barbosa de Morais

Possui Licenciatura (1996) e Bacharelado (1997) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Geografia por essa mesma universidade (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2011), com doutorado sanduíche pela Universidade Autônoma de Madri. É professora adjunta da Universidade Federal de Goiás. Coordena o Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Ensino e Ambiente (NúcleoGEA). Pesquisa na área de Ensino de Geografia, com ênfase em Geografia Escolar e Ensino das temáticas físico-naturais.

Fabiana dos Santos Nascimento

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduc/ UNEB -  Linha de Pesquisa IV, Membro do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/ UNEB.

Flaviana Gasparotti Nunes

Doutora em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente (2004). Realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Realiza pesquisas e orienta trabalhos na área de ensino de Geografia e formação de professores. É membro do grupo de pesquisa “Linguagens Geográficas” e da Rede de Grupos de Pesquisa “Imagens, Geografias e Educação”. Desde 2009 coordena o subprojeto de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na UFGD.

Francielle Bonfim Beraldi

Mestra em Geografia pela UFGD (MS). Professora do Ciclo I do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente (SP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas.

Hanilton Ribeiro de Souza

Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Especialista em Desenvolvimento Regional Sustentável, Licenciado em Geografia, Professor Assistente de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB (Campus V – Santo Antonio de Jesus). Membro do grupo de Pesquisa AS CIDADES E O URBANO (UNEB - Campus V). Professor de Geografia do Ensino Médio no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves (SEC/BA).

Helena Copetti Callai

Doutora em Geografia pela USP, com Pós-Doutorado pela UAM. Atua no departamento de Ciências Sociais da UNIJUÍ/RS e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências – UNIJUÍ/RS no qual é coordenadora. Bolsista PQ-CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Metodologias em Ciências Sociais e Geografia, UNIJUÍ.

Heloisa Araújo de Araújo

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988). Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente, é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia no doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia e Arte.

Inaiá Brandão Pereira

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Bacharelando em Geografia pela UFBA, Professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC e Membro do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/ UNEB.

Jader Janer Moreira Lopes

Graduado em Geografia. Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Pós-doutorado pela Universität Siegen, Alemanha. Professor adjunto 4 da Universidade Federal Fluminense – UFF, no departamento de Sociedade, Educação e Conhecimento. Pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Professor do programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Educação, no campo de confluência Linguagem, Subjetividade e Cultura, linha de pesquisa "Subjetividade: Produção de subjetividades e conhecimentos em suas relações com processos educativos e culturais". Membro do Laboratório de Ensino de Geografia. Membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI).

Jerusa Vilhena de Moraes

Professora Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Professora de Ensino de Geografia. É autora de artigos e livros na área de metodologia e prática de ensino. Atua em cursos de formação de professores desde as séries iniciais e também na formação de gestores. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, resolução de problemas, alfabetização científica, formação de professores, ensino e aprendizagem em espaços não formais. Coordena o grupo de pesquisa Ensino de Geografia em múltiplos contextos.

José Américo Cararo

Mestre e doutor em educação pela UFES. Professor adjunto II da Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Educação, atuando nos cursos de Geografia; vice-coordenador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia (LEAGEO); membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em currículos culturas e cotidianos (nupec3) e coordenador de Geografia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

Jussara Fraga Portugal

Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI / Serrinha.  Licenciada em Geografia. Especialista em Supervisão Escolar e em Avaliação. Mestre e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação – Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve trabalhos no contexto da formação (inicial e continuada) de professores de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, diversas linguagens e ensino de Geografia, Histórias de vida e narrativas autobiográficas de professores, Planejamento e Avaliação da aprendizagem. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Sócia efetiva e secretária adjunta da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOgraph.

Kássia Aguiar Norberto Rios

Mestre e doutoranda em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa GeografAR/CNPQ/UFBA (Geografia dos Assentamentos na Área Rural).

Maria Auxiliadora da Silva

Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1964). Doutora em Geografia pela Universite de Strasbourg - França (1972). Pós-doutorado pelas Universidades de Rouen e Toulouse Le Mirail França. Atualmente, é Professora Associada I da Universidade Federal da Bahia. Atua na área de Geografia Urbana, com ênfase em Salvador e sua área metropolitana. Trabalha, também, com o Espaço Geográfico na Literatura e Arte, Memória Geográfica e Milton Santos: o homem e a obra e professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, da disciplina O Espaço Geográfico na Literatura e orientadora de mestrado e doutorado sobre Geografia, Literatura e Arte.

Maria da Paz de Jesus Rodrigues

Professora Assistente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus XI. Mestre em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional com ênfase em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional e licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus V – Santo Antônio de Jesus). Membro do grupo de pesquisa Território, Cultura e Ações Coletivas (TECEMOS).

Marisa Terezinha Rosa Valladares

Licenciada em Geografia pela UFES. Especialista em Planejamento Educacional, pela Universidade Salgado Oliveira (RJ) e em Formação de Orientadores Acadêmicos em Educação a Distância, pela UFMT. Mestre em Educação pelo PPGE-UFES, em Formação e Práxis Político Pedagógica de Professores. Doutora em Educação pelo PPGE-UFES, em Escola, currículo, sociedade e cultura. Professora adjunta na UFES, Centro de Educação. Professora pesquisadora nos grupos CAPES/CNPQ/PPGE – UFES: Currículo, cultura e redes de conhecimento e Formação de professores e práticas pedagógicas. Professora Pesquisadora no GRUPEGI/Polo UFES. Participante do Grupo de Pesquisa Imagens, Geografias e Educação/CNPQ. Coordenadora do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Geografia. Coordenadora do Projeto de Extensão Geografia Pé na Estrada – UFES. Consultora dos Projetos de Extensão: Entre no Clima: aprenda Climatologia...( UFES) e Aquecendo o compromisso com a sustentabilidade planetária (UFES). Atua em Estágio Supervisionado e Prática de Ensino em Geografia; Conteúdo e Metodologia de Geografia, na Pedagogia. Trabalha com formação de professores. Professora da Educação Básica por mais de vinte anos.

