Capa do livro: ENSINO MÉDIO EM REFORMAS:<br>trabalho, políticas, cotidiano

ENSINO MÉDIO EM REFORMAS:
trabalho, políticas, cotidiano

Autores: Jean Mac Cole Tavares Santos - Elione Maria Nogueira Diógenes - Rosemeire Reis

A escola não pode ignorar as falas dos jovens sobre uma melhor orientação em relação a quais caminhos seguir após o ensino médio, seja referente à continuação dos estudos, seja sobre a possibilidade de inclusão imediata no mundo do trabalho. A experiência escolar no ensino médio para esses jovens é rica em desafios de sociabilidade, em encontros com modos diferentes de se relacionar com as pessoas, em buscas de significações. Os jovens apresentam exemplos positivos de aprendizados na escola e de encontros plurais com os saberes, mas também revelam desencontros entre seus saberes pessoais e aqueles veiculados pela escola. De fato, essa experiência possibilita novas perspectivas para suas vidas. No entanto, identificamos que a instituição escolar, no geral, e seus professores, especificamente, pouco aproveitam a disponibilidade que os jovens trazem consigo nesta nova etapa de escolarização. De qualquer modo, os jovens procuram encontrar lugar e sentido na escola articulando e ressignificando a experiência escolar com as suas referências apreendidas em outros espaços de aprendizagem e de sociabilização.

 

Rosemeire Reis

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Impresso
de R$ 72,42 por
R$ 64,36
Digital
de R$ 72,42 por
R$ 50,69

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-549-9
DOI: 10.24824/978858042549.9
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO MÉDIO EM REFORMAS:<br>trabalho, políticas, cotidiano

Jean Mac Cole Tavares Santos

Possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto 3 do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade e um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação do Ceará (GEPHEC). Coordena pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão “Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular” (LEFREIRE) na UERN. Atuou como tutor do PET Pedagogia UERN entre dezembro de 2010 e dezembro de 2012. Atualmente é aluno de Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro sob a supervisão da Professora Dra. Alice Casimiro.

 

Elione Maria Nogueira Diogenes

Trabalhou como professora da rede pública de educação básica do Ceará no período de 1994 a 2010. No contexto atual é professora da Universidade Federal de Alagoas, lotada no Centro de Educação, especificamente no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem formação em História e é mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará, com doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. É líder do GEPE (grupo de pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira) e faz parte dos seguintes grupos: “Gestão e Avaliação Educacional (GAE)”, “Juventudes, culturas e formação”, “Caminhos da Educação em Alagoas” e “História da Educação no Ceará”, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com foco nos seguintes temas: política educacional, gestão educacional e gestão democrática, avaliação de políticas públicas, educação básica (níveis: fundamental e ensino médio), processos educativos escolares e não escolares, direitos humanos e história da educação.

 

Rosemeire Reis

É doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2006), que incluiu um estágio de doutorado na França pela Universidade Paris 13. É mestre em Educação, na mesma área temática, pela Faculdade de Educação da USP (2001). Graduada em História (Licenciatura Plena) e especialista em Psicopedagogia pela PUC-SP, iniciou a docência no ensino público em 1989 e participou do programa MOVA-SP a partir de 1991, integrando, no ano seguinte, a equipe de formação de educadores populares desse programa. Em 2001, passou a trabalhar na docência em nível superior para os cursos de Pedagogia e para Licenciaturas, além de integrar projetos de formação contínua de professores, orientação de trabalho de conclusão de curso para professores no Programa de Educação Continuada (FAFE/FEUSP) e atividades de assessoria em projetos da rede pública e para movimentos populares. Fez parte da equipe que realizou a pesquisa-ação “A gestão da violência e da diversidade na escola”, coordenada no Brasil pela Profa. Dra. Helena Chamlian, que foi agraciada com o Prêmio Instituto Unibanco 2007, na Categoria Formação de Professores no Ensino Médio. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação (CEDU-UFAL) e participa do Grupo de Pesquisa Profissão Docente: desafios contemporâneos, na FEUSP. As pesquisas focalizam a formação de professores, relação com o saber, processos de escolarização, biografização dos saberes, como também a questão dos jovens em Alagoas, culturas juvenis, a condição juvenil, relação com os estudos no Ensino Médio, no ensino superior, juventudes na educação de jovens e adultos, as possíveis relações entre seus planos de futuro e a experiência escolar dos estudantes. É professora no Mestrado em Educação Brasileira, no Programa de Pós-Graduação do CEDU-UFAL, com a disciplina Juventudes e Escolarização, seminário de pesquisa, Juventudes, Culturas e Formação. Atua também como docente no curso de Pedagogia nesta mesma instituição com a disciplina Didática. Atualmente realiza um pós-doutorado sob a supervisão do Professor Dr. Bernard Charlot.