Capa do livro: EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS NO MESTRADO:<br>forma(ta)ção para a docência

EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS NO MESTRADO:
forma(ta)ção para a docência

Autores: Jesus G. Pascual - Verônica M. Ximenes - James F. Moura Jr - Lis Albuquerque Melo (Orgs)

O livro EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS NO MESTRADO: forma(ta)ção para a docência, organizado por Jesus Garcia Pascual, Vêrônica Morais Ximenes, James F. Moura Jr e Lis Albuquerque Melo, nasceu de três fontes diferentes, mas complementares. A primeira fonte refere-se à importância que o Mestrado Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Ceará deu sempre à preparação de seus mestrandos para o exercício da docência no Ensino Superior. A segunda fonte que provocou a feitura do livro foi o apelo da turma 2010 para que os encontros didáticos esporádicos fossem organizados na forma de disciplina da matriz curricular. E, sendo assim, a disciplina Formação didática no Ensino Superior foi encaixada na matriz curricular do Mestrado sob o nome de “Seminário em Psicologia Social III”, pois queríamos frisar seu aspecto de projeto piloto, isto é, não (for)matar  demandas genuínas surgidas de mestrandos que gestavam, nos alvores da pós-graduação, a integração pesquisa-docência. A última fonte foi o desejo de compartilhar com outros Programas de Pós-Graduação a grande importância que adquire a docência no ensino superior, decorrente da abertura sucessiva de editais para cursos de professores em universidades federais. Mas ninguém se forma professor do dia para a noite! Diante disso, eis a proposta do livro: acompanhar trajetórias discentes e docentes percorridas pelos mestrandos e, a partir delas, tecer propostas para a formação docente. Encontrar-se-á, nas páginas subsequentes, o entrelaçamento dessas experiências, tecendo reflexões e alinhavando teorias educacionais. Com a convicção que este livro-depoimento pode ajudar pós-graduandos e professores na docência e na decência que supõe a profissão de professor, oferecemos as páginas vindouras. 

Impresso
de R$ 43,38 por
R$ 40,16
Digital
de R$ 43,38 por
R$ 30,37

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-544-4
DOI: 10.24824/978858042544.4
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS NO MESTRADO:<br>forma(ta)ção para a docência

Verônica Morais Ximenes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), Doutorado em Recursos Humanos e Organizações - Universidad de Barcelona (2000) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS (2011). É professora Associado I da Universidade Federal do Ceará e do Mestrado em Psicologia. Assumiu os seguintes cargos de gestão: coordenadora (maio/2009 - abril/2010) e vice-coordenadora (janeiro20/08 - abril/2009) do Mestrado em Psicologia, coordenadora (maio/2003 - abril/2005) e vice-coordenadora (maio/2002 - abril/2003) da graduação em Psicologia e vice-presidente do Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação (2004). Em 2003, assumiu a coordenação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Psicologia Comunitária. Direciona suas atividades acadêmicas nos seguintes temas: psicologia comunitária, saúde comunitária, pobreza, participação social, atividade comunitária, desenvolvimento comunitário, conscientização, sentimento de comunidade, avaliação de projetos sociais, extensão universitária e políticas públicas. É vice-coordenadora do GT Saúde Comunitária da ANPEPP. Pesquisadora do CNPq - PQ - 2

Jesus Garcia Pascual

Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Universidade Federal de São João Del Rei (MG), graduado em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (RJ), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica/RJ e Doutorado em Educação Brasileira (UFC). É professor Adjunto IV da Universidade Federal do Ceará e Vice-Coordenador do Mestrado em Psicologia. Estuda e pesquisa áreas relacionadas com a Filosofia da Ciência, Epistemologia Genética, Psicologia e Educação, Teoria Histórico-Cultural e Formação de Professores para o Ensino Superior. É co-autor da trilogia: Fragmentos: O que isso interessa à Educação (Fortaleza: Editora Tropical, 2004, 2005, 2006). 

James Ferreira Moura Junior

Psicólogo. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa as áreas de psicologia comunitária, saúde comunitária, pobreza, participação social.

Lis Albuquerque Melo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação complementar em Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Consultora do Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC/UFC). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, com foco na pesquisa com crianças, em uma perspectiva histórico-cultural.