Capa do livro: EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE<br>Políticas e Gestão dos Sistemas e da Escola Pública

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Políticas e Gestão dos Sistemas e da Escola Pública

Autores: Arilene Maria Soares de Medeiros - Francisca de Fátima Araújo Oliveira - Messias Holanda Dieb (Orgs)

Esta obra, ao desenvolver análises sobre vários ângulos das políticas educacionais na contemporaneidade, ganha relevância porque vem a público em uma hora oportuna, considerando que estão sendo realizadas discussões sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo teor vai definir os horizontes da educação brasileira para essa segunda década do século XXI. Outra importância fulcral da obra reside no esforço empreendido pela maioria dos autores na análise de políticas locais, o que pode contribuir para uma compreensão mais adequada dos processos educacionais, desenvolvidos no âmbito do sistema, e indicar possibilidades de melhoria na educação […]. Esse é o aspecto mais relevante do livro porque, embora o local esteja em articulação com o global, é importante procurar evidenciar as particularidades do que ocorre na esfera local, para explicitar as suas especificidades, sem, contudo, perder de vista as determinações gerais da política. A referida obra, com essas características, trará contribuições inestimáveis para a produção do conhecimento na área […]. Demarca-se, por último, que o livro contém reflexões desafiadoras sobre temas que estão na agenda das políticas educacionais e das práticas pedagógicas e de gestão que se materializam no âmbito do sistema educacional, em todos os níveis. A sua leitura é recomendada, portanto, a todos os profissionais que defendem uma educação pública de qualidade e fundada em princípios democráticos.

 

Dr. Antônio Cabral Neto

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN

e vice-presidente da Anped.

Impresso
de R$ 56,29 por
R$ 48,23
Digital
de R$ 56,29 por
R$ 39,40

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-541-3
DOI: 10.24824/978858042541.3
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 176
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE<br>Políticas e Gestão dos Sistemas e da Escola Pública

Allan Solano Souza

Especialista em Educação no campo temático Gestão do Sistema de Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrando em Educação pela mesma universidade. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES). Professor auxiliar do Departamento de Educação da UERN, Campus Pau dos Ferros. 

 

Arilene Maria Soares de Medeiros

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora adjunta do Departamento de Educação da UERN, Campus Mossoró. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PosEduc). Docente-Pesquisadora do GEPEES, na linha de pesquisa História, Políticas e Gestão da Educação. Parecerista ad hoc de periódicos internacionais: Revista Portuguesa de Educação; Currículo Sem Fronteiras. 

 

Brígida Lima Batista Félix

Mestre em Meio Ambiente pela UERN. Professora adjunta do Departamento de Educação da UERN, Campus Mossoró. Docente-pesquisadora do GEPEES, na linha de pesquisa História, Políticas e Gestão da Educação. Coordenadora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). 

Ciclene Alves da Silva 

Especialista em Educação no campo temático Gestão do Sistema de Ensino pela UERN. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora auxiliar do Departamento de Educação da UERN, Campus Pau dos Ferros. Docente-pesquisadora do GEPEES, na linha de pesquisa História, Políticas e Gestão da Educação. 

 

Eugênia Morais de Albuquerque

Especialista em Educação no campo temático Gestão do Sistema de Ensino pela UERN. Mestre em Educação pela UFRN. Professora assistente do Departamento de Educação da UERN, Campus Pau dos Ferros. Docente-pesquisadora do GEPEES, na linha de pesquisa História, Políticas e Gestão da Educação. 

 

Francisca de Fátima Araújo Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pernambuco. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  Professora adjunta do Departamento de Educação da UERN, Campus Mossoró.  Coordenadora do curso de Especialização em Educação. Assessora de Avaliação Institucional da UERN. Docente-pesquisadora do GEPEES, na linha de pesquisa História, Políticas e Gestão da Educação. 

 

Francisca Otília Neta

Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Professora emérita do Departamento de Educação da UERN, Campus Mossoró. Membro da Diretoria da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN). Docente-pesquisadora do GEPEES, na linha de pesquisa História, Políticas e Gestão da Educação. 

 

Ivonaldo Neres Leite

Mestre em Educação pela UFPB. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Professor adjunto da UFPB. Pesquisador do CNPq. Docente-colaborador do GEPEES, na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERN. 

 

Luiz Chambal

Mestre em Educação pela PUC-SP. Doutorando pela mesma Universidade. Professor-técnico do Ministério da Educação da República de Moçambique. 

 

Messias Holanda Dieb

Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Docente-colaborador do GEPEES, na linha de pesquisa Educação, Trabalho e Desenvolvimento. Endereço eletrônico