Marisol Barenco de Mello

Graduada em Pedagogia. Doutorado em Educação pela PUC-Rio. Pesquisadora da FAPERJ. Professor do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, no campo de confluência Linguagem, Subjetividade e Cultura, linha de pesquisa "Subjetividade: Produção de subjetividades e conhecimentos em suas relações com processos educativos e culturais". Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI).

Maristela Maria de Moraes

Professora da Rede Estadual (Ensino Médio) de Ijuí/ RS. Mestre e doutoranda em Educação nas Ciências – UNIJUÍ/RS. Graduada em Letras – Literatura – UNIJUÍ/RS. Bolsista CAPES/FAPERGS

Patrícia Pires Queiroz

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus V e especialista em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Mestre em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Auxiliar de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Geografia da UNEB/ Campus V – Santo Antônio de Jesus/Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral GRAFHO/PPGEduC/UNEB. Sócia Efetiva da Associação Brasileira de Pesquisa Autobiográfica – BIOgraph.

Regina Célia Frigério

Graduada em Geografia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Atua como professora assistente no Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes. Participa do GRUPEGI-Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância-UFF.

Ricardo Bahia Rios

Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Professor de Cartografia do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador.

Robinson Santos Pinheiro

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente/SP. Mestre em Geografia Humana pela Universidade Federal da Grande Dourados/MS. Doutorando em Geografia Humana pela Universidade Federal de Goiás, Campus de Goiânia/GO. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais – LABOTER/UFG/IESA. Professor substituto de Geografia Política e Geopolítica no Instituto de Estudos Socioambientais – IESA/UFG. Bolsista CAPES.

Silvia Aparecida de Sousa Fernandes

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente.  Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente. Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara. Professora assistente da Universidade Estadual Paulista – UNESP, Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, atuando no curso de graduação em Ciências Sociais. Pesquisadora nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos da Localidade – ELO, vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador – LAIFE/FFCLRP/USP; Currículo, História e Poder, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro Universitário Moura Lacerda; Estudos da Globalização, vinculado à FFC/UNESP/Marília. Desenvolve pesquisa nas interfaces das áreas de Geografia e Educação, principalmente com os seguintes temas: Educação Geográfica, ensino de Geografia na educação básica, formação de professores.

Simone Santos de Oliveira

Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia. Mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – PPGDCI/UEFS. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC/UNEB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI. Atua como professora executora do Projeto de Extensão Linguagem Cinematográfica e Formação Docente: Histórias de vida, memórias e narrativas (auto) biográficas – UNEB/Campus XI. Tem experiência em ensino e gestão na área de Educação Básica. Desenvolve trabalhos no contexto da formação inicial e continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática de ensino de Geografia, Estágio Supervisionado, Fundamentos Teóricos Metodológicos para o Ensino de Geografia nos Anos Iniciais, Histórias de vida, Narrativas de formação e abordagem autobiográfica. Atua também como professora formadora no curso de Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior, ministrando os componentes curriculares: Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Pesquisa Científica. É membro dos Grupos de Pesquisa (Auto)biografia, Formação e História Oral – GRAFHO/PPGEduC/UNEB e do Grupo Estudos Interdisciplinares em Desenho – PPGDCI/UEFS.

Sonia Maria Vanzella Castellar

Professora Livre-docente do Programa de Pós Graduação em Geografia Humana e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Formação de Professores, Educação Geográfica, Cartografia Escolar, Didática da Geografia, Educação em espaços formais e não formais de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Geografia, ensino de Geografia, nas séries iniciais, ensino fundamental, formação de professores e Geografia em espaços não formais. É autora de vários artigos sobre formação de professores e didática da Geografia, além de livros didáticos. Coordena o grupo de pesquisa Educação e Didática da Geografia: práticas interdisciplinares e faz parte do grupo de pesquisa Cidades e práticas espaciais: diferentes dinâmicas em metrópoles brasileiras nacionais e regionais, ambos vinculados ao CNPq. É coordenadora do grupo de pesquisa REDLADGEO (Rede Latino Americana de Investigadores em Didática da Geografia), reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior.

Tânia Maria Hetkowski     

Pós-Doutoranda em Informática Educativa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS, Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUI, Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS e Graduada em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC. Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, Vice –Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I.

Tânia Regina Dias Silva Pereira

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia – DCET I / UNEB. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC/PPGEduC e GESTEC/UNEB. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador / UCSAL, Licenciada em Construção Civil pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Licenciada em Eletricidade pela Universidade do Estado da Bahia, Mestrado em Administração de Empresas e Comércio Internacional pela Universidade de Extremadura / Espanha, Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagógico para la Educación Técnica e Profesional Héctor Alfredo Pineda Zaldivar / CUBA, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Especialista em Formação de Professor de Educação a Distância / UNEB e Doutoranda em Educação e Contemporaneidade na Universidade do Estado da Bahia – PPGEduc/ UNEB.

Thiago Bogossian

Graduado em Geografia. Bolsista CNPq do projeto “Crianças e espaços desconhecidos” vinculado ao Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Professor de Geografia da Educação Básica das redes pública e privada.

Vinícius Anselmo Goes

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI.