Capa do livro: AS LIÇÕES DE PINÓQUIO<br>Estou farto de ser sempre um boneco!

AS LIÇÕES DE PINÓQUIO
Estou farto de ser sempre um boneco!

Autores: Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo - Joaquim Machado de Araújo - José Augusto Ribeiro

O conjunto de estudos apresentados visa contribuir, na perspectiva remitologizadora e da hermenêutica simbólica, para que As Aventuras de Pinóquio. História de um Boneco se afirmem como uma espécie de cornucópia do imaginário educacional, não esquecendo as figuras (metáforas, símbolos, mitemas, mitologemas e mitos) que o acompanham. Galáxia de imaginário plasmado no percurso iniciático de Pinóquio, de tipo heroico inscrito no regime noturno do imaginário concebido por Gilbert Durand, que se faz e se consolida através das suas aventuras-provações, nomeadamente pela sua metamorfose em burrinho e a sua devoração por um tubarão.

Impresso
de R$ 53,06 por
R$ 43,38
Digital
de R$ 53,06 por
R$ 37,14

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-524-6
DOI: 10.24824/978858042524.6
Ano de edição: 2012
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 154
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AS LIÇÕES DE PINÓQUIO<br>Estou farto de ser sempre um boneco!

Alberto Filipe Ribeiro De Abreu Araújo

 

Obteve o seu Doutoramento em Educação, na área de especialização em Filosofia da Educação, no ano de 1994. É Professor Catedrático do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga-Portugal). Tem participado com regularidade em inúmeras atividades académico-científicas em França, Roménia e, muito especialmente, no Brasil. Os seus domínios privilegiados de investigação são os seguintes: Filosofia do Imaginário Educacional, Filosofia da Educação e História das Ideias Pedagógicas.

Autor de artigos em revistas nacionais e estrangeiras, organizador de colóquios internacionais no âmbito dos Estudos do Imaginário. Das suas publicações, destacam-se, entre outras: Variações sobre o Imaginário (2003 – Portugal – Co-org. e autor); Educação e Imaginário. Da Criança Mítica às Imagens da Infância (2004 – Portugal - autor); Figuras do Imaginário Educacional (2004 – Portugal - coautoria); Educação e Imaginário (2006 – Brasil - coautoria); Utopia, Cidade e Educação (2007 – Portugal -coautoria); Imaginário Educacional (2009 – Brasil – coautoria); Gilbert Durand: imaginário e educação (2011 – Brasil coautoria) e Variations sur l’imaginaire. L’épistémologie ouverte de Gilbert Durand. Orientations et innovations (Co-org.e autor) Contacto institucional: Universidade do Minho, Instituto de Educação, Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga - Portugal

Joaquim Machado de Araújo

É Professor Auxiliar convidado da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa (Porto – Portugal) e investigador do Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga - Portugal).

Interessa-se por temáticas no âmbito da pedagogia e do imaginário educacional,  da organização pedagógica e curricular da escola, da formação e supervisão de professores, da utopia e das políticas educativas. Nas temáticas referidas, possui um conjunto vasto de publicações em Portugal e no estrangeiro, particularmente no Brasil. Contacto institucional: Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia, Campus Foz, Rua Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto - Portugal.

José Augusto Ribeiro

 Professor de Filosofia do Ensino Secundário. É Mestre em Educação pela Universidade do Minho, doutorando em Filosofia da Educação pela mesma universidade e investigador colaborador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga – Portugal). As suas áreas de investigação principais são as seguintes: Filosofia do Imaginário Educacional e Filosofia da Educação. Tem-se dedicado ao estudo da presença do imaginário na pós-modernidade educativa.Contacto particular: Rua Nossa Senhora das Graças, 36 - 4700-281 Braga - Portugal