Capa do livro: O CUIDADO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

O CUIDADO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Autores: Ivani Fazenda - Valda Inês Fontenele Pessoa

Esta é mais uma publicação gestada no interior do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade na Educação – GEPI. Uma das ideias que embasam as práticas investigativas do grupo é a de que as saídas para a compreensão dos fenômenos educativos não estão dispostas e prontas em algum recanto e mentes privilegiadas. As saídas vêm sendo produzidas concretamente pelo conjunto das pessoas que ensaiam práticas educativas significativas, em todos os lugares e situações do mundo atual. Práticas são pensadas, ensaiadas e repensadas, construídas e reconstruídas, sem perder de vista as dimensões da totalidade, mesmo sabendo-se, de antemão, da impossibilidade de encontrá-las na sua plenitude.

Com essa lógica, o GEPI tem produzido muitas pesquisas sobre diferentes aspectos da educação, referendadas em diversas ciências. Pesquisas que resultam em enunciados de princípios, em estratégias e procedimentos e em explicitação de práticas exitosas nas intervenções educativas, nos espaços e tempos escolares.

Os onze autores dos artigos que fazem parte desta publicação são membros do GEPI ou mantêm ampla interligação com o trabalho desenvolvido pelo grupo. A ideia do livro partiu de um desafio lançado por Ivani Fazenda no final do segundo semestre de 2011, ao qual aglutinou ânimos e esforços para a temática do cuidado interdisciplinar, gerando nove textos que de formas diferenciadas constroem questões, a partir de suas experiências de pesquisadores da abordagem interdisciplinar, que podem instigar e incentivar discussões, estudos que renovem as práticas politicamente comprometidas com uma sociedade mais justa e mais solidária.

Impresso
de R$ 48,23 por
R$ 43,38
Digital
de R$ 48,23 por
R$ 33,76

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-525-3
DOI: 10.24824/978858042525.3
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 140
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

O CUIDADO EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Ivani Catarina Arantes Fazenda

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) doutorado em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1984).e livre docência em Didática pela UNESP (1991). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora associada do CRIE (Centre de Recherche et intervention educative) da Universidade de Sherbrooke - Canadá, membro fundadora do Instituto Luso Brasileiro de Ciências da Educação-Universidade de Évora - Portugal. Em dezembro de 2007 foi convidada para ser membro do CIRET/UNESCO - França. Membro do comitê científico da Revista E.Curriculum (www.pucsp.br/ecurriculum) e de várias revistas na área da Educação. Preside o conselho editorial de duas coleções de livros da Editora Papirus e três da Edições Loyola, membro da Academia Paulista de Educação (cadeira 37). Coordena o GEP I- Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade, filiada ao CNPQ e outras instituições internacionais. Pesquisadora CNPQ - Nível I desde 1993. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: interdisciplinaridade, educação, pesquisa, currículo e formação.

 

Valda Inês Fontenele Pessoa

Graduada em Pedagogia (1978-1981) pela Universidade Federal do Acre - UFAC, especialização em Planejamento Educacional - UFAC (1986), especialização em Metodologia do Ensino - UFAC (1994),   mestrado em Educação - Metodologia do Ensino - pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (1998-1999) e doutorado em Educação: currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP (2007/2º-2011/1º). É professora da Universidade Federal do Acre e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente da Universidade Federal do Acre – GEPE-UFAC. Tem  experiência na docência do Ensino Médio e do ensino superior em Didática, Sociologia da Educação e Teoria do Currículo. Tem orientado pesquisas que enfatizam questões da formação do professor, história de vida docente, gestão e cultura escolar. Foi chefe do Departamento de Educação, Coordenadora do Curso de Pedagogia e Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Acre. 

 

Fernando César Souza

Doutor em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação e graduado em Administração & Marketing pela Universidade São Francisco. Atua como Técnico de Desenvolvimento Profissional no SENAC/SP. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares, GEPI/PUC/SP. Membro do comitê de pós-graduação do Centro Universitário Senac e professor do Programa de pós-graduação do Centro Universitário Italo Brasileiro. Palestrante em formação docente; interdisciplinaridade e Saúde & Educação. Consultor ad-hoc da Capes.  

 

Lucila Mara Sbrana Sciotti

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos. Atualmente é Superintendente de Operações no SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, prática pedagógica, aprendizagem, ambientes colaborativos e gestão educacional. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Formação de Educadores e Tecnologia, PUC/SP. 

 

Ana Maria Ramos Sanchez Varella

Pós-doutorado em Educação-linha de pesquisa Interdisciplinaridade, Doutora em Educação, Mestra em Gerontologia, Psicopedagoga e Licenciada em Letras. Autora das obras: Encontros e desencontros, nada é por acaso. A Comunicação Interdisciplinar na Educação, Envelhecer com desenvolvimento pessoal e Quinta série, um bicho de sete cabeças? Líder do FIQUE (Grupo de Estudos e Pesquisa em Física Quântica e Espiritualidade - UniÍtalo). Membro do GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade e INTERESPE – PUCSP. 

 

Cláudio Picollo

Pós-doutorado em Educação-linha de pesquisa Interdisciplinaridade. Doutor em  Educação. Mestre em Fonética e Fonologia pelo LAEL – Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. Graduado em Português, Inglês e Latim pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras São Bento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vice-líder do GEPI – Grupo de Estudo e Pesquisa em Interdisciplinaridade. Coordenador do Projeto Institucional e Interinstitucional Pensar e Fazer Arte da PUCSP.

 

Célia Silva Andrade Pires

Mestrado em Educação: Currículo pela PUC-SP sob a orientação da profª Drª Ivani Catarina Arantes Fazenda. Psicopedagoga/Psicomotricista. Possui graduação em Magistério da Educação Infantil pela Faculdade de Educação Thereza Porto Marques (2007), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Thereza Porto Marques (2002) e graduação em Magistério nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental pela Faculdade de Educação Thereza Porto Marques (2005). Docente Ensino Superior e Coordenadora Pedagógica nos anos iniciais na Associação de Ensino Porto Marques Ltda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e escrita, interdisciplinaridade, dificuldades-aprendizagem-psicopedagogia, família e escola e livro didático. 

 

Mariana Aranha Moreira José

Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP e Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP sob a orientação da Profa. Dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda. Atualmente é pesquisadora do GEPI, dedicando-se a investigar as questões que envolvem os processos de Formação de Professores e a constituição do Currículo. Tem experiência na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, na Gestão de Escolas de Educação Básica e como docente do Ensino Superior. É autora das obras: “Currículo e diversidade cultural”, “Gestão da Sala de Aula” e “Práticas Pedagógicas”, pela Universidade de Taubaté.


 

Elenice Giosa

Doutora pelo Instituto de Psicologia e Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisa com ênfase no ensino-aprendizagem de Inglês por meio do mito do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda: uma Educação de Sensibilidade. Mestre em Linguística Aplicada ao ensino de línguas pela PUC-SP. Membro do GEPI - Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra. Ivani Fazenda  e do INTERESPE –Interdisciplinaridade e Espiritualidade na educação – coordenado pelo Prof.Dr. Ruy do Espírito Santo.


 

Beatriz Marcos Telles

Mestrado em Administração pela PUC-SP; Pós Graduações em Administração pela FAAP-SP e em Design Instrucional para Ead Virtual pela UNIFEI-MG, Graduada em Licenciatura Matemática pelo Centro Universitário Claretiano-SP e Tecnologia em Processamento de Dados pela UFSCAR-SP, Professora universitária desde 2004 na UNIVÁS-MG; Pesquisadora e orientadora de  projetos de iniciação científica com foco em educação, sustentabilidade e economia solidária.  Pesquisadora em grupos de estudos na PUCSP, sobre interdisciplinaridade (GEPI) e estudos do futuro (NEF). Na UNIVAS integra grupos de pesquisa sobre consumo consciente (GEADIP) e contextos sociais (GEPECS). Possui vasta experiência no ambiente empresarial.  

 

Arnoldo José de hoyos Guevara

PhD University of California, Berkekey Pos-doc University of Oxford, UK. Coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro NEF/PUCSP ( www.nef.org.br) que representa no Brasil o Projeto Milênio ( www.millennium-project.org ); e é responsável dos ICIM no Brasil (www.pucsp.br/icim). O NEF tem publicado uma serie de livros nos últimos anos, o último Educação na Era da Sustentabilidade (GUEVARA, et al, Ed. St. Paul 2011), que pode ser considerado uma continuação, para os tempos atuais, do inicial Da Sociedade do Conhecimento à Sociedade da Consciência ( GUEVARA e DIB, 2008, Ed. Saraiva ).