Autores: Ingrid Leticia Menezes Barbosa
Quando falamos de formação de professores no Brasil, a partir de vivências educacionais, observamos que o professor/sujeito ainda não se sente como parte constitutiva desse processo de formação, não se percebe como ser dialógico. Cursos livres, de formação e pós-graduação são uma crescente na ótica do ensino – e da aprendizagem; como se essas fossem uniformes e, ao mesmo tempo hegemônicas.
Em Rondônia, essa preocupação, por vezes, limita-se em ‘leitura e letramento’ – mais uma vez perpetuando a ideia-conceito de unicidade. Nesse sentido, o trabalho intitulado Linguagem e Formação: um olhar sobre o discurso metafórico dos professores egressos do Proformação em Rondônia – da estimada colega Ingrid Letícia, atualmente professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/IFRO – tenta de maneira clara e objetiva elucidar essas questões acima apontadas tendo como corpus o discurso dos professores egressos do Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO), no período de 2004 a 2006.
Ao longo dessa ancoragem a autora nos apresenta uma perspectiva memorialista a partir dos registros da construção da identidade do sujeito-professor, bem como variações no decorrer da vida profissional apontada como ‘relações ideológicas’ da sua história. Para fundamentar sua perspectiva, a professora Ingrid Letícia deleita-se nada mais, nada menos nas teorias da filosofia da linguagem em Mikhail Bakhtin [dialogismo e ideologia] e complementa com George Lakoff e Mark Johnson [conceitos metafóricos] constituindo, dessa maneira, uma possível reconstrução desses discursos implícitos no interior de cada história...
Cacoal/RO, 14 de novembro de 2012.
Prof. Dr. Sérgio Nunes de Jesus/IFRO.
Da Academia de Letras de Cacoal/ACLEC.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-564-2
DOI: 10.24824/978858042564.2
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 108
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Ingrid Leticia Menezes Barbosa
Nascida em Cacoal-RO. Possui Licenciatura em Letras Português/Literatura Brasileira (2003), Especialização em Linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa e em Tecnologias em Educação; Mestrado em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Atuou como assessora técnica e pedagógica nos programas de formação de professores Proformação e Proinfantil, realizando acompanhamento pedagógico, bem como ministrando palestras e oficinas acerca de Memoriais de Formação. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Rondônia (IFRO). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguagem e Educação, como também em Tecnologias e Educação a Distância.