Autores: Péricles Saremba Vieira - André Baggio
“Educação equoterapêutica” é o relato da experiência de uma década de atividades realizadas pelo Centro de Educação Equoterapêutica da Universidade de Passo Fundo e pelas instituições colaboradoras grupo cultural e tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Sindicato Rural, Centro de Atendimento Socioeducativo e Brigada Militar. A educação equoterapêutica caracteriza-se pela utilização de cavalos (equinos) como recurso para potencializar qualidade de vida para as pessoas com deficiência e para seus familiares. A obra é resultado da sistematização do trabalho desenvolvido ao longo desses anos e foi proposto na forma de curso de extensão (40 horas), desenvolvido no mês de julho de 2012, como alternativa para qualificar profissionais de Apaes e escolas especiais de várias cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Serão apresentados o histórico das atividades, a metodologia de trabalho, bem como os pressupostos teóricos, onde se diferencia “educação equoterapêutica” de “equoterapia”, características do cavalo e sua relação com o homem, com enfoque sobre o autismo. Por fim, é apresentado um relato da participação de adolescentes em situação de privação de liberdade que cumprem medida socioeducativa no Case/Fase.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-500-0
DOI: 10.24824/978858042500.0
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 122
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Péricles Saremba Vieira
Professor titular, pesquisador junto à Faculdade de Educação Física – UPF, Mestre em Ciências do Movimento, Doutor em Educação, fundador e coordenador do Centro de Equoterapia da UPF. Especialista em atividades equoterapêuticas pela AAAEPAD (Asociación Argentina de Actividades Ecuestres Para Discapacitados e pela Asociación Gordobesa de Equinoterapia e estágio na Alta Escola de Equitação de Neuchatel (Suíça). Líder do grupo de pesquisa Corporeidade e Educação, cadastrado no CNPq desde 2000.
André Baggio
Filósofo, Doutor em Educação, professor titular da disciplina de Filosofia da Educação – UPF. Participa do grupo de pesquisa Corporeidade e Educação e da equipe permanente do Centro de Equoterapia.
Livros publicados
- Celebra-ação. Porto Alegre. Instituto Teológico João Wesley, 1989.
- Crise paradigmática, complexidade na orientação educacional. Erechim. Edifapes, 2001.
- Educação ambiental e complexidade – entre pensamentos e ações. Santa Cruz do Sul. Edunisc, 2008.
- Novos paradigmas e educação. Curitiba. Editora CRV, 2009.
- Educação e Corporeidade. Curitiba. Editora CRV, 2010.
Maira Tonezer Meneguzzi
Psicóloga Clínica, Mestre em Educação. Fundadora e Coordenadora Pedagógica do Centro de Equoterapia da UPF. Especialista em atividades equoterapêuticas com formação pela ANDE (Associação Nacional de Equoterapia e pela AAAEPAD (Asocición Argentina de Actividades Ecuestres Para Discapacitados.
Felix S. Rosa Neto
Felix Rosa Neto é mais um desses equitadores gaúchos que, desde menino, se iniciaram intuitivamente e por imitação, em fazendas familiares da metade Sul do Rio Grande. Depois, conta a que foi tecnicamente aperfeiçoado na Escola de Cadetes do Exército por um respeitado mestre de equitação da época, o cel. Carpena. Hoje, diz retribuir aquilo que recebeu, atuando como instrutor no Colégio Tiradentes. Atualizado, com cursos recentes na área, pratica a arte equestre no seu Rancho Passo da Mata, aqui em Passo Fundo. Já domou cavalos para a Brigada Militar, mas abomina tal expressão, dizendo-se apenas “iniciador de potros”. Seus princípios e métodos, provavelmente contribuiriam pros nossos fins.
Isair Barbosa Abrão
Graduado em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI, Campus Erechim
Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões – URI, Campus Erechim
Funcionário (Pedagogo) da FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul, desde 1982.
Vera Lúcia Biasin
Graduada em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo – UPF
Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Psiquiatria do Adolescentes pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – SP
Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Tema: Dissertação – Um processo de inclusão digital no contesto da (re)inserção social de adolescentes privados de liberdade.
Funcionária (Psicóloga) da FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul, desde 1998.
Paola Delavy Wildner
Formanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo – UPFA
Cleonice Rodrigues Aires
Promotora de Justiça da 3ª PJE - Infância e Juventude - Passo Fundo